Entrada de Nota Fiscal Manual

O que é Entrada de Nota Fiscal Manual? 

Dar entrada em uma nota de forma manual é uma rotina de processamento feito para pedidos de ordem de compra que necessitam que configurações da nota sejam definidas antes de confirmar a emissão.

Tela de Entrada de Nota Fiscal Manual

Entrada de Nota Fiscal Manual é uma tela de processamento do ERP da Aglets Soluções, na qual notas de compra com origem em ordens de compra são configuradas e emitidas, definindo desde detalhes de identificação até detalhes financeiros. Essa tela pode ser acessada por qualquer usuário, mas ela possui restrições de acesso a algumas funcionalidades para alguns utilizadores. 

Para acessar essa tela, digite no campo de busca no canto superior esquerdo da tela Movimentação sem XML ou Entrada de Nota Fiscal com XML e realize o processamento de alguma nota de ordem de compra para ser redirecionado para a tela Entrada de Nota Fiscal Manual.


Abas de Entrada de Nota Fiscal Manual 

No topo da tela é possível visualizar uma seção com o número da OC e o nome da empresa, além de botões de operação.

Seção superior na tela Entrada de Nota Fiscal Manual
  • Voltar: Esse botão irá redirecionar o usuário para a tela anterior, saindo da tela de Entrada de Nota Fiscal e descartando a entrada que estava sendo realizada.  
  • Cadeado de acesso: Nesse botão é aberto um pop-up para preencher o usuário e a senha para ser liberado o acesso de determinados usuários para algumas funções especiais.
Pop-up de liberação de acesso para ações especiais de usuário.

Dentre essas ações especiais, estão o acesso à seção ST Complementar e à caixa de seleção de Atualizar Custo Ficha .

  • Confirmar entrada: Refere-se à série a qual a nota deve pertencer.  

Aba Cabeçalho

Aba de Cabeçalho da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Ao acessar a tela de Entrada de Nota Fiscal Manual , é possível visualizar os campos que devem ser preenchidos para prosseguir com a emissão da nota logo na aba Cabeçalho , referente aos dados de identificação da nota fiscal, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*)

  • Valor Total: Campo referente ao valor total selecionado para ser emitido. Não pode ser editado, pois o preço já está previamente calculado e será exibido após selecionar os produtos para emissão.
  • Quantidade Total: Campo referente à quantidade selecionada para ser emitida. Não pode ser editado, pois a quantidade já está previamente definida e será exibida após selecionar os produtos para emissão.  
  • Série: Refere-se à série a qual a nota deve pertencer.  
  • Número da NFe: Número de emissão da nota fiscal.
  • Chave da NFe: Código único com 44 dígitos para identificação da nota fiscal.

Atenção: A chave da nota fiscal eletrônica possui um formato específico que garante a sua exclusividade, isto é, certifique-se de que ela segue o padrão definido pelos órgãos responsáveis para evitar preenchimentos indevidos.

  • Data de Emissão, Hora de Emissão: Data e hora em que a nota é emitida.
  • Data de Entrada, Hora de Entrada: Data e hora em que foi feita a entrada dessa nota.
  • Data de Saída, Hora de Saída: Data e hora em que foi feita a saída dessa nota.

Aba Fornecedor

Aba de Fornecedor da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Após a inserção dos dados na primeira, haverá a segunda aba Fornecedor , que terá os campos de endereço. Todos os campos são automaticamente preenchidos com os valores já cadastrados no fornecedor comprador, sendo todos obrigatórios.


Aba Transportadora

Aba de Transportadora da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Na aba Transportadora , ficam os campos relacionados ao transporte da mercadoria adquirida, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*)

  • Transportadora: Nesse campo é definida a empresa que será responsável pelo transporte.
  • Modelo Frete: Nesse campo é definido o responsável pela contratação do serviço de transporte.
  • Volume: Volume da mercadoria adquirida, calculada pela quantidade de embalagens em paletes.  
  • Peso Bruto, Peso Líquido: Campos referentes ao peso do produto que pode variar entre bruto ou líquido ou até mesmo, as duas medidas.

Aba Financeiro

Aba de Financeiro da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Na aba Financeiro , são inseridos os dados voltados para ficam os campos relacionados ao transporte da mercadoria adquirida, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*). Existem duas seções que podem ser preenchidas: OC e ST Complementar .

OC (Ordem de Compra)

Nessa seção, os dados de financeiro são baseados nos dados utilizados no cadastro da ordem de compra a ter entrada realizada, como o CGO, Natureza, Plano de Contas e Centro de Custo.

  • Espécie: Classificação da forma de pagamento daquela operação.
  • Natureza: Campo de seleção para a Natureza do financeiro da operação.
  • Centro de Custo: Campo de seleção para o Centro de Custo ao qual se referirá a operação.
    • O botão irá abrir um modal relacionado às configurações de rateio.
  • Plano de Contas: Campo de seleção para o Plano de Contas onde será registrado aquele evento financeiro.
  • Forma de Pagamento: Meio utilizado para efetivar o pagamento daquela operação financeira.
  • Condição de Pagamento: Indica o prazo para a realização do pagamento e as parcelas.
  • Observação: Informações adicionais sobre a movimentação.

Também existem as informações resumidas da operação financeira referente à nota a ser emitida.

Informações resumidas da operação financeira

ST Complementar

Essa seção fica disponível quando é liberado o acesso especial de usuário, clicando no botão e fornecendo usuário e senha de acesso. Sua função é gerar títulos de ST a partir do valor principal do título.

Seção ST Complementar da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Os campos de preenchimento se igualam aos da seção OC, exceto pela adição de mais dois.

  • Número de Parcelas: Número de parcelas que esse complemento de pagamento terá.
  • Fornecedor: Fornecedor responsável pelo título.


Aba Impostos

Aba de Impostos da tela Entrada de Nota Fiscal Manual

Na aba Impostos , ficam os campos com os dados de valores de impostos que serão coletados daquela compra, sendo preenchidos após a definição da quantidade de produtos que farão entrada na nota. São eles Valor ICMS , Valor FCP , Valor ICMS Desonerado , Valor ICMS ST , Valor FCP ST , Valor IPI , Valor PIS , Valor COFINS , Valor FCP UF Difal , Valor ICMS UF Difal , Valor ICMS UF Remetente Difal e Valor Nota Fiscal . Os cálculos utilizam os impostos definidos para cada produto em Gestão de Famílias/Produtos e a base de cálculo definida para aquele CGO em Cadastro de CGO.


Aba Configurações

Pop-up da aba de Configurações na tela Entrada de Nota Fiscal Manual para usuários sem acesso especial
Pop-up da aba de Configurações na tela Entrada de Nota Fiscal Manual para usuários com acesso especial

Na aba Configurações , um modal básico, para usuários sem acesso, surge para definir configurações adicionais da nota.

  • Casas Decimais: Casas decimais que serão definidas para os valores unitários e descontos.
  • Filtro de relacionamento dos produtos: Campo utilizado efetivamente na entrada de nota a partir da tela de Entrada de Nota Fiscal Com XML .

Ao liberar o acesso de usuário especial por meio do botão , mais um campo de preenchimento será liberado.

  • Atualizar Custo Ficha: Atualizar o custo ficha, isto é, o custo de compra do produto, e atualiza a tabela de último custo bruto.

Exibição em Entrada de Nota Fiscal Manual

Na tela inicial é exibida uma tabela com os itens que terão entrada na nota fiscal.

Tabela em Entrada de Nota Fiscal exibindo os produtos associadas à ordem de compra

Nessa tabela, são encontrados os dados referentes aos itens selecionados e o número da ordem de compra realizada. Podem ser visualizadas as colunas:

  • Informações do pedido: Código do Produto , Descrição , Código de barras , CFOP , Preço Unitário , Desconto , Quantidade Pedida , Quantidade Recebida , Quantidade Faltante , Unidade , NCM , CEST , Frete , Seguro , Outras Despesas , CST e CSOSN .

  • Informações de impostos:
    • ICMS: Base de Cálculo ICMS , Redução Base de Cálculo ICMS , Alíquota ICMS , Valor Líquido ICMS , ICMS Desonerado Desconto , ICMS Desonerado Desconto , ICMS Desonerado , Base de Cálculo ICMS ST , Redução Base de Cálculo ICMS ST , Valor Líquido ICMS ST , Base de Cálculo ICMS ST Retido , Alíquota ICMS ST Retido , Valor Líquido ICMS ST Retido , Valor ICMS Retido Anteriormente e Valor Líquido ICMS Substituto .
    • FCP: Base de Cálculo FCP , Alíquota FCP , Valor Líquido FCP , Base de Cálculo FCP ST , Alíquota FCP ST , Valor Líquido FCP ST , Base de Cálculo FCP Difal , Alíquota FCP Difal e Valor Líquido FCP UF Difal .
    • IPI: CST IPI , Base de Cálculo IPI , Alíquota IPI e Valor Líquido IPI .
    • PIS/COFINS: CST PIS , Base de Cálculo PIS , Alíquota PIS , Valor Líquido PIS , CST COFINS , Base de Cálculo COFINS , Alíquota COFINS e Valor Líquido COFINS .
    • Difal: Base de Cálculo Difal , Alíquota UF Destino Difal , Alíquota ICMS Interestadual Difal , Alíquota Partilha Interestadual Difal , Valor Líquido ICMS UF Difal e Valor Líquido ICMS UF Remetente Difal .
    • Outros: Motivo Desoneração , MVA , Pauta , Alíquota ST , ST Destacado , Alíquota ad rem Retido e Quantidade Tributada Retida .

  • Informações financeiras: Valor Total .

Na coluna Quantidade Recebida e acima da tabela, ficam os botões para selecionar a quantidade de produtos que passarão pela entrada na nota, os quais o irá adicionar toda a quantidade do produto e o zerar toda a quantidade, sendo possível também digitar no próprio campo a quantidade desejada.

Botões de definição da quantidade de produtos que estarão na nota.

Após o preenchimento da quantidade, os campos que dependem de cálculos baseados na quantidade de produtos serão preenchidos e o botão ficará disponível para concluir a entrada da nota.

 Botões padrões da tabela

Botões relativos a operações de tabelas e exibição de itens.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png
Botões padrões de tabelas
  • Gerar Planilha: faz o download de um arquivo de planilha com todos os dados exibidos na tabela. 

  • Gerar PDF: faz um printscreen da tabela e gera um arquivo PDF para impressão. 

  • Visualização de Colunas: controla quais colunas serão ocultadas durante a consulta. 

  • Mostrar Linhas: controla o número de linhas exibidas em cada paginação da tabela.  

  • Buscar item: encontra algum valor (textual ou numérico) entre os dados de todas as colunas conforme os itens formados os filtros. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte! 

Este Conteúdo foi Útil? Avalie acima