Aglets ERP >> Integração WMS/C5 >> Operador logístico >> Inclui romaneio
Perfil de usuário: usuário que lida com faturamento
- Introdução
Essa documentação visa esclarecer e expor as mudanças referente à tela de incluir romaneios, especificamente quanto aos dados que são tratados e apresentados nela.
- Motivações
Descreve-se abaixo o modo em que essa parte do sistema funcionava antes, sendo que alguns pontos se tornaram motivações para as devidas alterações realizadas.
Anteriormente, um romaneio era gerado com todos os pedidos faturados da devida transportadora selecionada, mas no sistema faltavam recursos visuais que deixassem claro para o cliente o status de cada pedido. Por isso, a criticidade nessa parte do sistema é quanto à visualização de pedidos que estão sendo transportados.
- Chances de erro maiores.
- Ocupação do tempo dos usuários possui ALTA variação (pode-se gastar ora 5 ora 30 minutos para realizar a conferência pois as páginas de pedidos podem variar de 1 folha até 20 folhas dependendo da transportadora e do intervalo de datas, implicando no tempo gasto.).
Ainda, é válido citar a mudança do filtro transportadora. O objetivo final de um romaneio é agrupar todas as notas fiscais de um DETERMINADO SETOR(REGIÃO), logo não faz sentido os romaneios serem filtrados por “TRANSPORTADORA”, já que só uma transportadora pode atender a diferentes setores.
Principais alterações
Nessa perspectiva, lista-se as alterações:
- Alteração da origem dos dados dos pedidos, de modo que agora o sistema fornece todos os pedidos, separado por faturado, não faturado e ambos.
- Ao consultar os pedidos de uma determinada transportadora exibirá, além dos pedidos faturados, os pedidos não faturados e/ou ambos.
- Alteração no nome do campo “TRANSPORTADORA” que agora busca os “SETORES”.
Antes
Depois
- Além disso, implementou-se a coluna que exibe o status do pedido, a fim de compreender o motivo pelo qual não foi ainda faturado e/ou não será:
- Ainda, a seleção de um check box de um pedido não faturado não será permitida e aparecerá, no lugar do box, um “i” que terá um aviso indicando que a seleção para gerar um romaneio não pode ser realizada pois o pedido não foi faturado.
Benefícios para o usuário
Com o fato de que anteriormente os usuários de faturamento não tinham acesso ao filtro de pedidos não faturados e faturados, isso implicava na conferência manual visto que na tela de romaneio havia TODOS os pedidos (por consequência, de todos os status), mas somente os com nota fiscal são mandados para transporte. Dessa forma, foi trazido para esse processo uma otimização de tempo e eficácia no processo, pois não será mais necessário conferir pedido faturado de pedido não faturado, de modo que, por consequência da automação do processo, economize tempo e minimize as chances de haver incompatibilidades com os pedidos.
Além disso, a troca dos filtros TRANSPORTADORA para SETOR garante o cumprimento do objetivo do romaneio de unir as notas fiscais de uma região específica, trazendo coerência para o processo.
Conclusão
Assim, conclui-se que a mudança terá um impacto positivo nos resultados do cliente e no dia a dia dos usuários ao excluir o processo manual de seleção de pedidos para um romaneio e o filtro correto de setor para geração de romaneios.