O que é Entrada de Nota Fiscal Manual?
Dar entrada em uma nota de forma manual é uma rotina de processamento feito para pedidos de ordem de compra que necessitam que configurações da nota sejam definidas antes de confirmar a emissão.
Entrada de Nota Fiscal Manual é uma tela de processamento do ERP da Aglets Soluções, na qual notas de compra com origem em ordens de compra são configuradas e emitidas, definindo desde detalhes de identificação até detalhes financeiros. Essa tela pode ser acessada por qualquer usuário, mas ela possui restrições de acesso a algumas funcionalidades para alguns utilizadores.
Para acessar essa tela, digite no campo de busca no canto superior esquerdo da tela Movimentação sem XML ou Entrada de Nota Fiscal com XML e realize o processamento de alguma nota de ordem de compra para ser redirecionado para a tela Entrada de Nota Fiscal Manual.
Abas de Entrada de Nota Fiscal Manual
No topo da tela é possível visualizar uma seção com o número da OC e o nome da empresa, além de botões de operação.
- Voltar: Esse botão irá redirecionar o usuário para a tela anterior, saindo da tela de Entrada de Nota Fiscal e descartando a entrada que estava sendo realizada.
- Cadeado de acesso: Nesse botão é aberto um pop-up para preencher o usuário e a senha para ser liberado o acesso de determinados usuários para algumas funções especiais.
Dentre essas ações especiais, estão o acesso à seção ST Complementar e à caixa de seleção de Atualizar Custo Ficha .
- Confirmar entrada: Refere-se à série a qual a nota deve pertencer.
Aba Cabeçalho
Ao acessar a tela de Entrada de Nota Fiscal Manual , é possível visualizar os campos que devem ser preenchidos para prosseguir com a emissão da nota logo na aba Cabeçalho , referente aos dados de identificação da nota fiscal, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*).
- Valor Total: Campo referente ao valor total selecionado para ser emitido. Não pode ser editado, pois o preço já está previamente calculado e será exibido após selecionar os produtos para emissão.
- Quantidade Total: Campo referente à quantidade selecionada para ser emitida. Não pode ser editado, pois a quantidade já está previamente definida e será exibida após selecionar os produtos para emissão.
- Série: Refere-se à série a qual a nota deve pertencer.
- Número da NFe: Número de emissão da nota fiscal.
- Chave da NFe: Código único com 44 dígitos para identificação da nota fiscal.
Atenção: A chave da nota fiscal eletrônica possui um formato específico que garante a sua exclusividade, isto é, certifique-se de que ela segue o padrão definido pelos órgãos responsáveis para evitar preenchimentos indevidos.
- Data de Emissão, Hora de Emissão: Data e hora em que a nota é emitida.
- Data de Entrada, Hora de Entrada: Data e hora em que foi feita a entrada dessa nota.
- Data de Saída, Hora de Saída: Data e hora em que foi feita a saída dessa nota.
Aba Fornecedor
Após a inserção dos dados na primeira, haverá a segunda aba Fornecedor , que terá os campos de endereço. Todos os campos são automaticamente preenchidos com os valores já cadastrados no fornecedor comprador, sendo todos obrigatórios.
Aba Transportadora
Na aba Transportadora , ficam os campos relacionados ao transporte da mercadoria adquirida, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*).
- Transportadora: Nesse campo é definida a empresa que será responsável pelo transporte.
- Modelo Frete: Nesse campo é definido o responsável pela contratação do serviço de transporte.
- Volume: Volume da mercadoria adquirida, calculada pela quantidade de embalagens em paletes.
- Peso Bruto, Peso Líquido: Campos referentes ao peso do produto que pode variar entre bruto ou líquido ou até mesmo, as duas medidas.
Aba Financeiro
Na aba Financeiro , são inseridos os dados voltados para ficam os campos relacionados ao transporte da mercadoria adquirida, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*). Existem duas seções que podem ser preenchidas: OC e ST Complementar .
OC (Ordem de Compra)
Nessa seção, os dados de financeiro são baseados nos dados utilizados no cadastro da ordem de compra a ter entrada realizada, como o CGO, Natureza, Plano de Contas e Centro de Custo.
- Espécie: Classificação da forma de pagamento daquela operação.
- Natureza: Campo de seleção para a Natureza do financeiro da operação.
- Centro de Custo: Campo de seleção para o Centro de Custo ao qual se referirá a operação.
- O botão irá abrir um modal relacionado às configurações de rateio.
- Plano de Contas: Campo de seleção para o Plano de Contas onde será registrado aquele evento financeiro.
- Forma de Pagamento: Meio utilizado para efetivar o pagamento daquela operação financeira.
- Condição de Pagamento: Indica o prazo para a realização do pagamento e as parcelas.
- Observação: Informações adicionais sobre a movimentação.
Também existem as informações resumidas da operação financeira referente à nota a ser emitida.
ST Complementar
Essa seção fica disponível quando é liberado o acesso especial de usuário, clicando no botão e fornecendo usuário e senha de acesso. Sua função é gerar títulos de ST a partir do valor principal do título.
Os campos de preenchimento se igualam aos da seção OC, exceto pela adição de mais dois.
- Número de Parcelas: Número de parcelas que esse complemento de pagamento terá.
- Fornecedor: Fornecedor responsável pelo título.
Aba Impostos
Na aba Impostos , ficam os campos com os dados de valores de impostos que serão coletados daquela compra, sendo preenchidos após a definição da quantidade de produtos que farão entrada na nota. São eles Valor ICMS , Valor FCP , Valor ICMS Desonerado , Valor ICMS ST , Valor FCP ST , Valor IPI , Valor PIS , Valor COFINS , Valor FCP UF Difal , Valor ICMS UF Difal , Valor ICMS UF Remetente Difal e Valor Nota Fiscal . Os cálculos utilizam os impostos definidos para cada produto em Gestão de Famílias/Produtos e a base de cálculo definida para aquele CGO em Cadastro de CGO.
Aba Configurações
Na aba Configurações , um modal básico, para usuários sem acesso, surge para definir configurações adicionais da nota.
- Casas Decimais: Casas decimais que serão definidas para os valores unitários e descontos.
- Filtro de relacionamento dos produtos: Campo utilizado efetivamente na entrada de nota a partir da tela de Entrada de Nota Fiscal Com XML .
Ao liberar o acesso de usuário especial por meio do botão , mais um campo de preenchimento será liberado.
- Atualizar Custo Ficha: Atualizar o custo ficha, isto é, o custo de compra do produto, e atualiza a tabela de último custo bruto.
Exibição em Entrada de Nota Fiscal Manual
Na tela inicial é exibida uma tabela com os itens que terão entrada na nota fiscal.
Nessa tabela, são encontrados os dados referentes aos itens selecionados e o número da ordem de compra realizada. Podem ser visualizadas as colunas:
- Informações do pedido: Código do Produto , Descrição , Código de barras , CFOP , Preço Unitário , Desconto , Quantidade Pedida , Quantidade Recebida , Quantidade Faltante , Unidade , NCM , CEST , Frete , Seguro , Outras Despesas , CST e CSOSN .
- Informações de impostos:
- ICMS: Base de Cálculo ICMS , Redução Base de Cálculo ICMS , Alíquota ICMS , Valor Líquido ICMS , ICMS Desonerado Desconto , ICMS Desonerado Desconto , ICMS Desonerado , Base de Cálculo ICMS ST , Redução Base de Cálculo ICMS ST , Valor Líquido ICMS ST , Base de Cálculo ICMS ST Retido , Alíquota ICMS ST Retido , Valor Líquido ICMS ST Retido , Valor ICMS Retido Anteriormente e Valor Líquido ICMS Substituto .
- FCP: Base de Cálculo FCP , Alíquota FCP , Valor Líquido FCP , Base de Cálculo FCP ST , Alíquota FCP ST , Valor Líquido FCP ST , Base de Cálculo FCP Difal , Alíquota FCP Difal e Valor Líquido FCP UF Difal .
- IPI: CST IPI , Base de Cálculo IPI , Alíquota IPI e Valor Líquido IPI .
- PIS/COFINS: CST PIS , Base de Cálculo PIS , Alíquota PIS , Valor Líquido PIS , CST COFINS , Base de Cálculo COFINS , Alíquota COFINS e Valor Líquido COFINS .
- Difal: Base de Cálculo Difal , Alíquota UF Destino Difal , Alíquota ICMS Interestadual Difal , Alíquota Partilha Interestadual Difal , Valor Líquido ICMS UF Difal e Valor Líquido ICMS UF Remetente Difal .
- Outros: Motivo Desoneração , MVA , Pauta , Alíquota ST , ST Destacado , Alíquota ad rem Retido e Quantidade Tributada Retida .
- Informações financeiras: Valor Total .
Na coluna Quantidade Recebida e acima da tabela, ficam os botões para selecionar a quantidade de produtos que passarão pela entrada na nota, os quais o irá adicionar toda a quantidade do produto e o zerar toda a quantidade, sendo possível também digitar no próprio campo a quantidade desejada.
Após o preenchimento da quantidade, os campos que dependem de cálculos baseados na quantidade de produtos serão preenchidos e o botão ficará disponível para concluir a entrada da nota.
Botões padrões da tabela
Botões relativos a operações de tabelas e exibição de itens.
- Gerar Planilha: faz o download de um arquivo de planilha com todos os dados exibidos na tabela.
- Gerar PDF: faz um printscreen da tabela e gera um arquivo PDF para impressão.
- Visualização de Colunas: controla quais colunas serão ocultadas durante a consulta.
- Mostrar Linhas: controla o número de linhas exibidas em cada paginação da tabela.
- Buscar item: encontra algum valor (textual ou numérico) entre os dados de todas as colunas conforme os itens formados os filtros.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!