Para auxiliar no gerenciamento de horas de cada equipe e cliente, foi criada a tela de Cadastro de Calendário de trabalho. Nessa tela, é possível criar calendários e associá-los as equipes e clientes cadastrados.
Podem, então, ser cadastrados quatro tipos de calendário:
- Global: Será o calendário padrão;
- Associado a clientes: Calendário para gerenciar as horas de atendimento a clientes;
- Associado e equipes: Calendário para gerenciar as horas de trabalho de cada equipe
- Associado a clientes e a equipes: Caso a carga horária seja a mesma, também é possível associar clientes e equipes no mesmo calendário.
Filtros da tela
É possível realizar buscas por calendários cadastrados com os seguintes campos de filtro:
- Nome do calendário: Busque calendários pelo nome;
- Cliente: Busque calendários em que o cliente selecionado esteja associado;
- Tipo de calendário: Busque por todos os calendários, Global, ou Não Globais.
- Equipe: Busque calendários em que a equipe selecionada esteja associada;
Cadastrando um Calendário Global
O calendário Global, é o tipo de calendário padrão, e que é único, ou seja, não é permitido a criação de outro calendário global, caso já exista um cadastrado. Então, para cadastrar um calendário global, é necessário seguir os passos:
- Clicar no botão “+Novo”;
- Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos:
- Nome do calendário; e
- Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Sim”
- Na aba Horários:
- Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não);
- Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana;
- Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”.
- Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário.
Cadastrando um Calendário associado a Clientes
É possível associar clientes a calendários, para gerenciar as horas em que esse cliente será atendido. Em um calendário, podem existir vários clientes associados, entretanto, um cliente pode estar associado a somente um calendário.
Para cadastrar um calendário associado a clientes, basta seguir os seguintes passos:
- Clicar no botão “+Novo”;
- Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos:
- Nome do calendário, com o nome do calendário;
- No campo Cliente, selecione um ou mais clientes a serem associados ao calendário. É possível realizar uma busca pelo nome do cliente, entretanto, ao selecionar um cliente, e então buscar por outro, a seleção anterior será perdida; e
- Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não”.
- Na aba Horários:
- Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não);
- Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana;
- Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”.
- Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário.
Cadastrando um Calendário associado a Equipes
Ao associar equipes a um calendário, é feita a delimitação do horário de trabalho daquela equipe. Em um calendário, podem ser cadastradas várias equipes, entretanto, uma equipe pode estar associada a somente um calendário.
Para cadastrar um calendário associando equipes, basta seguir os seguintes passos:
- Clicar no botão “+Novo”;
- Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos:
- Nome do calendário;
- No campo Equipe, selecione uma ou mais equipes a serem associadas ao calendário. É possível realizar uma busca pela descrição da equipe, entretanto, ao selecionar uma equipe, e então buscar por outra, a seleção anterior será perdida; e
- Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não”
- Na aba Horários:
- Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não);
- Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana;
- Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”.
- Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário.
Também é possível vincular um calendário a uma equipe na edição/criação da própria equipe. Nessa opção Calendário de trabalho, serão exibidos todos os calendários criados, exceto o Global, pois este não pode ser vinculado a uma equipe ou cliente.
Selecionando um calendário através dessa tela de Equipe, ele também refletirá na tela de Calendário.
Cadastrando um Calendário associado a Clientes e a Equipes
Também é possível associar clientes e equipes ao mesmo calendário. Isso, é claro, caso os horários forem os mesmos para ambos.
Lembrando que um cliente e uma equipe, podem estar associados a somente um calendário, para cadastrar um calendário associado aos dois, siga os seguintes passos:
- Clicar no botão “+Novo”;
- Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos:
- Nome do calendário;
- No campo Cliente, selecione um ou mais clientes a serem associados ao calendário. É possível realizar uma busca pelo nome do cliente, entretanto, ao selecionar um cliente, e então buscar por outro, a seleção anterior será perdida;
- No campo Equipe, selecione uma ou mais equipes a serem associadas ao calendário. É possível realizar uma busca pela descrição da equipe, entretanto, ao selecionar uma equipe, e então buscar por outra, a seleção anterior será perdida; e
- Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não”.
- Na aba Horários:
- Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não);
- Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana;
- Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”.
- Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário.
Ações
Na tabela, são permitidas algumas ações a serem feitas nos calendários. Em cada linha de calendário, ao final, se encontram os botões de ação. São eles: Edição (botão azul com ícone de lápis) e Exclusão (botão vermelho com ícone de lixeira).
Edição
Ao clicar no botão de edição, o modal com os dados do calendário é aberto e o usuário pode alterar todos os campos cadastrados no calendário.
Exclusão
Ao clicar no botão de exclusão, um pop-up de confirmação será exibido ao usuário para confirmar que ele realmente deseja excluir o calendário:
Caso o usuário selecione a opção Não, a ação será cancelada. Entretanto, caso selecione a opção Sim, o calendário selecionado será excluído.