Visão geral da tela Extrato de Contas/Caixa

A tela Extrato de Contas/Caixa no sistema da Aglets ERP oferece ao usuário uma visão detalhada das movimentações bancárias das contas da empresa, funcionando como um espelho do extrato bancário. Nesta tela, é possível visualizar o histórico completo das movimentações financeiras realizadas pelas contas da empresa em um período específico, incluindo informações detalhadas sobre todos os títulos envolvidos nas transações.

Na tela de Extrato de Contas/Caixa, são registradas movimentações relacionadas a quitações feitas manualmente no sistema, bem como retornos da API. As movimentações nas contas integradas com a API retornarão automaticamente os títulos correspondentes para cada transação realizada, funcionando como um espelho do extrato bancário do cliente. Por outro lado, nas contas que utilizam CNAB como método de transmissão, as movimentações bancárias precisam ser registradas manualmente nos títulos do sistema, pois não ocorrem automaticamente para os títulos vinculados a essas contas com CNAB.

Visão geral da tela Extrato de Contas/Caixa

COMO ACESSAR A TELA EXTRATO DE CONTAS/CAIXA

No sistema da Aglets ERP, acesse Financeiro > Operações > Extrato de Contas/Caixa, ou digite “Extrato de Contas/Caixa” na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR AS MOVIMENTAÇÕES NA TELA EXTRATO DE CONTAS/CAIXA

Ao acessar a tela de Extrato de contas/caixa é possível consultar as movimentações de caixa realizadas em um determinado período utilizando o filtro disponível. O filtro possui seis campos:

Todos os campos presentes no filtro da tela Extrato de contas/caixa

  • Origem: Selecione as empresas as quais deseja visualizar o extrato. Inicialmente, este campo vem preenchido com a empresa na qual o usuário esteja acessando o sistema.
  • Conta: Este é um campo obrigatório, portanto, é necessário preenchê-lo para poder visualizar o extrato. Selecione as contas pelas quais deseja visualizar o extrato. Este campo corresponde à empresa selecionada no campo Origem, exibindo apenas as contas pertencentes às empresas selecionadas.

Atenção: Embora uma conta possa pertencer a mais de uma empresa, se o usuário filtrar por apenas uma dessas empresas no campo Origem, serão exibidas apenas as movimentações da conta relacionadas à empresa selecionada. Para visualizar as movimentações da conta em mais de uma empresa, o usuário deve selecionar todas essas empresas no campo Origem.

  • Data de início: Selecione a data a partir da qual deseja visualizar o extrato. Inicialmente, este campo vem preenchido com a data atual no momento em que o usuário acessa o sistema.
  • Data de fim: Selecione a data até a qual deseja filtrar. Inicialmente, este campo vem preenchido com a data atual no momento em que o usuário acessa o sistema.
  • Título: Selecione o número de um título específico pelo qual deseja visualizar as movimentações. Se o título consultado tiver sido quitado em lote, ao consultar pelo número do título, será exibida a quitação em lote em que esse título foi incluído.

Os campos obrigatórios do filtro são marcados com um asterisco vermelho, indicando a sua obrigatoriedade. Os demais campos podem ser preenchidos pelo usuário apenas se desejado. Caso nenhuma opção de um campo não obrigatório seja preenchida, o sistema retornará todas as opções disponíveis para o usuário.

Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Extrato de contas/caixa

  • 10 Linhas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na tabela de consulta dos títulos. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas.
  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos.

Após selecionar os filtros desejados, escolha a quantidade de linhas no campo denominado 10 linhas e clique em Consultar para realizar a consulta. A tela retornará as informações encontradas, exibindo os seguintes dados:

Retorno da consulta na tela Extrato de contas/caixa

  1. Lote: Exibe o número de identificação da movimentação.
  2. Descrição: Exibe a descrição da movimentação, indicando se foi uma quitação de um único título, uma quitação em lote, uma transferência ou um retorno da API.
  3. Conta: Exibe o número da conta em que a movimentação foi realizada.
  4. Data: Exibe a data em que a movimentação ocorreu.
  5. Crédito: Exibe o valor de crédito adicionado à conta na movimentação.
  6. Débito: Exibe o valor de débito abatido da conta na movimentação.
  7. Saldo: Exibe o saldo atual da conta após cada movimentação de crédito ou débito no período filtrado, somando os valores de crédito e subtraindo os valores de débito do saldo atual da conta.
  8. Conciliado: Indica se a movimentação foi conciliada com o extrato bancário ou não. Marcando o checkbox, o usuário reconhece que o valor está de acordo com o extrato bancário. O valor no rodapé da coluna Conciliado é recalculado conforme as movimentações de crédito ou débito são marcadas como conciliadas, somando todos os valores conciliados independentemente de serem créditos ou débitos, mostrando ao usuário o total de valor conciliado.
  9. Ações: Exibe o conjunto de ações que podem ser realizadas na movimentação.

Atenção: Ao realizar uma consulta na tela Extrato de Contas/Caixa, as primeiras linhas exibidas na tabela de retorno sempre mostrarão o saldo inicial das contas filtradas, indicando o saldo com o qual as contas começaram o dia no período selecionado.

No filtro da tela Extrato de Contas/Caixa, estão contidos três recursos muito importantes que realizam ações distintas relacionadas às movimentações financeiras. Cada uma das funções desses recursos será explicada nos próximos tópicos.

Todos os botões presentes no filtro da tela Extrato de contas/caixa


COMO REGISTRAR UMA TRANSFERÊNCIA NA TELA EXTRATO DE CONTAS/CAIXA

Para registrar uma transferência entre duas contas na tela Extrato de Contas/Caixa é necessário utilizar o recurso Transferência. Através dele, é possível salvar no sistema que uma transferência foi efetuada entre duas contas da empresa.

Atenção: É importante ressaltar que esse recurso serve apenas para registro e não possui integração com a API bancária. Após registrar a transferência no sistema da Aglets ERP, o usuário deve realizar a operação entre as contas diretamente no sistema bancário. Esse recurso visa apenas registrar a informação de que houve uma transferência, sendo um espelho do extrato bancário da empresa.

Botão Transferência na tela Extrato de contas/caixa

Ao acessar esse recurso, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar a transferência:

Pop-up de Transferência na tela Extrato de contas/caixa

Nesse pop-up estão presentes sete campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder salvar uma transferência. Os campos são:

  • Data: Preencha com a data em que a movimentação ocorreu.
  • Valor: Preencha com o valor da transferência.
  • Origem de débito: Selecione a empresa que transferirá o valor.
  • Conta de débito: Selecione a conta que transferirá o valor. As opções de contas disponíveis nesse campo são baseadas na empresa selecionada em Origem de débito, ou seja, estarão visíveis apenas as contas atribuídas à empresa selecionada.
  • Origem de crédito: Selecione a empresa que receberá o valor.
  • Conta de crédito: Selecione a conta que receberá o valor. As opções de contas disponíveis neste campo são baseadas na empresa selecionada em Origem de crédito, ou seja, estarão visíveis apenas as contas atribuídas à empresa selecionada.

Atenção: Não é possível que as contas de crédito e de débito sejam iguais. Portanto, caso ambas as contas selecionadas em Conta de débito e Conta de crédito sejam iguais, o sistema bloqueará a realização da transferência. No entanto, as empresas selecionadas em Origem de débito e Origem de crédito podem ser iguais, desde que as contas selecionadas a partir delas não sejam as mesmas.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Salvar para registrar a transferência no sistema.


COMO REALIZAR UMA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA NA TELA EXTRATO DE CONTAS/CAIXA

Para realizar uma conciliação bancária entre as movimentações presentes no extrato do banco e as movimentações presentes no sistema na tela Extrato de Contas/Caixa, é necessário utilizar o recurso Conciliação bancária. Através dele, é possível comparar as informações das movimentações no sistema com as informações do extrato do banco.

A conciliação tem como objetivo alinhar os valores presentes no sistema com os valores do banco, visando igualar o saldo de ambos ao fim do dia. O recurso Conciliação bancária facilita a identificação e a resolução de discrepâncias.

Botão Conciliação bancária na tela Extrato de contas/caixa

Atenção: Existem duas formas de realizar a conciliação bancária, dependendo do parâmetro Método de Conciliação na tela Gestão de Cobradores. Caso o parâmetro Método de Conciliação esteja com a opção Manual selecionada, ao acessar a funcionalidade de Conciliação Bancária, será necessário importar um arquivo TXT do banco para realizar a comparação entre as movimentações do banco e as do sistema. No entanto, caso o parâmetro Método de Conciliação esteja com a opção API selecionada, ao realizar a conciliação bancária com a conta atribuída a esse cobrador, não será possível importar um arquivo pois o sistema abrirá automaticamente uma tabela com as movimentações presentes no extrato bancário e as correspondentes cadastradas no sistema, permitindo que o usuário realize a conciliação diretamente.

Caso o cobrador da conta esteja configurado como Manual, ao acessar a Conciliação bancária, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar a conciliação por importação do arquivo:

Pop-up de Conciliação bancária na tela Extrato de contas/caixa

Nesse pop-up estão presentes quatro campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder realizar a consulta das movimentações e efetuar a conciliação. Os campos são:

  • Conta: Selecione a conta para a qual deseja realizar a conciliação. A partir da opção selecionada nesse campo será possível definir se a conciliação será realizada por arquivo ou por API.
  • Data Início: Preencha a data de início para a consulta das movimentações a serem conciliadas.
  • Data Fim: Preencha a data de fim para a consulta das movimentações a serem conciliadas.
  • Arquivo: Importe o arquivo TXT do banco com as informações correspondentes às opções selecionadas em Conta, Data Início e Data Fim.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Processar para que o sistema leia o arquivo TXT e abra duas tabelas para comparação das informações, uma com as movimentações presentes no sistema e outra com as movimentações do banco.


No entanto, caso o cobrador da conta esteja configurado como API, ao acessar a Conciliação bancária, será exibido o seguinte pop-up para realizar a conciliação:

Pop-up de Conciliação bancária na tela Extrato de contas/caixa

Nesse pop-up estão presentes três campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder realizar a consulta das movimentações e efetuar a conciliação. Os campos são:

  • Conta: Selecione a conta para a qual deseja realizar a conciliação. A partir da opção selecionada nesse campo será possível definir se a conciliação será realizada por arquivo ou por API.
  • Data Início: Preencha a data de início para a consulta das movimentações a serem conciliadas.
  • Data Fim: Preencha a data de fim para a consulta das movimentações a serem conciliadas.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Processar para que o sistema considere as informações selecionadas nos campos obrigatórios e exiba as movimentações de retorno do banco juntamente com as movimentações do sistema, permitindo ao usuário realizar a comparação das informações.

Após clicar em Processar serão exibidas duas tabelas com os seguintes dados:

Retorno da consulta da Conciliação bancária na tela Extrato de contas/caixa

Na tabela que exibe as informações do extrato bancário, temos as seguintes colunas:

  1. Checkbox: Exibe um checkbox para marcar se a movimentação do sistema foi conciliada com a movimentação do extrato ou não. Marcando o checkbox, o usuário reconhece que o valor está de acordo com o extrato bancário. Ao marcar o checkbox, independentemente se será na tabela Extrato do Banco ou na tabela Extrato do Sistema, o checkbox correspondente àquela movimentação será automaticamente marcado também, independentemente se ela foi encontrada no sistema ou não. O objetivo disso é auxiliar o usuário a não se perder tentando encontrar qual movimentação do sistema se refere à movimentação do banco, ou vice-versa.
  2. Data: Exibe a data em que a movimentação ocorreu e ficou registrada no extrato bancário.
  3. Lançamento: Exibe qual foi a movimentação que ocorreu no extrato bancário.
  4. Documento: Exibe o número do documento de identificação da movimentação no extrato bancário.
  5. Crédito (R$): Exibe o valor de crédito da movimentação no extrato bancário. Caso esteja zerada, significa que essa é uma movimentação de débito.
  6. Débito (R$): Exibe o valor de débito da movimentação no extrato bancário. Caso esteja zerada, significa que essa é uma movimentação de crédito.

Na tabela que exibe as informações do sistema, temos as seguintes colunas:

  1. Checkbox: Exibe um checkbox para marcar se a movimentação do sistema foi conciliada com a movimentação do extrato ou não. Marcando o checkbox, o usuário reconhece que o valor está de acordo com o extrato bancário. Ao marcar o checkbox, independentemente se será na tabela Extrato do Banco ou na tabela Extrato do Sistema, o checkbox correspondente àquela movimentação será automaticamente marcado também, independentemente se ela foi encontrada no sistema ou não. O objetivo disso é auxiliar o usuário a não se perder tentando encontrar qual movimentação do sistema se refere à movimentação do banco, ou vice-versa.
  2. Data: Exibe a data em que a movimentação ocorreu e ficou registrada no extrato bancário. Caso essa coluna esteja preenchida com a informação “Não foi encontrada essa movimentação no sistema”, significa que essa movimentação está presente no extrato bancário, porém não foi encontrado um registro correspondente no sistema da Aglets ERP.
  3. Lançamento: Exibe qual foi a movimentação que ocorreu no sistema, informando, por exemplo, o número da conta em que a transferência foi realizada ou o número do título do sistema que sofreu a quitação.
  4. Documento: Exibe o número do documento de identificação da movimentação no sistema.
  5. Crédito (R$): Exibe o valor de crédito da movimentação no sistema. Caso esteja zerada, significa que essa é uma movimentação de crédito.
  6. Débito (R$): Exibe o valor de débito da movimentação no sistema. Caso esteja zerada, significa que essa é uma movimentação de débito.

Como solução para o caso de uma movimentação não ser encontrada no sistema, ao final do pop-up de Conciliação bancária, em azul, será exibida uma mensagem sugerindo uma possível solução: Caso alguma movimentação do banco não seja encontrada no sistema, o usuário deve realizar a baixa manualmente no título correspondente. Se o título não estiver cadastrado no sistema, é necessário realizar o seu cadastro antes de efetuar a baixa manual.

Após finalizar a conciliação e resolver as possíveis discrepâncias entre o extrato bancário e o sistema, o usuário pode fechar o pop-up para encerrar a consulta de conciliação.


COMO REPROCESSAR O RETORNO DO BANCO NA TELA EXTRATO DE CONTAS/CAIXA

Para reprocessar um retorno do banco na tela Extrato de Contas/Caixa, é necessário utilizar o recurso Reprocessar Retorno. Através dele, é possível encontrar movimentações bancárias no extrato bancário e trazê-las para o sistema, caso a API do banco esteja devidamente configurada no sistema.

O reprocessamento de um retorno bancário tem como objetivo verificar os retornos da API de títulos que não foram processados por algum motivo e realizar o reprocessamento desses retornos. Isso permite encontrar as movimentações referentes a esses títulos no extrato bancário e trazê-las para o sistema. Dessa forma, o saldo do sistema é ajustado para coincidir com o saldo do extrato bancário.

Botão Reprocessar retorno na tela Extrato de contas/caixa

Ao acessar esse recurso, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar o reprocessamento:

Pop-up de Reprocessar retorno na tela Extrato de contas/caixa

Atenção: Apesar desse botão ser sempre visível ao acessar a tela Extrato de Contas/Caixa, o seu uso depende do sistema da empresa estar devidamente configurado e integrado com a API bancária utilizada no Aglets ERP. Se necessário, entre em contato com o nosso suporte para o esclarecimento de dúvidas.

Nesse pop-up estão presentes três campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder salvar a operação. Os campos são:

  • Conta: Selecione a conta na qual deseja realizar o reprocessamento.
  • Data Início: Preencha a data de início para realizar o reprocessamento.
  • Data Fim: Preencha a data de fim para realizar o reprocessamento.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Reprocessar para realizar o procedimento.

O reprocessamento das movimentações bancárias pode nem sempre ser concluído com sucesso e a utilização dessa funcionalidade pode resultar em diferentes tipos de status para o procedimento. Dependendo do status, a forma de prosseguir com o processo pode variar.

Para obter mais informações sobre as situações que um reprocessamento pode ter, clique aqui.

No sistema Aglets ERP, um reprocessamento pode possuir cinco tipos diferentes de status:

  • Se a mensagem retornada após o procedimento conter um trecho com a mensagem presente na imagem abaixo, significa que a conta e o período selecionado para realizar o reprocessamento não tiveram títulos encontrados no extrato bancário. Logo, não existem movimentações bancárias no banco para a conta e o período selecionado.

Nesse caso, o usuário pode consultar manualmente no banco se realmente existem movimentações. Se houver, ele pode tentar realizar o reprocessamento novamente na conta e no período selecionado. Se a movimentação ainda assim não for encontrada, mesmo estando no banco, é necessário entrar em contato com o suporte da empresa para análise da situação.

  • Se a mensagem retornada após o procedimento conter um trecho com a mensagem presente na imagem abaixo, significa que a conta e o período selecionados para realizar o reprocessamento encontraram títulos e conseguiram retornar todos.

Nesse caso, o usuário consegue visualizar a quantidade de títulos que foram encontrados e reprocessados. Assim, ele pode retornar para a consulta das movimentações ainda na tela Extrato de Contas/Caixa e conferir as movimentações que agora também estão presentes no sistema.

  • Se a mensagem retornada após o procedimento conter um trecho com a mensagem presente na imagem abaixo, significa que a conta e o período selecionados para realizar o reprocessamento encontraram títulos, mas não conseguiram retornar nenhum deles. Isso indica que houve um problema ao tentar retornar os títulos para o sistema. Esses títulos que não conseguiram ser reprocessados serão exibidos em uma tabela logo abaixo da mensagem, para que o usuário possa visualizar algumas informações sobre o título, sendo: a empresa do título, cliente ou fornecedor, e o número do título. Além disso, haverá um ícone de informações do título e um link de redirecionamento para a tela Gestão de Títulos para consulta do título específico.

Nesse caso, o usuário deve esperar alguns minutos e tentar realizar o reprocessamento novamente com a mesma conta e no mesmo período estabelecido anteriormente. No entanto, se o problema ainda persistir, o usuário deve acessar o extrato bancário e conferir se as movimentações correspondentes aos títulos retornados na tabela estão realmente presentes no banco. Se estiverem, ele deve realizar a baixa manualmente no valor dos títulos retornados na tabela para poder registrar a quitação no sistema.

Atenção: Esse erro pode ter ocorrido por diversos motivos, como instabilidade de conexão do usuário ou banco, instabilidade do sistema do banco, ou problemas com o cadastro do título. Não é possível prever exatamente qual foi o motivo desse problema dentre os citados acima, mas caso ocorra, o usuário deve seguir os passos descritos acima para resolver o problema.

  • Se a mensagem retornada após o procedimento contiver um trecho com a mensagem presente na imagem abaixo, significa que a conta e o período selecionados para realizar o reprocessamento encontraram títulos, mas não conseguiram retornar parte deles. Isso indica que houve um problema ao tentar retornar alguns títulos para o sistema. Esses títulos que não conseguiram ser reprocessados serão exibidos em uma tabela logo abaixo da mensagem, para que o usuário possa visualizar algumas informações sobre o título, sendo: a empresa do título, cliente ou fornecedor, e o número do título. Além disso, haverá um ícone de informações do título e um link de redirecionamento para a tela Gestão de Títulos para consulta do título específico.

Nesse caso, o usuário deve esperar alguns minutos e tentar realizar o reprocessamento novamente com a mesma conta e no mesmo período estabelecido anteriormente. No entanto, se o problema ainda persistir, o usuário deve acessar o extrato bancário e conferir se as movimentações correspondentes aos títulos retornados na tabela estão realmente presentes no banco. Se estiverem, ele deve realizar a baixa manualmente no valor dos títulos retornados na tabela para poder registrar a quitação no sistema.

Atenção: Esse erro pode ter ocorrido por diversos motivos, como instabilidade de conexão do usuário ou banco, instabilidade do sistema do banco, ou problemas com o cadastro do título. Não é possível prever exatamente qual foi o motivo desse problema dentre os citados acima, mas caso ocorra, o usuário deve seguir os passos descritos acima para resolver o problema.

  • Se a mensagem retornada após o procedimento contiver um trecho com a mensagem presente na imagem abaixo, significa que ocorreu um problema com o sistema do ERP, ou seja, não foi possível realizar o reprocessamento por motivos de problemas internos ao sistema.

Nesse caso, o usuário deve esperar alguns minutos e tentar realizar o reprocessamento novamente com a mesma conta e no mesmo período estabelecido anteriormente. No entanto, se o problema ainda persistir, o usuário deve entrar em contato com o suporte para resolver o problema interno.



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