Visão geral da tela Gestão de verbas

A tela Gestão de Verbas é utilizada para gerenciar as verbas e realizar lançamentos de valores recebidos por fornecedores para utilização em descontos de produtos. Através dessa tela, é possível criar verbas a partir dos valores recebidos, monitorar os títulos criados para o recebimento dessas verbas, além de gerenciar os itens das verbas e os descontos aplicados nos produtos de cada verba.

Visão geral da tela Gestão de verbas

COMO ACESSAR A TELA GESTÃO DE VERBAS

No sistema da Aglets ERP, acesse Gestão comercial > Campanha > Gestão de verbas, ou digite Gestão de verbas na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR AS VERBAS NA TELA GESTÃO DE VERBAS

Ao acessar a tela de Gestão de Verbas, é possível consultar as verbas existentes utilizando o filtro disponível, que conta com sete campos diferentes para auxiliar os usuários nas consultas. Nenhum desses campos é obrigatório, e alguns oferecem opções de escolha múltipla. Os campos do filtro são:

  • Origem: Selecione as empresas pelas quais deseja filtrar.
  • Marca: Selecione as marcas dos produtos aos quais a verba foi aplicada.
  • Data de início: Selecione a data de início das verbas que deseja filtrar.
  • Data de fim: Selecione a data de fim das verbas que deseja filtrar.
  • Valor da verba: Selecione o valor das verbas que deseja filtrar.
  • Status: Selecione a situação das verbas que deseja filtrar, podendo ser Ativo ou Inativo.
  • Usa saldo anterior: Selecione se as verbas que deseja filtrar utilizam o saldo anterior de outra verba já cadastrada de uma mesma marca com as opções Sim ou Não.

Todos os campos presentes no filtro da tela Gestão de verbas

Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Gestão de verbas

  • 10 Linhas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na tabela de consulta dos títulos. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas.
  • Consultar: Ao clicar neste botão, a ação de consulta é realizada sobre a tabela da página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos.

Após realizar a consulta, a tela irá retornar os valores encontrados. A tabela retornada contém as seguintes informações:

Tabela de retorno da consulta na tela Gestão de verbas

Após realizar a consulta, a tela irá retornar os valores encontrados de acordo com os filtros aplicados. A tabela retornada contém as seguintes informações:

  1. Ações: Contém os botões de ações que podem ser realizadas naquela verba.
  2. Origem: Contém a informação da empresa atribuída à verba.
  3. Marca: Contém a informação da marca aplicada à verba.
  4. Data de início: Contém a informação da data de início em que a verba começou a ser aplicada.
  5. Data de fim: Contém a informação da data de fim em que a verba parou de ser aplicada.
  6. Valor da verba: Contém a informação do valor original da verba definido na sua criação.
  7. Valor não rebaixa: Contém a informação de quanto do valor da verba foi definido para utilização em outras finalidades.
  8. Valor usado: Contém a informação de quanto da verba já foi usado para desconto em produtos.
  9. Valor residual: Contém a informação do valor atual da verba, ou seja, o valor da verba que ainda pode ser utilizada.
  10. Provisão de verbas: Contém a previsão da quantidade de verba necessária para os produtos atribuídos a ela, baseado na quantidade desses produtos em estoque.
  11. Usa saldo anterior: Contém a informação se a verba usa o saldo anterior de outra verba ou não.

COMO CRIAR UMA VERBA NA TELA GESTÃO DE VERBAS

Para realizar um novo lançamento de verba na tela Gestão de verbas, clique em Novo no topo da página. Em seguida, será exibido o seguinte pop-up:

Pop-up de criação de verba

Após clicar em Novo, preencha as seguintes informações na aba Dados da verba:

  • Origem: Preencha as empresas as quais a verba será atribuída.

Atenção: Uma verba pode ser atribuída a mais de uma empresa, porém elas precisam compartilhar os mesmos modelos de centro de custo, natureza e plano de contas.

  • Marca: Preencha a marca a qual a verba será atribuída.

Atenção: Uma verba só pode ser atribuída a uma única marca.

  • Data início: Preencha a data inicial a partir da qual a verba começará a ser aplicada nos itens.
  • Data fim: Preencha a data final até a qual a verba será aplicada nos itens.

Atenção: Não é possível ter duas verbas para uma mesma marca em um mesmo período.

  • Valor da verba: Preencha com o valor inicial da verba.
  • Percentual da verba para não rebaixa: Preencha com a porcentagem do valor da verba que não será utilizada para desconto em produtos.
  • Usa saldo anterior: Marque o checkbox se deseja que essa nova verba use o saldo anterior de outra verba da mesma marca.

Atenção: A opção Usa saldo anterior só aparece para marcas que já estejam atribuídas a verbas existentes no sistema.

Se desejado, o usuário pode acessar a aba Dados do Título. Essa aba permite que o usuário crie um título “A receber” para o recebimento da verba juntamente com o lançamento da verba.

Atenção: Só é possível acessar a aba Dados do título e criar um novo título caso o campo Valor da verba seja maior que zero.

Para realizar um lançamento de título na tela Gestão de títulos para o recebimento da verba, após preencher as informações da verba a aba Dados da verba, clique na aba Dados do Título.

Pop-up de criação de verba

Após isso, preencha as seguintes informações na aba Dados do título:

  • Origem: Preencha com a empresa à qual o título será atribuído.

Atenção: Esse campo respeita as empresas informadas no campo Origem da aba Dados da verba. Caso mais de uma empresa tenha sido selecionada, este campo só poderá ser preenchido com uma das empresas dentre as selecionadas.

  • Fornecedor: Preencha com o fornecedor da verba relacionado à marca atribuída à verba.
  • Espécie: Preencha com a espécie que o título criado para o recebimento dessa verba terá.

Atenção: Este campo só pode ser preenchido com espécies “A receber”.

  • Forma de pagamento: Preencha com a forma de pagamento do título.
  • Plano de contas: Preencha com o plano de contas que será atribuído a este título.
  • Natureza: Preencha com a natureza que será atribuída a este título.
  • Centro de custo: Preencha com o centro de custo que será atribuído a este título. Ao clicar no símbolo exibido ao lado do campo, o usuário será redirecionado para o Rateio por Centro de Custo, onde poderá ratear o valor do título para mais de um centro de custo.

Atenção: Os campos Plano de Contas, Natureza e Centro de Custo possuem sua obrigatoriedade baseada nos parâmetros Usa Plano de Contas, Usa Natureza e Usa Centro de Custo definidos na tela Parâmetros Gerais.

  • Data de vencimento: Preencha com a data de vencimento que o título terá.
  • Observação: Preencha com alguma observação sobre a verba. Este campo não é obrigatório.

O campo Valor da Verba é bloqueado para edição pelos usuários, pois, como este título é criado para o recebimento da verba, ele é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor da verba atribuída na aba Dados da Verba.

Após preencher as informações sobre a verba e, se desejado, realizar a criação do título para o recebimento da verba, clique em Salvar para confirmar o lançamento da verba e do título.


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