Visão Geral de Pedidos Restritos

A tela Pedidos Restritos no sistema Aglets ERP é utilizada para a gestão de pedidos que foram restringidos por alguma das validações que existem ao longo do processo do pedido até a entrega, permitindo liberação do pedido para faturamento, cancelamento e visualização das validações e restrições.

Tela inicial de Pedidos Restritos

COMO ACESSAR A TELA PEDIDOS RESTRITOS 

No sistema da Aglets ERP, acesse Gestão Comercial > Faturamento > Pedidos Restritos, ou digite “Pedidos Restritos” na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR AS RESTRIÇÕES NA TELA PEDIDOS RESTRITOS 

Ao acessar a tela de Pedidos Restritos, é possível consultar as restrições existentes no sistema utilizando a seção Filtro preenchendo os campos, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*)

Filtro da tela de Pedidos Restritos

Filtro

  • Empresa: Refere-se à empresa a qual as restrições a serem processadas pertencem. Já é iniciado com o valor Todos.

  • Número do Pedido: Refere-se ao número do pedido que foi restrito.

  • Status: Refere-se à situação em que aquele pedido está, que pode ser Liberado, Restrito ou Cancelado. Já é iniciado com o valor Todos.

  • Usuário: Refere-se ao usuário responsável pela liberação ou bloqueio do pedido. Já é iniciado com o valor Todos.

  • Data Início e Data Final: Datas para selecionar o período em que os pedidos buscados foram criados.

Botões do filtro

A seção de Filtro conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Botões de controle do filtro
  • Linhas Exibidas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na consulta. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas

  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização. 

  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos. 

Após a seleção dos filtros, a quantidade de linhas a serem exibidas e clicar em Consultar, a seção de Filtro recuará e a tela retornará as informações encontradas, exibindo os dados relacionados.

Tabela exibindo os itens da consulta
  • Empresa: Exibe a empresa a qual o pedido restrito pertence.
  • Cliente: Exibe o nome do cliente o qual o pedido está associado.
  • Pedido: Exibe o número do pedido correspondente àquela movimentação.
  • Motivo: Exibe uma breve explicação sobre a causa da restrição daquele pedido.
  • Data/Hora: Exibe a data em que o pedido foi criado.
  • Status: Exibe qual a situação daquele pedido com relação às restrições.
  • Data Liberação: Exibe a data em que os pedidos com status liberado foram liberados.
  • Data Bloqueio: Exibe a data em que os pedidos com status restrito foram bloqueados.
  • Bloqueado por: Exibe o usuário responsável pelo bloqueio do pedido.

 Botões dos itens da tabela

Botões relativos a operações dos itens da tabela.

Botões de operações do itens

  • Detalhes do Pedido: Esse botão redireciona para uma tela com informações básicas do pedido.
Mais detalhes sobre o botão.


Nessa tela, será possível identificar informações do cliente e RCA, dados de endereço do cliente, dados de transporte, forma e condição de pagamento. Ainda, é possível visualizar uma tabela com informações dos produtos inclusos no pedido.

Tela de Visualização do pedido com dados do pedido

Algumas informações podem ser modificadas.

  • Nas informações: Número do Pedido do Cliente , Cliente , Transportadora , Tipo frete , Forma de Pagamento , Condição e Pedido CGO .

  • Na tabela: Comissão e Frete .

Ainda, existem botões de Informações do Pedido e Liberação do pedido.

Botões de Informações e Liberação
  • Informações do Pedido: Esse botão apresenta um modal com detalhes de títulos daquele cliente. Verifique sobre os títulos em Gestão de Títulos e administre em Meus Clientes.
Modal com informações financeiras do cliente
  • Liberação do Pedido: Exibe um modal para alteração do status do pedido. É possível observar acima da tabela o status atual do pedido.
Modal de Liberação do Pedido

Para realizar a liberação, verifique o tópico Como Liberar um Pedido na Tela Pedidos Restritos , mais abaixo nesse artigo.


  • Informações do Pedido: Exibe um modal que mostra informações de títulos do cliente.
Mais detalhes sobre o botão.


Nessa tela, será possível identificar desde títulos em aberto, quitados, vencidos, valores, formas de pagamento até o crédito que o cliente possui e observações relacionadas. Ainda, é possível visualizar uma tabela com informações dos títulos a serem pagos pelo cliente.

Para administrar os títulos do cliente, consulte a documentação Gestão de Títulos e visualize os títulos em Meus Clientes.

Modal com informações financeiras do cliente

Ainda, existem botões de Liberação do pedido e Cancelamento do Pedido.

Botões de Liberação do Pedido e Cancelamento
  • Liberação do Pedido: Exibe um pop-up de confirmação para liberação do pedido.
Pop-up de liberação do pedido
  • Cancelamento do Pedido: Exibe um pop-up de confirmação para cancelar o pedido.
Pop-up de cancelamento do pedido

  • Validações de Pedido: Exibe um modal que mostra todas as validações pelas quais aquele pedido passou e não foram bem sucedidas, além de permitir o reprocessamento dessas validações.
Mais detalhes sobre o botão.


Nessa tela, será possível visualizar uma tabela com as validações e alguns botões.

Tela de liberação e reprocessamento de validações
  • Validado: Exibe a situação daquela validação, se foi validada, se está pendente de ser validada ou se a validação foi recusada.
  • Impeditivo: Exibe se a validação é impeditiva ou não, isto é, se ela pode gerar bloqueio ou não do pedido.

Observação: A definição de quais validações são consideradas impeditivas ou não, é feito no sistema pela própria Aglets. Dessa forma, basta entrar em contato com o suporte e solicitar essa configuração.

  • Descrição: Exibe uma curta explicação sobre a validação que foi feita e o que ela considera para aprovação.

Botões de operação dos itens

Existem alguns botões para operar os itens dessa tabela.

Botões de operações dos itens da tabela

  • Atualizar Validação: Esse botão refaz o processamento da validação daquela linha.

  • Reprocessamento da validação: Esse botão libera as validações não impeditivas.

Botões de operação gerais

Existem alguns botões para operar as validações.

Botões de operações do pedido na tela de validações

  • Reprocessa Validações: Esse botão refaz o processamento de todas as validações simultaneamente e atualiza a tabela.

  • Libera Pedido: Esse botão irá refazer todas as validações existentes no sistema e, caso sejam aprovadas, é feita a liberação do pedido.

  • Cancelamento: Esse botão realiza o cancelamento do pedido.


  • Cancelamento do Pedido: Cancela o pedido e, caso for uma transferência, realiza a devolução de transferência.

  • Histórico de Restrições: Registra todas as operações feitas com o pedido como liberação, cancelamento ou restrição.
Mais detalhes sobre o botão.


Nessa tela, será possível visualizar uma tabela com as operações feitas.

Tela de histórico de operações de validação do pedido
  • Data: Exibe a data em que aquela operação ocorreu.
  • Usuário: Exibe qual usuário foi responsável pal.
  • Conteúdo: Exibe uma justificativa de qual a causa do bloqueio daquela validação.


 Botões da tabela

Botões relativos as operações da tabela e exibição de itens.

Botões e campos de controle de exibição da tabela
  • Gerar Planilha: faz o download de um arquivo de planilha com todos os dados exibidos na tabela. 

  • Gerar PDF: faz um printscreen da tabela e gera um arquivo PDF para impressão. 

  • Visualização de Colunas: controla quais colunas serão ocultadas durante a consulta. 

  • Mostrar Linhas: controla o número de linhas exibidas em cada paginação da tabela.  

  • Buscar Item: encontra algum valor (textual ou numérico) entre os dados de todas as colunas conforme os itens formados os filtros. 

  • Seleção de Itens Similares: ao selecionar um primeiro item na tabela e posteriormente clicar nesse botão, serão exibidos somente os itens pertencentes ao mesmo cliente/fornecedor do primeiro item selecionado.

  • Atualizar Tabela: recarrega a tabela para atualizar os valores, caso algum item tenha sido adicionado enquanto a tela estava aberta.


COMO LIBERAR AS RESTRIÇÕES NA TELA PEDIDOS RESTRITOS

As restrições ocorrem uma vez que em um conjunto de validações do sistema, o pedido não consegue cumprir com uma ou mais validações consideradas impeditivas, isto é, que são essenciais para que o pedido siga o processo.

Na tela de Pedidos Restritos, realize o filtro para encontrar o pedido solicitado e clique em . Na tabela gerada, clique em para visualizar uma tela com uma tabela mostrando as restrições pelas quais o pedido passou. Observe quais as descrições e motivações que levaram ao pedido ser restrito para realizar as correções necessárias.

Tela de liberação e reprocessamento de validações do pedido restrito

Após realizar as correções para as validações, clique em na coluna Ações de cada linha para liberar as não impeditivas e em para reprocessar cada validação individualmente ou em no topo da tela para reprocessar todas as validações simultaneamente e em para liberar o pedido, caso todas as impeditivas forem bem sucedidas.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!

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