A tela Gestão de Empresas no sistema Aglets ERP é uma rotina administrativa que garante que todas as empresas estejam devidamente registradas e com os dados atualizados, permitindo que possam ser acompanhadas por meio de seus status, informações e outros. Nela, é possível consultar e acompanhar os registros de empresas, bem como editar e criar novos cadastros, além de definir padrões de tributação. Só pode ser acessada pelo usuário com acesso de administrador.
COMO ACESSAR A TELA GESTÃO DE EMPRESAS
No sistema da Aglets ERP, acesse Administração > Configurações > Gestão de Empresas, ou digite “Gestão de Empresas” na barra de pesquisa no topo da página.
COMO CONSULTAR AS EMPRESAS NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS
Ao acessar a tela de Gestão de Empresas, é possível consultar as empresas existentes no sistema utilizando a seção Filtro preenchendo os campos, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*).
- Empresa: Refere-se à empresa consultada.
- Status: Refere-se ao status da empresa consultada que pode ser ativa ou inativa.
Botões do filtro
A seção de Filtro conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:
- Linhas Exibidas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na consulta. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas.
- Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
- Cancelar Consulta: Ao clicar neste botão, após realizar a consulta, a tabela e o balão informativo serão recuados.
Após a seleção dos filtros, a quantidade de linhas a serem exibidas e realizar a consulta, a seção de Filtro recuará e a tela retornará as informações encontradas, exibindo os dados relacionados.
- Nome: Exibe os nomes das empresas cadastradas.
- Prefixo: Exibe parte do CNPJ das empresas consultadas.
- Certificado: Exibe o código do certificado da empresa.
- Status: Exibe o status da empresa, se está Ativa ou Inativa.
Botões dos itens da tabela
Botões relativos a operações dos itens da tabela.
- Agendamento Tributário: Neste botão é realizado o agendamento de um novo regime tributário para a empresa.
Detalhes sobre Agendamento Tributário
Essa situação ocorre quando a empresa prevê aumento ou redução no lucro para o próximo ano, ocasionando a necessidade de um novo regime tributário que atenda às novas especificações de lucro e tamanho da empresa.
Campos
- Regime Tributário Atual e Regime Tributário: São os regimes tributários atuais da empresa até o momento do agendamento e o novo regime ao qual pretende-se aderir.
- Data Início e Hora Início: Data e hora da mudança.
- CST do PIS/COFINS entrada e CST do PIS/COFINS saída: Refere-se ao CST (Código de Situação Tributária) que especifica o tipo daquela tributação com relação ao PIS/COFINS das operações de entrada e as de saída.
- Alíquota PIS e Alíquota COFINS: São os valores das taxas do PIS e do COFINS.
Atenção: Deve-se atentar ao preencher os campos de alíquota, pois podem variar por fatores de regime tributário e a cumulatividade desses tributos.
Tabela
- Usuário: Exibe o usuário responsável pela criação do agendamento.
- Dia Cadastro: Exibe o dia em que o agendamento foi realizado.
- Regime Tributário: Exibe o Regime Tributário novo que será aderido.
- Data Início e Data Fim: Exibe a data e hora inicial e final da mudança.
Botões de operação de agendamento
Botões para operação individual dos agendamentos tributários.
- Edição do Agendamento: Neste botão é aberta uma tela para edição de dados do agendamento referido. Os campos são os mesmos do cadastro de agendamento.
- Deletar Agendamento: Este botão irá deletar o agendamento referido.
Atenção: Após o novo regime tributário entrar em vigor, é necessário que seja refeita toda a tributação dos produtos daquela empresa.
- Editar Empresa: Exibe uma tela para edição dos dados cadastrais da empresa. Verifique mais abaixo, nessa mesma documentação, COMO EDITAR UMA EMPRESA NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS .
- Visualizar Dados da Empresa: Exibe uma tela que apresenta os dados cadastrais da empresa. Verifique mais abaixo, nessa mesma documentação, COMO VISUALIZAR UMA EMPRESA NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS .
- ou Status da Empresa: Altera o status da empresa para inativa ou para ativa.
Botões da tabela
Botões relativos as operações da tabela e exibição de itens.
- Gerar Planilha: faz o download de um arquivo de planilha com todos os dados exibidos na tabela.
- Gerar PDF: faz um printscreen da tabela e gera um arquivo PDF para impressão.
- Visualização de Colunas: controla quais colunas serão ocultadas durante a consulta.
- Mostrar Linhas: controla o número de linhas exibidas em cada paginação da tabela.
- Buscar Item: encontra algum valor (textual ou numérico) entre os dados de todas as colunas conforme os itens formados os filtros.
- Seleção de Itens Similares: ao selecionar um primeiro item na tabela e posteriormente clicar nesse botão, serão exibidos somente os itens pertencentes ao mesmo cliente/fornecedor do primeiro item selecionado.
- Atualizar Tabela: recarrega a tabela para atualizar os valores, caso algum item tenha sido adicionado enquanto a tela estava aberta.
COMO LIBERAR AS RESTRIÇÕES NA TELA PEDIDOS RESTRITOS
Para iniciar o cadastro de uma nova empresa, vá para a seção de Filtro e clique em e a tela Nova Empresa . Nela, existem sete abas para preenchimento e os campos marcados com um asterisco vermelho (*) são obrigatórios, isto é, não podem ficar vazios.
Aba Dados Gerais
Em Nova Empresa são preenchidos os dados básicos de cadastro, possuindo os seguintes campos:
- CNPJ, Razão Social e Arquivo da Logo: São dados de identificação, sendo o CNPJ da empresa origem, o nome e um arquivo com a imagem da logo da empresa.
- Prefixo: Código da empresa.
- Certificado: Um código para validar as operações que utilizam do CNPJ da empresa. Pode ser novo ou existente, esse último quando a empresa matriz já emitiu um certificado e a filial pode reutilizá-lo.
- CEP, Número e Telefone: São dados referentes ao endereço e telefone.
Observação: Quando o CEP é preenchido, os campos de Logradouro, Município, Bairro e UF são preenchidos automaticamente.
- Inscrição Estadual e Inscrição Municipal: Inscrições da empresa nos estado e município em que atua. A Inscrição Municipal é utilizada apenas para notas de serviço.
- Contador: Chefe de contabilidade da empresa.
- Empresa contabilidade: Empresa responsável pelo setor de contabilidade da empresa.
- SUFRAMA: Código utilizado por empresas com sede ou que possuem relação comercial com empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Aba Formação de Preço
Campos
É possível visualizar dois campos.
- Empresa Origem do Custo Médio: Neste campo de seleção, é definida qual a empresa que vai gerar aquele custo médio.
- Utiliza tabela de venda com tributação por custo de entrada: Neste marcador é definido se a empresa gera uma tabela de venda com tributação específica para cada UF a qual atende. Verifique as tabelas de venda em Gestão de Tabela de Venda.
Marcadores
Nesta aba existem os modificadores que formarão o preço das bases de cálculo, um valor sobre o qual será recaída a tributação, somando, subtraindo ou desconsiderando algum fator.
- Base ICMS OP Própria, Base ICMS ST e Base IPI:
- Outras Despesas , Frete – CIF , IPI , Seguro e Desconto .
- Base PIS e Base COFINS:
- Todos os impostos anteriores, mas com adição de ICMS ST e ICMS .
Aba Financeiro
Nessa aba é possível deixar pré-definido no campo Cobrador Padrão qual o órgão será o cobrador dos títulos gerados por aquela empresa.
Aba Faturamento
Na aba de faturamento são definidos os padrões de configuração para faturar as notas fiscais. Nela, existem os seguintes campos:
- Ambiente NFE: É o ambiente em que a empresa emitirá notas; se em Homologação, isto é, ambiente usado para testes, ou Produção, ambiente de uso e impacto real, que gera compra e venda em processo com o Fisco ou a Sefaz.
- Transmissão da NFE: Modo de transmissão da nota para a Sefaz. Se Normal, vai passar pelo processo de ir para a Sefaz, ser autorizada e validada e retornar a confirmação de forma instantânea. No modo EPEC, a nota ficará em contingência por até 30 dias até que seja autorizada pela Sefaz.
Detalhes sobre Transmissão da NFE
Observação: Esse processo de transmissão vai permitir a finalização do processo de venda, mas que precisa ser autorizada posteriormente pelo órgão competente para validar aquela transação.
Atenção: Notas em contingência não podem ser canceladas ou corrigidas por carta de correção. Nesse caso, deve-se esperar a validação para depois ser cancelada ou corrigida.
- Série NFE e Número NFE: Série e Número da Nota Fiscal. Elas são sequenciais e existe uma faixa de números de NFe para cada série; por exemplo, podem existir notas com mesmo número, mas que pertencem a séries diferentes. Assim o conjunto delas forma um número único para cada nota fiscal.
Observação: Esses campos só aparecem no modal de criação. Para realizar a edição desses valores na edição, verifique, no modal de edição, na aba Faturamento, ao lado do campo Ambiente NFE, um botão que exibe o pop-up de alteração.
- Tributação: São as formas de tributação que a empresa realiza suas atividades.
Detalhes sobre Tributação
- ST (Sem Tributação): Significa que a empresa ou a operação não está sujeita a nenhum tipo de imposto. Isso pode ocorrer em situações específicas onde a legislação prevê a isenção total de tributos.
- TT (Totalmente Tributado): Indica que a empresa ou a operação está sujeita a todos os impostos aplicáveis. Isso inclui tributos federais, estaduais e municipais, conforme a legislação vigente.
- NT (Não Tributado): Refere-se à operações ou empresas que, por alguma razão, não estão sujeitas a determinados impostos. Pode ser devido à natureza da operação ou a uma legislação específica que exclui a tributação.
- II (Isento): Significa que a empresa ou a operação está isenta de pagar certos impostos. A isenção pode ser total ou parcial e é geralmente concedida por meio de leis específicas que beneficiam determinados setores ou atividades econômicas.
- Vender para clientes: São os tipos das pessoas os quais a empresa destina vendas, podendo ser Jurídica (produtor rural, com IE ou sem IE), Física (comum ou produtor rural) ou Exterior.
Observação: a tela de inclusão de pedido utiliza desse parâmetro para exibir apenas os clientes que poderão receber a venda.
- Emitir NFe interestaduais para clientes sem IE: Declara se a venda pode ser feita para clientes sem inscrição estadual, em vendas interestaduais.
Observação: a tela de inclusão de pedido utiliza desse parâmetro para exibir apenas os clientes que poderão receber a venda.
- Enviar e-mail da Nota Fiscal: Envia o xml e o Danfe da nota por e-mail para o endereço eletrônico cadastrado no usuário da sessão.
Estoque:
Nesse campo são definidas as definições de estoque da empresa.
- Controle de Estoque: Se a empresa tem controle sobre o estoque movimentado.
- Tipo Estoque: Esse campo é preenchido quando a empresa possui um estoque próprio ou se é uma filial, isto é, seu estoque não fica retido na empresa e é adquirido de outra empresa.
Atenção: As empresas filiais não podem ter estoque, devido ao processo de venda e seu caráter nesse processo.
- Filial: Caso for selecionado, novos campos surgirão na tela.
- Empresa origem: A empresa que possui estoque e que fornece para a filial.
Atenção: a empresa que fornece o estoque deve estar cadastrada no sistema.
- CGO Transferência: Define qual o CGO utilizado daquela forma de transferência entre as empresas de origem e filial. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.
- CGO de Devolução de transferência: Define o CGO utilizado naquela forma de devolução de transferência entre as empresas filial e a origem. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.
- Intervalo horas emissão: Esse intervalo é um tempo aproximado da transferência entre as empresas.
Observação: Uma nota de entrada de devolução de transferência terá sua entrada validada depois que passar, no mínimo, o tempo de transferência definido nesse campo.
- CGO entrada de Devolução de Transferência: Define o CGO utilizado para aquela forma de entrada de devolução de transferência entre as empresas filial e a origem. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.
- UF de Entrada e UF de Saída: São os estados para os quais a empresa realiza movimentações de entrada e saída.
- Observação do pedido: Esse campo é emitido na nota fiscal e faz uma junção das observações do CGO ao qual ele está relacionado, a própria observação do cadastro da empresa e a observação da inclusão de pedido.
Aba Integração
Nessa aba, os campos são opcionais e são utilizados pelas empresas que possuem um serviço do NDD e-Agente.
Nesses campos serão inseridos os códigos que direcionam aos servidores das empresas para que o NDD e-Agente consiga acesso a eles, de forma a acompanhar cada faturamento de nota para que seja feita automaticamente a transmissão para a Sefaz. Um campo é para o ambiente de produção, isto é, que gera notas reais e o outro é para a homologação, isto é, para notas de teste.
Aba IE Substituto Tributário
Nessa aba são apresentados os campos para a inserção da inscrição estadual nas UF as quais a empresa realiza vendas, selecionadas no campo UF de Saída , na aba Faturamento .
Aba Fiscal
Na aba fiscal são definidas as configurações de tributação da empresa.
- Contribuinte do IPI: O IPI é o Imposto de Produto Industrializado. Define se a empresa é uma indústria e recebe essa tributação.
- Regime Tributário: São os regimes de tributação baseados no porte e no lucro final da empresa.
Observação: Cada regime possui um guia de tributação diferente, bem como alíquotas definidas, além da permissão de direito ao crédito ou não.
- Atividade preponderante: Campo não obrigatório em planejamento de uso.
- PIS/COFINS
- CST do PIS/COFINS entrada e CST do PIS/COFINS saída: Refere-se ao CST (Código de Situação Tributária) que especifica o tipo daquela tributação com relação ao PIS/COFINS.
- Alíquota PIS e Alíquota COFINS: São os valores das taxas do PIS e do COFINS.
Atenção: Deve-se ficar atento ao preencher esses campos, pois dependendo do regime tributário, esses valores podem sofrer diferenças, bem como devido a cumulatividade e a não cumulatividade desses tributos.
No modal de Edição e no de Visualização, após clicar no botão e realizar o cadastro da empresa, todos os campos do modal de cadastro ficam disponíveis, com alguns acréscimos.
Aba Usuários
Nessa aba é possível observar uma tabela com todos os usuários clientes relacionados àquela determinada empresa. No início de cada linha há uma caixa de seleção para a ativação e desativação de determinado cliente usuário da empresa.
Observação: essa aba surge tanto no modal de Edição, quanto no de Visualização.
Cadastro de Empresa
Na aba fiscal é exibida uma tabela com as empresas matriz e filiais. Na coluna Matriz existem botões para definir quais das empresas relacionadas são matriz. Essa tabela só aparece no modal de Edição.
Observação: As empresas filiais compartilham o início do CNPJ com a empresa matriz.
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