Com o contínuo crescimento da indústria e as mudanças ocorridas nos últimos anos, investir em um portal de e-commerce B2B se tornou uma necessidade para as empresas. Aumento da concorrência e a demanda por sites mais sofisticados que atendam aos requisitos dos consumidores são os principais desafios para os próximos anos.
Estatísticas do e-commerce B2B
De acordo com um estudo recente da Grand View Research, uma empresa especializada em pesquisa e consultoria de mercado, prevê-se que o mercado global de e-commerce B2B crescerá aproximadamente 19,7% ao ano, entre 2022 e 2030.
Um estudo divulgado pela DHL Express revelou que até 2025, 80% das vendas B2B ocorrerão no ambiente digital. Esse crescimento pode ser entendido como uma consequência das experiências positivas no mercado B2C, que têm levado as pessoas a confiarem cada vez mais nos processos online. No contexto brasileiro, o e-commerce B2B representa uma oportunidade gigantesca, pois permite que empresas em todo o país tenham acesso a produtos e serviços que antes só eram encontrados em grandes centros.
Tendências do portal de e-commerce B2B
As indústrias que competem com o varejo ainda enfrentam muitos desafios quando se trata de vender online. No entanto, existem algumas tendências que podem impulsionar o crescimento das vendas online no setor B2B.
Personalize as experiências de compra online
A personalização das experiências não se limita apenas às lojas de varejo. Muitas empresas também estão buscando desenvolver relacionamentos e fidelidade com seus fornecedores.
É importante entender que não haverá uma competição acirrada com os e-commerces B2C. Além disso, é preciso considerar que os lojistas que compram de fornecedores também são consumidores. Eles buscam as mesmas experiências que encontram em sites de varejo, seja para melhor compreensão do produto ou para aprimorar seus relacionamentos com os compradores.
Priorize produtos e informações
Uma das maiores dores dos consumidores do portal de e-commerce B2B é encontrar produtos. Mesmo quando conseguem encontrá-los, ainda enfrentam o desafio de obter informações atualizadas.
Os compradores também precisam de informações vitais para poder transmiti-las aos seus clientes, que desejam ter bons motivos para adquirir e vender determinado produto.
Entregue produtos com velocidade
À medida que as empresas B2B ganham espaço no mercado digital, cresce a necessidade de envios rápidos e eficientes.
As expectativas dos consumidores estão cada vez maiores, e essa é outra maneira pela qual as empresas B2B podem atrair clientes. Muitos e-commerces B2C se destacam pela velocidade de envio, e diversos clientes estão dispostos a pagar mais pelo prazo de entrega reduzido.
Explore as redes sociais
Historicamente dominadas pelos e-commerces B2C, as redes sociais estão se tornando cada vez mais relevantes para as empresas B2B, pois muitos compradores já as utilizam.
De acordo com a Gartner, aproximadamente 46% dos compradores B2B usam as redes sociais para buscar informações sobre soluções disponíveis, 40% as utilizam para comparar soluções e 35% as utilizam para coletar informações antes de finalizar uma compra.
Conclusão
Enquanto 2020 e 2021 foram marcados pela transição dos negócios para o ambiente online, os anos seguintes serão focados em otimizar a experiência online para atender às expectativas dos compradores.
Nesse sentido, as empresas B2B devem se concentrar nas tendências mencionadas acima para impulsionar o crescimento das vendas online. Coletar dados sobre os consumidores e desenvolver estratégias de crescimento digital serão fundamentais para o sucesso nesse mercado.
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