Calendário de trabalho

Para auxiliar no gerenciamento de horas de cada equipe e cliente, foi criada a tela de Cadastro de Calendário de trabalho. Nessa tela, é possível criar calendários e associá-los as equipes e clientes cadastrados. 

Podem, então, ser cadastrados quatro tipos de calendário: 

  • Global: Será o calendário padrão; 
  • Associado a clientes: Calendário para gerenciar as horas de atendimento a clientes; 
  • Associado e equipes: Calendário para gerenciar as horas de trabalho de cada equipe 
  • Associado a clientes e a equipes: Caso a carga horária seja a mesma, também é possível associar clientes e equipes no mesmo calendário. 

Filtros da tela

É possível realizar buscas por calendários cadastrados com os seguintes campos de filtro: 

  • Nome do calendário: Busque calendários pelo nome; 
  • Cliente: Busque calendários em que o cliente selecionado esteja associado; 
  • Tipo de calendário: Busque por todos os calendários, Global, ou Não Globais. 
  • Equipe: Busque calendários em que a equipe selecionada esteja associada; 

Cadastrando um Calendário Global

O calendário Global, é o tipo de calendário padrão, e que é único, ou seja, não é permitido a criação de outro calendário global, caso já exista um cadastrado. Então, para cadastrar um calendário global, é necessário seguir os passos: 

  1. Clicar no botão “+Novo”; 
  1. Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos: 
  1. Nome do calendário; e 
  1. Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Sim” 
  1. Na aba Horários: 
  1. Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não); 
  1. Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana; 
  1. Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”. 
  1. Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário. 

Cadastrando um Calendário associado a Clientes

É possível associar clientes a calendários, para gerenciar as horas em que esse cliente será atendido. Em um calendário, podem existir vários clientes associados, entretanto, um cliente pode estar associado a somente um calendário. 

Para cadastrar um calendário associado a clientes, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Clicar no botão “+Novo”; 
  1. Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos: 
  1. Nome do calendário, com o nome do calendário; 
  1. No campo Cliente, selecione um ou mais clientes a serem associados ao calendário. É possível realizar uma busca pelo nome do cliente, entretanto, ao selecionar um cliente, e então buscar por outro, a seleção anterior será perdida; e 
  1. Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não”.
  1. Na aba Horários: 
  1. Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não); 
  1. Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana; 
  1. Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”. 
  1. Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário. 

Cadastrando um Calendário associado a Equipes

Ao associar equipes a um calendário, é feita a delimitação do horário de trabalho daquela equipe. Em um calendário, podem ser cadastradas várias equipes, entretanto, uma equipe pode estar associada a somente um calendário. 

Para cadastrar um calendário associando equipes, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Clicar no botão “+Novo”; 
  1. Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos: 
  1. Nome do calendário; 
  1. No campo Equipe, selecione uma ou mais equipes a serem associadas ao calendário. É possível realizar uma busca pela descrição da equipe, entretanto, ao selecionar uma equipe, e então buscar por outra, a seleção anterior será perdida; e 
  1. Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não” 
  1. Na aba Horários: 
  1. Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não); 
  1. Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana; 
  1. Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”. 
  1. Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário. 

Também é possível vincular um calendário a uma equipe na edição/criação da própria equipe. Nessa opção Calendário de trabalho, serão exibidos todos os calendários criados, exceto o Global, pois este não pode ser vinculado a uma equipe ou cliente. 

Selecionando um calendário através dessa tela de Equipe, ele também refletirá na tela de Calendário. 

Cadastrando um Calendário associado a Clientes e a Equipes

Também é possível associar clientes e equipes ao mesmo calendário. Isso, é claro, caso os horários forem os mesmos para ambos. 

Lembrando que um cliente e uma equipe, podem estar associados a somente um calendário, para cadastrar um calendário associado aos dois, siga os seguintes passos: 

  1. Clicar no botão “+Novo”; 
  1. Um modal será aberto para preenchimento dos campos necessários. Na aba Dados Gerais, preencha os campos: 
  1. Nome do calendário; 
  1. No campo Cliente, selecione um ou mais clientes a serem associados ao calendário. É possível realizar uma busca pelo nome do cliente, entretanto, ao selecionar um cliente, e então buscar por outro, a seleção anterior será perdida; 
  1. No campo Equipe, selecione uma ou mais equipes a serem associadas ao calendário. É possível realizar uma busca pela descrição da equipe, entretanto, ao selecionar uma equipe, e então buscar por outra, a seleção anterior será perdida; e 
  1. Selecione, no campo “Calendário Global”, a opção “Não”.
  1. Na aba Horários: 
  1. Selecione no campo “Somente dia útil”, a opção de cadastrar um calendário de dias úteis (opção Sim), ou com todos os dias da semana (opção Não); 
  1. Preencha as horas iniciais e finas de cada dia da semana; 
  1. Caso o horário seja padrão, preencha nos campos “Hora inicial padrão” e Horário final padrão” as horas iniciais e finais a serem adicionados a todos os dias da semana, e então, clique no botão “Aplicar para todos”. 
  1. Confira se todos os dados estão corretos e então clique no botão “Salvar” para efetivar o cadastro do calendário. 

Ações

Na tabela, são permitidas algumas ações a serem feitas nos calendários. Em cada linha de calendário, ao final, se encontram os botões de ação. São eles: Edição (botão azul com ícone de lápis) e Exclusão (botão vermelho com ícone de lixeira). 

Edição 

Ao clicar no botão de edição, o modal com os dados do calendário é aberto e o usuário pode alterar todos os campos cadastrados no calendário. 

Exclusão 

Ao clicar no botão de exclusão, um pop-up de confirmação será exibido ao usuário para confirmar que ele realmente deseja excluir o calendário: 

Caso o usuário selecione a opção Não, a ação será cancelada. Entretanto, caso selecione a opção Sim, o calendário selecionado será excluído. 

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