O cadastro de RCA’s é destinado à criação do responsável pela negociação com o cliente. O cadastro é utilizado para controlar as ações dentro do sistema e também para destinar as comissões das vendas realizadas.
Os RCA’s são vinculados ao cadastro de clientes, criando assim a cartela de clientes dos RCA’s para criação de pedidos.
Onde é utilizado:
Nas rotinas de vendas.
Realizando o cadastro:
Para cadastrar RCA:
1. Acesse: Cadastros > RCA > Manutenção de RCA;
2. Clique em Novo, preencha os campos conforme orientação a seguir e salve:
TIPO:
Escolha entre pessoa física ou pessoa jurídica.
CPF / CNPJ:
Informe o CPF ou CNPJ do RCA. O campo possui uma função que retorna os dados do Sefaz. Para utilizar essa função é só clicar na lupa depois de informar o CNPJ que o sistema faz essa busca no Sefaz.
ENQUADRAMENTO TRIBUTÁRIO:
Escolha entre MEI, Simples ou Lucro Presumido.
RAZÃO:
Informe o nome ou a razão social do RCA.
INSCRIÇÃO ESTADUAL:
Caso o RCA possuir CNPJ, o sistema vai disponibilizar o campo de inscrição estadual.
CEP:
Informe o CEP. O sistema possui uma busca de CEPs, assim os demais campos do endereço serão carregados automaticamente após clicar em TAB.
ENDEREÇO:
Normalmente, o endereço é carregado após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
NÚMERO:
Preencha com o número.
COMPLEMENTO:
Informe o complemento do endereço, se existir.
BAIRRO:
Normalmente, o bairro será carregado após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
UF:
A sigla do estado será carregada após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
MUNICÍPIO:
A cidade será carregada após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
PAÍS:
O país será carregado após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
DDD:
Informe o DDD do telefone e do celular.
FONE/FAX:
Informe o telefone/fax. O campo possui uma máscara de 8 dígitos.
CELULAR:
Informe o celular. O campo possui uma máscara de 9 dígitos.
RESPONSÁVEL:
Nome do RCA.
ANIVERSÁRIO:
Informe o aniversário do RCA.
REGISTRO:
Preencha o registro do RCA.
CORE:
Informe qual o core do RCA. O core é responsável por regularizar a atividade de representação comercial, dentro de cada estado.
FANTASIA:
Preencha o nome fantasia do RCA.
CARGO:
Escolha entre CLT – operador call, Comissão 0%, RCA normal, Supervisor.
COORDENADOR:
Informe qual o coordenador do RCA.
MARCAS:
Informe quais marcas o RCA terá permissão para vender.
E-MAIL:
Informe o e-mail de contato do RCA.
OBSERVAÇÃO:
Campo de texto destinado ao preenchimento de observações.
USUÁRIO:
Informe qual será o usuário de acesso do RCA.
SENHA:
Informe qual será senha.
ACESSO ÀS EMPRESAS:
Informe em qual empresas o RCA terá acesso para fazer vendas.
USUÁRIO ATIVO:
Informe se o usuário está ativo para fazer login no sistema.
Editando o cadastro:
Para editar RCA:
1. Acesse: Cadastros > RCA > Manutenção de RCA;
2. Busque um RCA e clique em Consultar.
3. Depois de consultar, clique em editar, altere o campo desejado e salve.
Inativando o cadastro:
Para inativar o RCA:
1. Acesse: Cadastros > RCA > Manutenção de RCA;
2. Busque um RCA e clique em Consultar.
3. Depois de consultar, clique em editar.
4. Agora, clique em inativar RCA e salve.
Associando clientes e RCAs:
Para associar clientes e RCAs:
1. Acesse: Portal de vendas > Cadastro > Clientes versus RCA;
2. Busque um cliente e clique em Buscar.
3. Depois de buscar pelo cliente, selecione os RCAs. O sistema permite alterar todos de uma só vez, para utilizar esse recurso basta filtrar todos os clientes e informar qual RCA você deseja inserir ou até mesmo alterar.