Visão geral da tela Gestão de títulos

A tela Gestão de Títulos no sistema Aglets ERP é utilizada para criar e gerenciar os títulos da empresa, sejam eles criados manualmente ou originados de integração com o faturamento. Através dessa tela, é possível ter uma visão abrangente dos valores A pagar e A receber da empresa.

A integração de faturamento refere-se aos títulos gerados automaticamente a partir de notas fiscais que foram emitidas, faturadas e autorizadas pelo sistema. Já os títulos de origem manual são aqueles criados diretamente por um usuário nesta tela, sem a necessidade de integração.

Visão geral da tela Gestão de títulos

COMO ACESSAR A TELA GESTÃO DE TÍTULOS

No sistema da Aglets ERP, acesse Financeiro > Operações > Gestão de títulos, ou digite “Gestão de títulos” na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR OS TÍTULOS NA TELA GESTÃO DE TÍTULOS

Ao acessar a tela de Gestão de títulos, é possível consultar os títulos existentes no sistema utilizando o filtro disponível, que conta com dezesseis campos para auxiliar os usuários nas consultas. Os campos do filtro são:

Todos os campos presentes no filtro da tela Gestão de títulos

  • Origem: Selecione as empresas pelas quais deseja filtrar. Inicialmente, este campo vem preenchido com a empresa a qual o usuário esteja acessando o sistema.
  • Filtrar por: Selecione se deseja filtrar pelo Cliente ou Fornecedor. Caso o usuário escolha filtrar por Cliente, os campos Rede de Empresa e Franquias se tornarão visíveis juntamente com o Cliente. Entretanto, se a opção selecionada for Fornecedor, esses dois campos serão omitidos. É importante destacar que um cliente pode também ser um fornecedor, ou seja, ele pode ter ambas as classificações simultaneamente, sendo categorizado como Ambos. Apesar de não haver uma opção Ambos no filtro, ele será exibido independentemente da opção selecionada, pois ocupa ambas as posições.
  • Cliente: Selecione os clientes pelos quais deseja filtrar. Este campo permite que o usuário também filtre por Rede de Empresa e Franquias. É importante destacar que todos os campos são independentes, ou seja, eles não necessariamente respeitam a opção escolhida em Cliente.
  • Fornecedor: Selecione os fornecedores pelos quais deseja filtrar.
  • Rede de empresas: Selecione uma rede de empresas específica pela qual deseja filtrar, a qual algum cliente esteja atribuído. Ao selecionar uma rede, será exibido um ícone de informações ao lado, que apresenta uma listagem com todas as informações referentes à rede selecionada.
  • Franquias: Selecione uma franquia específica pela qual deseja filtrar, a qual algum cliente esteja atribuído. Ao selecionar uma franquia, será exibido um ícone de informações ao lado, que apresenta uma listagem com todas as informações referentes à franquia selecionada.

Atenção: É importante destacar que a atribuição de um cliente a uma rede de empresas ou a uma franquia é realizada na tela Gestão de Clientes e Fornecedores.

  • Espécie: Selecione as espécies pelas quais deseja filtrar.
  • Forma de pagamento: Selecione as formas de pagamento pelas quais deseja filtrar.
  • Cobrador: Selecione o banco cobrador do título pelo qual deseja filtrar.
  • Título: Informe o número de um título específico pelo qual deseja filtrar.
  • Nosso número: Informa o Nosso número de um título específico pelo qual deseja filtrar. Esse campo associa um título a um prefixo do banco.
  • Valor: Informe o Valor original de um título pelo qual deseja filtrar.
  • Filtrar por: Selecione o tipo de data pelo qual deseja filtrar, podendo ser data de emissão, data de vencimento ou data de pagamento. Este campo está relacionado às datas selecionadas nos campos Data Inicial e Data Final. Ou seja, nesse campo o usuário define o tipo de data a ser filtrada e, nos campos posteriores, define o período dessas datas.
  • Da data: Selecione a data inicial da qual deseja filtrar.
  • Até a data: Selecione a data final a qual deseja filtrar.
  • Situação: Selecione o status específico dos títulos pelos quais deseja filtrar. As opções disponíveis nesse campo são: A vencer, Vencido, Liquidado, Liquidado parcial, Cancelado, Pendente, Em abertos, Prorrogados e Protestados.
Para obter mais informações sobre as situações que um título pode apresentar, clique aqui.

No sistema Aglets ERP, um título pode possuir seis tipos diferentes de situações:

  • A vencer: Indica que o título ainda não sofreu nenhuma quitação e está dentro do prazo de vencimento, o que significa que ele ainda pode ser alterado.
    Ao filtrar pela situação A vencer, serão exibidos apenas títulos com a situação A vencer.
  • Vencido: Indica que o título não foi totalmente pago antes da sua data de vencimento. Nesse status, embora ainda possa ser pago e sofrer alterações, o sistema calcula e adiciona uma multa no momento em que o título se torna vencido e passa a adicionar juros por cada mês de atraso no pagamento. É importante destacar que a multa e os juros são baseados no banco cobrador atribuído ao título e são definidos na tela Gestão de cobradores.
    Ao filtrar pela situação Vencido, serão exibidos apenas títulos com as situações Vencido ou Liquidado parcial que estejam vencidos, ou seja, que não foram totalmente pagos antes da sua data de vencimento.
  • Liquidado: Indica que o título foi totalmente pago. Após alcançar esse status, os títulos não podem mais sofrer alterações. Além disso, o sistema preenche automaticamente o campo Pagamento do título com a data do pagamento, que só aparece quando o título é totalmente quitado.
    Ao filtrar pela situação Liquidado, serão exibidos apenas títulos com a situação Liquidado.
  • Liquidado parcial: Indica que o título teve seu valor em aberto parcialmente pago. Nesse status, o título não pode ser alterado, mas ainda é possível quitar o valor restante que está em aberto.
    Ao filtrar pela situação Liquidado parcial, serão exibidos apenas títulos com a situação Liquidado parcial.
  • Cancelado: Indica que o título foi cancelado e não pode sofrer nenhuma alteração ou pagamento.
    Ao filtrar pela situação Cancelado, serão exibidos apenas títulos com a situação Cancelado.
  • Pendente: Indica que o título foi cadastrado com uma espécie que exige autorização. O título permanece nessa situação até ser autorizado por um usuário com uma alçada cadastrada na tela Alçada, através da operação Autorização de pagamento. Esses títulos não podem ser alterados antes de serem autorizados.
    Ao filtrar pela situação Pendente, serão exibidos apenas títulos com a situação Pendente.

Além dos seis tipos de situações que um título pode ter, o filtro Situação ainda oferece outras três opções que representam um conjunto de situações. Isso significa que essas opções não são status que um título pode possuir individualmente, mas sim agrupamentos dos status explicados acima, que possuem características em comum e podem ser filtrados em conjunto ao serem selecionados. São elas:

  • Em aberto: Embora não seja uma situação direta atribuída a um título, os títulos dentro da categoria Em abertos são todos aqueles que ainda possuem algum valor pendente de pagamento. Isso inclui os estados Vencidos, A vencer, Pendentes e Liquidado parcial.
    Logo, ao filtrar pela situação Em aberto, serão exibidos apenas títulos com as situações Vencidos, A vencer, Pendentes e Liquidado parcial.
  • Prorrogados: Embora não seja uma situação diretamente atribuída a um título, os títulos na categoria Prorrogados são aqueles que tiveram sua data de vencimento adiada por meio das operações Prorrogação sem juros ou Edição da data de vencimento.
    Ao filtrar pela situação Prorrogado, podem ser títulos com as situações A vencer, Vencidos, Liquidado, Liquidado parcial, Cancelado ou Pendente, desde que tenham sofrido alteração na sua data de vencimento.
  • Protestados: Embora não seja uma situação direta atribuída a um título, os títulos dentro da categoria Protestados são todos aqueles que sofreram a operação Protesto de título.
    Ao filtrar pela situação Prorrogado, podem ser títulos com as situações A vencer, Vencidos, Liquidado, Liquidado parcial, Cancelado ou Pendente, desde que tenham sofrido a operação Protesto de título.

  • Tipo de título: Selecione o tipo de título pelos quais deseja filtrar, podendo ser títulos de obrigação (A pagar) ou títulos de direito (A receber).

Nenhum dos campos do filtro é obrigatório, permitindo que o usuário selecione apenas os campos desejados. Caso nenhuma opção de um campo do filtro seja preenchida, o sistema retornará todas as opções disponíveis para o usuário.

Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Gestão de títulos

  • 10 Linhas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na consulta. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas.
  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos.

Após selecionar os filtros desejados, escolha a quantidade de linhas no campo denominado 10 linhas e clique em Consultar para realizar a consulta. A tela retornará as informações encontradas, exibindo os seguintes dados:

Retorno da consulta na tela Gestão de títulos

  • Checkbox: Exibe um checkbox para selecionar o título. Dessa forma, o usuário pode escolher os títulos desejados para realizar operações.
  • Ações: Exibe o conjunto de ações que podem ser realizadas no título.
Para obter mais informações sobre os recursos presentes na coluna Ações, clique aqui.

Ainda na tela Gestão de Títulos, a coluna de Ações contém seis ícones, cada um com diferentes funcionalidades, para auxiliar no gerenciamento dos títulos.

Todos os botões presentes na coluna Ações da tela Gestão de títulos

As funcionalidades de cada um dos ícones serão explicadas em suas respectivas documentações. Para saber mais sobre cada uma delas, acesse os links abaixo:

  • Editar título: Essa funcionalidade tem como principal função permitir a alteração de determinadas informações de um título, conforme as necessidades e permissões de acesso do usuário para modificar campos específicos.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Quitar título: Essa funcionalidade tem como principal função registrar quitações nos títulos do sistema, sejam elas parciais ou totais, permitindo que o usuário registre no sistema os pagamentos realizados para os títulos.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Informações: Essa funcionalidade tem como principal função consultar as informações de um título. Isso significa que, através desse ícone, o usuário pode apenas visualizar as informações relacionadas ao título, sem a possibilidade de realizar qualquer alteração.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Retorno: Essa funcionalidade tem como principal função registrar e sinalizar que foi realizado contato com o cliente responsável pelo título.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Boleto: Essa funcionalidade tem como principal função gerar o boleto atualizado do título selecionado.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Enviar Boleto Atualizado por E-mail: Essa funcionalidade tem como principal objetivo enviar o boleto atualizado do título selecionado para o e-mail do cliente associado ao título.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

Atenção: É importante ressaltar que, apesar de existirem seis ícones com diferentes funcionalidades, a quantidade de ícones exibidos pode variar conforme o tipo e a situação do título, já que nem todos os ícones são aplicáveis a todas as situações:

  • Para títulos A receber com as situações A vencer, Vencido ou Liquidado parcial: Todos os seis ícones são visíveis e podem ser utilizados pelos usuários.
  • Para títulos A pagar com as situações A vencer, Vencido ou Liquidado parcial: Apenas três ícones são visíveis e podem ser utilizados pelos usuários, sendo os ícones de Editar título, Quitar título e Informações.
  • Para títulos A receber e A pagar com a situação Liquidado: Apenas dois ícones são visíveis e podem ser utilizados pelos usuários, sendo os ícones de Editar título e Informações.
  • Para títulos A receber e A pagar com a situação Cancelado ou Pendente: Somente o ícone Informações ficará visível e poderá ser utilizado pelos usuários.

  • Empresa: Exibe a empresa associada ao título.
  • Tipo: Exibe o tipo do título, podendo ser de obrigação, A pagar, ou de direito, A receber.
  • Cliente/Fornecedor: Exibe o nome do cliente ou fornecedor associado ao título.
  • Espécie: Exibe a espécie associada ao título.
  • Conta: Exibe a conta em que o título foi movimentado, caso ele já tenha sofrido alguma quitação.
  • Título: Exibe o número de identificação do título.
  • Dt. Emissão: Exibe a data em que o título foi emitido.
  • Dt. Vencimento: Exibe a data máxima para o pagamento do título.
  • Dt. Liquidação:  Exibe a data em que o título foi totalmente pago.
  • Forma Pgto: Exibe a forma de pagamento associada ao título.
  • Cobrador: Exibe o banco cobrador do título movimentado, caso ele já tenha sofrido alguma quitação.
  • Nosso número: Exibe o Nosso número associado ao título.
  • Valor: Exibe o valor original do título.
  • Valor em aberto: Exibe o valor em aberto do título, ou seja, quanto ainda falta para ser pago.
  • Situação: Exibe a situação na qual o título está.

No filtro da tela Gestão de Títulos, estão contidos dois recursos muito importantes para o gerenciamento dos títulos do sistema. Cada uma das funções desses recursos será explicada nos próximos tópicos.

Todos os botões presentes no filtro da tela Gestão de títulos

Por fim, sobre a tabela retornada após a consulta, existem sete botões e um campo que realizam ações gerais na tabela:

Todos os botões presentes sobre a tabela na tela Gestão de títulos

  • Exportar para Excel: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo Excel.
  • Exportar para PDF: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo PDF.
  • Ocultar ou Exibir Colunas: Ao clicar neste botão, o usuário pode definir quais colunas da tabela deseja visualizar, ocultando ou exibindo as colunas conforme desejado.
  • Múltiplos boletos: Ao clicar neste botão, o usuário pode gerar múltiplos boletos para títulos criados com a espécie do tipo Duplicatas, que podem ser tanto A pagar quanto A receber. Para utilizar esse botão, é necessário selecionar pelo menos um título, podendo selecionar mais de um.

Para saber mais sobre essa funcionabilidade, clique aqui.

  • Enviar e-mails: Ao clicar neste botão, o usuário pode encaminhar o boleto atualizado do título integrado A receber para o e-mail cadastrado no perfil do cliente responsável pelo título. Para utilizar esse botão, é necessário selecionar pelo menos um título, podendo selecionar mais de um.
  • Quitação em lote: Ao clicar neste botão, o usuário pode utilizar o recurso de Quitação em lote para quitar todos os títulos selecionados simultaneamente. Para utilizar esse botão, é necessário selecionar pelo menos um título, podendo selecionar mais de um. No entanto, todos os títulos selecionados devem ser do mesmo tipo, ou seja, todos A pagar ou todos A receber.
Para obter mais informações sobre como utilizar o recurso de Quitação em lote, clique aqui.

Ainda na tela Gestão de Títulos, após selecionar o checkbox dos títulos que deseja abater, ao acessar esse recurso, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar a quitação:

Pop-up de Quitação em lote na tela Gestão de títulos

Atenção: É importante ressaltar que essa quitação em lote representa a quitação do valor total dos títulos selecionados. Portanto, a quitação em lote abaterá completamente o valor de todos os títulos selecionados.

Nesse pop-up, estão presentes dois campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder salvar a quitação, além de um campo apenas de visualização. Os campos são:

  • Data de pagamento: Selecione a data para qual deseja registrar a quitação dos títulos no sistema.
  • Conta: Selecione a conta na qual deseja registar a quitação dos títulos.
  • Valor total: É destinado apenas à visualização do valor total que será a quitação em lote considerando o abatimento de todos os títulos selecionados.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Salvar para registrar a quitação dos títulos.


  • Mostrar 10 resultados: Ao preencher este campo, o usuário pode definir a quantidade de linhas que a tabela irá retornar por página da consulta. Quanto maior o número de linhas por página, menor será o número de páginas resultantes. As opções disponíveis são: 10, 25, 50, 100 ou Todos.
  • Procurar: Ao preencher este campo, o usuário pode pesquisar por qualquer informação exibida na tabela, digitando o termo de busca. Esta função atua como um filtro rápido para a tabela, retornando os resultados da pesquisa instantaneamente sobre as linhas já visíveis de uma consulta feita anteriormente.

COMO CRIAR UM TÍTULO NA TELA GESTÃO DE TÍTULOS

Para criar um novo título de forma manual na tela Gestão de Títulos, ou seja, sem integração com o faturamento, clique em Novo:

Botão Novo na tela Gestão de Títulos

Após isso, será exibido um pop-up para a criação de um novo título. Este pop-up possui três abas: Dados Gerais, Valores e Rateio por Centro de Custo. Incialmente, os campos que compõem a aba Dados Gerais serão explicados abaixo:

Pop-up de criação de um título na tela Gestão de títulos, aba Dados Gerais

  • Origem: Preencha a empresa à qual o título será atribuído, podendo escolher apenas uma. Inicialmente, este campo vem preenchido com a empresa na qual o usuário esteja acessando o sistema.
  • Espécie: Preencha a espécie que será atribuída ao título, podendo escolher apenas uma. É importante ressaltar que, com base na espécie escolhida pelo usuário, quando salvo, o título é atribuído como A pagar ou A receber.
  • Título: Preencha com o número identificador de um título. É importante ressaltar que, inicialmente, esse campo vem vazio e o usuário pode ou não preenchê-lo manualmente com a identificação desejada. No entanto, caso o usuário deixe o campo em branco, após salvar o título, o sistema automaticamente irá gerar um número identificador para esse título.

Atenção: O número identificador de um título é composto por exatamente dez caracteres. Caso o usuário preencha manualmente a identificação desejada, mas ela não atinja o total de dez caracteres, o sistema completará automaticamente com zeros à esquerda até o necessário.

  • Cliente: Pesquise e preencha pelo cliente ao qual será atribuído o título que está sendo criado, sabendo que só é possível escolher um cliente por título.
  • Fornecedor: Pesquise e preencha pelo fornecedor ao qual será atribuído o título que está sendo criado, sabendo que só é possível escolher um fornecedor por título.

Atenção: Os campos Cliente e Fornecedor devem ser preenchidos pelo usuário para que o título possa ser salvo. Contudo, um título deve possuir apenas um desses campos preenchidos, ou seja, o usuário deve preencher apenas o campo Cliente ou apenas o campo Fornecedor.

  • Forma de pagamento: Preencha uma forma de pagamento para o título, podendo escolher apenas uma.
  • Plano de contas: Preencha um plano de contas para o título. Este campo é obrigatório somente se o parâmetro Usa Plano de contas? estiver habilitado na tela de Parâmetros Gerais.
  • Natureza: Preencha uma natureza para o título criado. Esse campo só será obrigatório se o parâmetro Usa Natureza? estiver habilitado na tela de Parâmetros Gerais.
  • Centro de custo: Preencha um centro de custo para o título criado. Esse campo só será obrigatório se o parâmetro Usa Centro de custo? estiver habilitado na tela de Parâmetros Gerais.

Atenção: A empresa selecionada no campo Origem afeta as opções disponíveis nos campos de Plano de Contas, Natureza e Centro de Custo. Isso acontece porque cada empresa está vinculada a um modelo específico no cadastro desses itens. Portanto, empresas podem estar associadas a diferentes modelos, resultando em opções variadas para os campos mencionados.

  • Documento: É destinado apenas à visualização do valor sequencial utilizado pelo sistema para associar o título à nota fiscal, especialmente em casos de títulos gerados por integração. Por padrão, o campo é bloqueado e preenchido com o valor zero para títulos criados manualmente.
  • Fiscal: É destinado apenas à visualização do valor sequencial, que varia conforme a empresa para a qual o título está sendo criado, utilizado pelo sistema para associar o título à nota fiscal, especialmente em casos de títulos gerados por integração. Por padrão, o campo é bloqueado e preenchido com o valor zero para títulos criados manualmente.
  • Observação: Preencha com qualquer observação sobre o título.
  • Observação automática: É destinado apenas à visualização da observação automática gerada pelo sistema sobre o título. Por padrão, o campo é bloqueado e só pode ser preenchido automaticamente pelo sistema.

Após preencher os campos da aba Dados Gerais, acesse a aba Valores. Os campos que compõem a aba Valores serão explicados abaixo:

Pop-up de criação de um título na tela Gestão de títulos, aba Valores

No grupo de campos denominados Dados Título estão presentes os seguintes campos:

  • Emissão: Preencha com a data de emissão do título, ou seja, a data em que ele foi criado. Por padrão, esse campo já vem preenchido pelo sistema com a data atual em que o usuário está criando o título, mas essa data pode ser alterada pelo usuário para uma data anterior ou posterior, conforme necessário.
  • Vencimento: Preencha com a data de vencimento do título, ou seja, a data máxima para o seu pagamento. A partir dessa data, caso o título não tenha sido pago totalmente, a situação do título será alterada para Vencido.

Atenção: Após ter sua situação alterada para Vencido, caso a data de vencimento expire antes do título ser pago totalmente, o título sofrerá acréscimos em seu valor por correção monetária. Logo após se tornar vencido, será aplicada uma multa por correção monetária. Além disso, a cada mês de atraso no pagamento, o título sofrerá um acréscimo de juros por correção monetária.

As porcentagens de multa e juros dependem do Cobrador atribuído ao título, caso exista um, visto que títulos A pagar não possuem cobrador. Cada banco pode ter uma porcentagem diferente de multa e juros. No sistema Aglets ERP, essas porcentagens são definidas na tela Gestão de Cobradores, podendo ser configuradas de forma diferente para cada cobrador.

  • Prorrogação: Preencha com a data de prorrogação do título, ou seja, a nova data de vencimento após um adiamento. Caso haja alguma prorrogação na data de vencimento do título, a alteração será realizada nesse campo, sendo ele prioritário para definir a nova data em que o título irá vencer. O campo Vencimento permanecerá com a data original de vencimento do título. Por padrão, esse campo pode ser salvo vazio, mas, quando o título é salvo, assume o mesmo valor da data de vencimento antes de ser alterado.
  • Pagamento: Preencha com a data de pagamento do título, ou seja, a data em que o título foi totalmente quitado, alterando sua situação para Liquidado. Por padrão, esse campo pode ser salvo vazio, mas quando o título é totalmente quitado, o sistema automaticamente preenche esse campo com a data da liquidação.
  • Vr. Original: Preencha com o valor inicial do título. Caso o título sofra alterações em seu valor, sejam acréscimos ou diferimentos, o valor original permanecerá inalterado e o novo valor do título, considerando essas alterações, será registrado no campo Valor em aberto.
  • Juros: Preencha com o valor do juros a ser aplicado no título, caso necessário.
  • Desconto: Preencha com o valor do desconto a ser aplicado no título, caso necessário.
  • Abatimento/Compensação: É destinado apenas à visualização do valor que foi abatido do título por uma compensação. Por padrão, o campo é bloqueado e preenchido apenas pelo sistema por meio de uma compensação entre títulos.
  • Correção monetária: É destinado apenas à visualização do valor calculado de multas e juros que podem ser aplicados no título por atraso no pagamento. Por padrão, o campo é bloqueado e preenchido apenas pelo sistema.
  • Valor em aberto: É destinado apenas à visualização do valor que ainda está em aberto do título, ou seja, o montante restante para que o título seja completamente liquidado. Este valor considera quaisquer juros, descontos, abatimentos, quitações e, caso o título esteja vencido, correção monetária calculados pelo sistema. Por padrão, o campo é bloqueado e preenchido apenas pelo sistema através das alterações realizadas no valor do título.

No grupo de campos denominados Dados Cobrança estão presente os seguinte campos:

  • Cobrança:
  • Cobrador: Preencha com o banco responsável por ser o cobrador do título, caso necessário. Por padrão, não é obrigatório preenchê-lo. Se este campo ficar em branco, o sistema automaticamente atribuirá ao título o cobrador padrão do sistema, definido no parâmetro Cobrador Padrão para a Emissão de Boletos no Faturamento na tela Parâmetros Gerais.
  • Arquivo remessa: Preencha com o nome do arquivo de remessa no qual o título foi incluído para envio. Por padrão, esse campo é automaticamente preenchido pelo sistema quando o título é enviado ao banco através de uma operação do CNAB, que agrupa os títulos em um arquivo de remessa para serem processados pelo banco.
  • Protesto/Devolução:

Após preencher os campos da aba Valores, acesse a aba Rateio por Centro de Custo. O funcionamento da aba Rateio por Centro de Custo será explicado abaixo:

Pop-up de criação de um título na tela Gestão de títulos, aba Rateio por Centro de Custo

O Rateio por Centro de Custo é utilizado para dividir o valor de um título entre vários centros de custo. Esse recurso permite a distribuição detalhada dos custos entre diferentes áreas ou setores da empresa, ajudando os gestores a atribuir receitas e despesas específicas a cada setor ou departamento. No sistema da Aglets ERP as empresas podem realizar essa divisão com base em porcentagens, valores específicos, ou uma combinação das duas abordagens simultaneamente.

Atenção: A divisão do rateio por centro de custo entre mais de um centro de custo é opcional, porém só pode ocorrer caso o título possua um Centro de Custo principal selecionado na aba Dados Gerais. Ligado a isso, existem algumas considerações importantes sobre o preenchimento do rateio por centro de custo:

  • Se o parâmetro Usa Centro de Custo? na tela Parâmetros Gerais estiver ativo, é obrigatório que um centro de custo seja selecionado no título. Contudo, não é obrigatório dividir o valor do título entre mais de um centro de custo. Nesse caso, é possível salvar o título com apenas uma linha no Rateio por Centro de Custo, atribuindo o valor do título inteiramente a um único centro de custo. O sistema realiza automaticamente a adição de uma linha no Rateio por Centro de Custo e, se necessário, é possível dividir o valor em mais centros de custo.
  • Se o parâmetro Usa Centro de Custo? na tela Parâmetros Gerais estiver inativo, não é obrigatório selecionar um centro de custo no título. Nesse cenário, se nenhum Centro de Custo principal for adicionado na aba Dados Gerais, não será possível distribuir o valor do título entre mais de um centro de custo.

O controle do Rateio por Centro de Custo é feito através de uma tabela composta por três campos:

Colunas da aba Rateio por Centro de custo na tela Gestão de títulos

  • Centro de custo: Nessa coluna, são especificados os centros de custo que participarão do Rateio por Centro de Custo, ou seja, os centros de custo nos quais o valor do título será distribuído.

Atenção: Pelo menos um dos centros de custo do Rateio por Centro de Custo deve ser igual ao centro de custo definido no campo Centro de Custo da aba Dados Gerais. Além disso, não é permitido usar centros de custo idênticos no Rateio por Centro de Custo, ou seja, cada centro de custo só pode ser utilizado uma vez.

  • Porcentagem: Nessa coluna, é definida à proporção que cada linha do rateio por centro de custo terá. Essa porcentagem representa uma parcela do valor total do título que será alocada para aquele centro de custo específico. Se a coluna Valor (R$) for preenchida em uma linha do rateio, a porcentagem será calculada automaticamente com base na proporção desse valor em relação ao valor total em aberto no título.

Atenção: A soma total das porcentagens nessa coluna deve ser igual a 100%, caso contrário, o Rateio por Centro de Custo não corresponderá ao valor em aberto e o título não poderá ser salvo.

  • Valor (R$): Nessa coluna, é especificado o montante em reais que cada linha do Rateio por Centro de Custo representará. Esse valor corresponde a uma fração do valor total do título, indicando quantos reais serão alocados para aquele centro de custo específico. Se o campo Porcentagem for preenchido em uma linha do rateio, o valor em reais será calculado automaticamente com base na proporção dessa porcentagem em relação ao valor total em aberto no título.

Atenção: A soma total dos valores neste campo deve ser igual ao valor em aberto do título, caso contrário, o Rateio por Centro de Custo não coincidirá com o valor em aberto e o título não poderá ser salvo.

Como citado anteriormente, o sistema automaticamente adiciona uma linha no Rateio por Centro de Custo ao selecionar um Centro de Custo na aba Dados Gerais e definir um valor para o título no campo Valor Original na aba Valores. Entretanto, se desejar adicionar outra linha, primeiramente é necessário definir a porcentagem desejada na primeira linha do rateio, que deve ser menor que 100%. Após isso, clique em Adicionar Centro de Custo. A nova linha adicionada será preenchida com o valor e a porcentagem totais necessários para que o Rateio por Centro de Custo seja completado e volte a corresponder ao valor em aberto do título. Se desejar adicionar outra linha no rateio por centro de custo, basta repetir o processo citado acima.

Atenção: A soma total das porcentagens nessa coluna não pode ser maior que 100%. Caso o Rateio por Centro de Custo já tenha atingido 100%, não será possível adicionar outra linha com outro centro de custo no rateio até que o valor total das porcentagens volte a ser inferior a 100%.

Botão Adicionar Centro de Custo na aba Rateio por Centro de Custo na tela Gestão de Títulos

Se o usuário desejar remover uma linha do Rateio por Centro de Custo, basta clicar no ícone de lixeira correspondente à linha desejada. Isso resultará na remoção da linha selecionada, juntamente com os valores e porcentagens associados.

Ícone de lixeira na aba Rateio por Centro de Custo na tela Gestão de Títulos

Exemplo prático do uso do Rateio por Centro de Custo na tela Gestão de títulos:

Na imagem abaixo, temos o Rateio por Centro de Custo de um título no valor de R$ 1.000,00, distribuído entre três centros de custo diferentes, com suas respectivas porcentagens e valores. O rateio está em conformidade com todas as validações necessárias para ser considerado válido.

Observa-se que 36,04% do valor total, ou seja, R$ 360,40, foram alocados para o centro de custo “ORDENADOS E SALÁRIOS PRODUÇÃO“. Da mesma forma, 45% do valor total, equivalentes a R$ 450,00, foram destinados ao centro de custo “MÃO DE OBRA AVULSA PRODUÇÃO“. Por fim, o restante, correspondente a 18,96%, ou R$ 189,60, foi atribuído ao centro de custo “LIMPEZA E ALIMENTAÇÃO PRODUÇÃO“.

Exemplo prático do uso da aba Rateio por Centro de custo na tela Gestão de títulos

Caso alguma das validações necessárias para que o Rateio por Centro de Custo seja considerado válido não estejam sendo seguidas, será exibida uma mensagem informando todas as validações, para que o Rateio por Centro de Custo possa ser ajustado.

Mensagem sobre as validações do Rateio por Centro de custo na tela Gestão de títulos

Atenção: Se a mensagem acima aparecer, significa que algumas dessas condições não foram cumpridas e é necessário ajustá-las para que o Rateio por Centro de Custo seja considerado válido.

Ao criar um novo título manualmente, os campos obrigatórios são identificados por um asterisco vermelho, sinalizando que devem ser preenchidos. Os demais campos são opcionais e podem ser preenchidos pelo usuário se desejado. Se esses campos opcionais não forem preenchidos, serão salvos com o valor padrão exibido ou permanecerão em branco. Já se algum campo obrigatório não for preenchido, o sistema exibirá um aviso informando que é necessário preencher esse campo para salvar o título.

Após preencher todos os campos obrigatórios e os desejados com as informações sobre o título, clique em Salvar Novo para salvar o título como uma única parcela.

Botões para salvar um título na tela Gestão de Títulos

No entanto, se desejar salvar o título com várias parcelas, clique em Salvar Novo Parcelado. Após isso, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar a parcelamento do título:

Pop-up para salvar um título parcelado na tela Gestão de títulos

De início, é necessário informar a quantidade de parcelas desejadas para o título e clicar em Escolher parcela. Após isso, a tabela será preenchida com a quantidade de linhas definidas na escolha das parcelas. O controle das parcelas do título é feito através de uma tabela composta por dois campos:

Colunas do pop-up para salvar um título parcelado na tela Gestão de títulos

  • Data vencimento: Nessa coluna, são especificadas as datas de vencimento de cada uma das parcelas do título. Por padrão, a data da primeira parcela já vem preenchida com a data do campo Vencimento, e as demais parcelas têm uma diferença de 30 dias entre si. No entanto, é possível alterar a data de cada uma dessas parcelas, se necessário.

Atenção: A data de todas as parcelas deve ser posterior a data atual a qual o sistema está sendo acessado, caso contrário, não será possível definir uma data anterior a data atual para o título. Além disso, a data de cada uma das parcelas deve ser sempre posterior a data da parcela antecessora a ela e antecessor a data da parcelas antecessora a ela.

  • Valor (R$): Nessa coluna, são especificados os valores de cada uma das parcelas do título. Por padrão, o valor de cada parcela já vem dividido proporcionalmente com base no valor em aberto do título e na quantidade de parcelas definidas.

Atenção: A soma dos valores de todas as parcelas deve ser igual ao valor em aberto do título, caso contrário, não será possível salvar as parcelas dessa forma.

Após preencher todos os campos com as informações sobre as parcelas do título, clique em Salvar Novo Parcelado para salvar as parcelas, que serão salvas como títulos individuais, um para cada parcela.

Atenção: É importante saber que, ao salvar as parcelas de um título, cada parcela será considerada um título individual, sem ligação entre si, exceto pelo número do título que será igual para todas, com a indicação do número da parcela correspondente. Portanto, se uma alteração for feita em uma parcela, as outras não serão afetadas, sendo necessário modificar cada parcela individualmente.

Parcelas um título na tela Gestão de títulos


COMO REALIZAR OPERAÇÕES EM UM TÍTULO NA TELA GESTÃO DE TÍTULOS

Para realizar operações em títulos de forma manual na tela Gestão de títulos, clique em Operações:

Botão Operações na tela Gestão de Títulos

Após isso, será exibido um pop-up com as operações possíveis de serem realizadas em um título. Todas as operações presentes nesse pop-up serão explicadas em suas respectivas documentações. Descubra mais sobre cada uma delas acessando os links abaixo:

Pop-up de operações na tela Gestão de títulos

  • Prorrogação sem juros: Essa operação tem como principal função prorrogar a data de vencimento do título baseado na data de entrega do pedido referente a esse título ou em uma determinada quantidade de dias.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Cancelamento de título: Essa operação tem como principal função cancelar um título devido a algum problema que possa ter ocorrido.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Troca de espécie: Essa operação tem como principal função alterar a espécie de um título A pagar ou A receber, pois não é possível alterar manualmente a espécie de um título durante a edição.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Autorização de pagamento: Essa operação tem como principal função autorizar títulos que foram cadastrados com uma espécie que requer autorização.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Antecipação de clientes: Essa operação tem como principal função registrar o recebimento de uma transferência de um cliente, criando dois títulos, um A receber e um A pagar para registrar o adiantamento de depósito.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Inclusão de juros “A receber”: Essa operação tem como principal função adicionar juros a um título A receber.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Inclusão de juros “A pagar”: Essa operação tem como principal função adicionar juros a um título A pagar.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Créditos a conciliar: Essa operação tem como principal função registrar um crédito desconhecido recebido na conta e compará-lo com as transações registradas no sistema interno em relação às informações do extrato bancário para realizar a conciliação bancária e descobrir a origem daquele valor.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Inclusão de desconto “A receber”: Essa operação tem como principal função adicionar desconto a um título A receber.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Inclusão de desconto “A pagar”: Essa operação tem como principal função adicionar desconto a um título A pagar.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Edição da data de vencimento: Essa operação tem como principal função modificar a data de vencimento de um título para uma outra data.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Protesto de título: Essa operação tem como principal função adicionar uma ocorrência no título para registrar que esse título foi enviado para protesto.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.

  • Substituição: Essa operação tem como principal função substituir um título A pagar ou A receber por outro título.

Para saber mais sobre essa operação, clique aqui.


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