Nível de usuário: usuário que lida com geração e/ou separação de carga.
Aglets ERP >> Integração WMS/C5 >> Exportação >> Geração e exportação de carga para TOTVS/C5.
Introdução
Essa documentação visa esclarecer as mudanças e melhorias quanto ao sistema de geração de cargas. A priori, a motivação dessa mudança seria o desconhecimento de quais pedidos foram e quais não foram enviados para geração de carga devido a um bug ou queda de conexão de rede.
Motivações
Descreve-se abaixo o modo em que essa parte do sistema funcionava antes, sendo esses os pontos que tornaram motivações para as devidas alterações realizadas.
- Quando ocorria um bug durante o preenchimento dos dados da carga nas tabelas do banco de dados (de forma interna) o rollback voltava o status do pedido para 001 (liberado), mas caso ele também falhasse ela era gerada como estava antes desse bug, ou seja, alguns dados ficavam incompletos e, consequentemente, posteriormente a carga seria gerada de forma inconsistente.
- Ademais, durante a geração de carga tem exibido na tela uma barra de carregamento, caso essa barra carregasse até o final estava tudo certo com a geração de carga. Entretanto, se ela parasse em um determinado ponto e a tela travasse isso era a indicação de um erro no processo, porém não havia nenhuma solução para essa situação, tornando-se um problema para o usuário que estava desprovido de recurso.
- Ainda, no momento de geração do arquivo EXP para enviar para C5/TOTVS caso ocorresse um bug o usuário não era avisado e o envio não era feito, causando incoerências.
- Por último, na finalização e durante todo o processo o usuário ficava a mercê do sistema, sem saber se estava tudo correto ou não, fazendo-se necessário um aviso sobre o andamento das operações.
Principais mudanças
Sendo assim, pensando nos apontamentos acima foram realizadas algumas alterações, que são destacadas abaixo:
- A princípio não foi realizada nenhuma alteração, mas foi feito o agrupamento da primeira validação (quanto ao preenchimento das tabelas no banco de dados) e da segunda (erro durante a geração de carga) referentes ao 1º e 2º apontamento do tópico acima, garantindo o pleno funcionamento das duas.
- A primeira alteração foi referente a perca de conexão no momento da geração de uma carga, o que ocasionava no processamento de apenas alguns pedidos, deixando outros para trás (carga incompleta).
-> Assim, foi ativado o botão do flag que será responsável por reconstruir TODO o processo quando ocorrer o erro citado, trazendo todos os pedidos de novo para o status de liberado (001) e deixando o caminho livre para que o usuário possa refazer a geração de carga do início
-> Além disso, na tela do usuário surge vários avisos indicando que o erro aconteceu, de modo que a partir daí o usuário já estará ciente que deve ativar o flag antes de tentar gerar outra carga.
-> Ainda, caso o usuário não ative o flag e tente ir diretamente gerar outra carga da mesma data só irá pegar os pedidos que não foram processados, ou seja, que não teve seu status alterado para 005(em separação).
-> Por fim, irá surgir um aviso na tela do usuário que tudo está correto.
( BOTÃO DO FLAG )
- Se ocorrer um imprevisto no momento da transferência do arquivo da carga para o sistema da C5, irá surgir um aviso na tela do usuário de que ele precisa fazer esse envio de forma manual, através do gerenciador de arquivos.
-> Não foi possível simular esse erro pois na maioria das vezes será um bug na plataforma da C5, independendo do sistema Aglets. Entretanto, segue abaixo o passo a passo de como fazer o envio manual:
A) Selecione os pedidos que deseja transferir o arquivo no grid da carga:
B) Clique no ícone que realiza as transferências manuais:
E, logo em seguida, visualize essa tela:
C) Selecione a carga:
D) Selecione um conjunto de pedidos:
E) Selecione um pedido desse conjunto:
F) Selecione todos os arquivos para fazer o envio completo para a C5:
G) Clique em enviar:
- Para concluir, surgirá um aviso na tela do usuário para indicar se tudo ocorreu de forma correta, ou se não ocorreu também.
Benefícios para o usuário
Visto que esse recurso não havia sido implementado anteriormente, pode-se destacar que o usuário será beneficiado pois a geração de carga agora acontece de forma eficiente e completa. Após as alterações realizadas os riscos de pedidos com status incoerentes, de processamento de carga incompleto, de perca de dados e de desinformação por parte do usuário foram reduzidos. Ainda, é válido citar a ausência de preocupação exacerbada por parte do usuário em ir atrás de possíveis erros e/ou pedidos incompletos quando um problema de conexão e/ou manuseio ocorre, pois agora eles têm um recurso para lidar com esses pontos.
- Conclusão
Assim, conclui-se que a mudança terá um impacto positivo nos resultados do cliente e no dia a dia dos usuários ao diminuir as chances de erros no processamento de cargas, trazendo eficiência e agilidade para o meio laboral envolvido.