Visão geral da tela Tipo solicitação

A tela Tipo solicitação no sistema Aglets ERP é utilizada para criar e gerenciar os tipos de solicitação que serão usados nos atendimentos do CRM. O tipo de solicitação será utilizado para registrar no atendimento qual é o motivo pelo qual o solicitante está entrando em contato com o atendente, o problema ou queixa principal.

Visão geral da tela Tipo solicitação

COMO ACESSAR A TELA TIPO SOLICITAÇÃO

No sistema da Aglets ERP, acesse CRM > Cadastro > Tipo solicitação, ou digite “Tipo solicitação” na barra de pesquisa no topo da página.

COMO CONSULTAR OS TIPOS DE SOLICITAÇÃO

Ao acessar a tela de Tipo solicitação, é possível consultar os Tipos de solicitação existentes no sistema utilizando o filtro disponível, que conta com sete campos para auxiliar os usuários nas consultas. Os campos do filtro são:

Todos os campos presentes no filtro da tela Tipo solicitação

  • Descrição: esse campo define o nome do tipo de solicitação.
  • Tipo: esse campo define se o tipo de solicitação é do tipo “Analítico” ou “Sintético”.
  • Solicitação: esse campo para os tipos “Sintético”, define qual o tipo “Analítico” que está vinculado.
  • Equipe: esse campo define para qual equipe aquele tipo de solicitação está vinculado.
  • Ativo: esse campo define se o tipo de solicitação está ativo ou não.
  • Comunica abertura: esse campo define se o tipo de solicitação comunica abertura ou não.
  • Comunica fechamento: esse campo define se o tipo de solicitação comunica fechamento ou não.

Nenhum campo do filtro é obrigatório, permitindo que o usuário os preencha ou não. Caso nenhuma opção de um campo do filtro seja preenchida, o sistema retornará todas as opções disponíveis para o usuário.

Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Tipo solicitação

  • 10 Linhas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na consulta. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas
  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização. 
  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos. 

Após selecionar os filtros desejados, escolha a quantidade de linhas no campo denominado 10 linhas e clique em Consultar para realizar a consulta. A tela retornará as informações encontradas, exibindo os seguintes dados:

Retorno da consulta na tela Tipo solicitação

  • Opções: exibe os botões de ação, sendo possível editar ou excluir.
  • Descrição: exibe o nome do tipo de solicitação.
  • Tipo: exibe se o tipo de solicitação é do tipo “Analítico” ou “Sintético”.
  • Solicitação: para os tipos “Sintético”, exibe qual o tipo “Analítico” que está vinculado.
  • Equipe: exibe a equipe na qual o tipo de solicitação está vinculado.
  • Alerta Porcentagem SLA: exibe a porcentagem na qual o SLA será alertado.
  • Comunica abertura: exibe se aquele tipo de solicitação notifica a abertura do atendimento.
  • Comunica fechamento: exibe se aquele tipo de solicitação notifica o fechamento do atendimento.
  • Ativo: exibe se aquele tipo de solicitação está ativo ou não.
  • Participa WPP: exibe se aquele tipo de solicitação é uma opção para o usuário criar atendimentos através do WhatsApp.
Para obter mais informações sobre os recursos presentes na coluna Opções, clique aqui.

Ainda na tela Tipo solicitação, a coluna de Opções contém dois ícones, cada um com diferentes funcionalidades, para auxiliar no gerenciamento dos tipos de solicitação.

Todos os botões presentes na coluna Opções da tela Tipo solicitação

  • Editar: Essa funcionalidade tem como principal função permitir a alteração de determinadas informações de um tipo de solicitação.
  • Excluir: Essa funcionalidade tem como principal função deletar os dados de um tipo de solicitação.

No filtro da tela Tipo solicitação, está contido um recurso muito importantes para o gerenciamento dos tipos de solicitação do sistema. A função desse recurso será explicada no próximo tópico.

Todos os botões presentes no filtro da tela Tipo solicitação

Por fim, sobre a tabela retornada após a consulta, existem três botões e um campo que realizam ações gerais na tabela:

Todos os botões presentes sobre a tabela na tela Tipo solicitação

  • Exportar para Excel: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo Excel.
  • Exportar para PDF: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo PDF.
  • Ocultar ou Exibir Colunas: Ao clicar neste botão, o usuário pode definir quais colunas da tabela deseja visualizar, ocultando ou exibindo as colunas conforme desejado.
  • Procurar: Ao preencher este campo, o usuário pode pesquisar por qualquer informação exibida na tabela, digitando o termo de busca. Esta função atua como um filtro rápido para a tabela, retornando os resultados da pesquisa instantaneamente sobre as linhas já visíveis de uma consulta feita anteriormente.

COMO CRIAR UM TIPO DE SOLICITAÇÃO

Para criar um tipo de solicitação, clique em Novo:

Botão Novo na tela Tipo solicitação

Após isso, será exibido um pop-up para a criação de um tipo de solicitação. Este pop-up possui duas abas: Dados gerais e Integrações. Incialmente, os campos que compõem a aba Dados serão explicados abaixo.

É possível criar tipos de solicitação do tipo “Analítico” ou “Sintético”. O tipo analítico não possui dados e funciona como uma maneira de organizar os do tipo sintético e, por esse motivo, a aba “Integrações” não estará disponível para ele, apenas para o tipo sintético. Para criá-lo, basta preencher a descrição e selecionar o tipo como “Analítico”. Para criar o do tipo sintético, é necessário preencher:

Aba “Dados gerais” no pop-up de criação de um tipo de solicitação na tela Tipo solicitação

  • Descrição: define o nome do tipo de solicitação.
  • Tipo: nesse caso, deve ser definido como “Sintético”.
  • Solicitação: define para qual tipo “Analítico” que será vinculado.
  • Checklist: define se o tipo de solicitação terá um checklist para preencher no atendimento.
  • Equipe: define a equipe na qual o tipo de solicitação será vinculado.
  • Receber notificação ao atingir (%) do SLA: define a porcentagem na qual o SLA será alertado.
  • Pesquisa de satisfação: define se o tipo de solicitação participa de alguma pesquisa de satisfação.
  • Comunica abertura: define se aquele tipo de solicitação notifica a abertura do atendimento.
  • Comunica fechamento: define se aquele tipo de solicitação notifica o fechamento do atendimento.
  • Participa WPP: define se aquele tipo de solicitação é uma opção para o usuário criar atendimentos através do WhatsApp.
  • Checklist Participa WPP: define se o checklist vinculado a aquele tipo de solicitação, caso possua, ele aparecerá no Chatbot como uma opção de preenchimento. Para que esse seletor seja liberado para uso, obrigatoriamente o campo “Participa WPP” deve estar ligado.
  • Descrição Padrão: caso preenchido, esse texto preencherá a descrição do atendimento ou, se já existir, a substituirá.

Além disso, para cada “Prioridade” configurada no sistema anteriormente, devem ser preenchidas:

Tabela de horas SLA no pop-up de criação de um tipo de solicitação na tela Tipo solicitação

  • Hora SLA de solução: define a quantidade (em horas) para o cálculo de SLA de solução.
  • Hora SLA de atendimento: define a quantidade (em horas) para o cálculo de SLA de atendimento.

Para entender melhor sobre a Rotina de cálculo de hora SLA, clique aqui!

Após preenchido a aba de Dados gerais e obrigatoriamente ter selecionado um checklist, a aba “Integrações” poderá ser preenchida. Será necessário selecionar apenas o campo:

Aba “Integrações” no pop-up de criação de um tipo de solicitação na tela Tipo solicitação

  • Integração: define se o tipo de solicitação participa de alguma integração com outros módulos do sistema.

Até o momento, é possível configurar a integração “AGLETS_CRM_FINANCEIRO”, responsável por gerar segunda via de boleto e integração “AGLETS_CRM_PRODUTOS”, responsável por gerar o XML e o DANFE no WhatsApp. É necessário utilizar o checklist de modelo em conjunto com a integração (não será possível salvar o tipo de solicitação com integração se não existir um checklist vinculado). Na integração com Financeiro, é necessário utilizar o checklist “Associar títulos” e na integração com Produtos, o checklist “Associar notas fiscais de venda”. Para entender melhor sobre o Chatbot no WhatsApp, clique aqui!

Com os campos preenchidos e selecionados, agora é só clicar no botão “Salvar novo” para criar o tipo de solicitação!

Botão Salvar novo para criar um Tipo de solicitação

COMO O TIPO SOLICITAÇÃO É UTILIZADO NO ATENDIMENTO

Para que o tipo de solicitação seja utilizado no atendimento, é importante que o seu cadastro tenha sido feito corretamente. Ao acessar a tela de “Atendimento” e abrir o pop-up de criar um atendimento, é possível selecionar os tipos de solicitação a partir do campo informado abaixo:

Pop-up de criação de um atendimento na tela “Atendimento”

O tipo de solicitação, além de indicar o problema daquele atendimento, será usado também para escolher o atendente (de acordo com a equipe vinculado a ele) para o cálculo das horas SLA, para preenchimento de checklist e para definir se aquele atendimento terá uma pesquisa de satisfação enviada para o solicitante o encerrar o atendimento.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!

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