Visão Geral de Gestão de Empresas

A tela Gestão de Empresas no sistema Aglets ERP é uma rotina administrativa que garante que todas as empresas estejam devidamente registradas e com os dados atualizados, permitindo que possam ser acompanhadas por meio de seus status, informações e outros. Nela, é possível consultar e acompanhar os registros de empresas, bem como editar e criar novos cadastros, além de definir padrões de tributação. Só pode ser acessada pelo usuário com acesso de administrador.

Tela inicial de Gestão de Empresas

COMO ACESSAR A TELA GESTÃO DE EMPRESAS

No sistema da Aglets ERP, acesse Administração > Configurações > Gestão de Empresas, ou digite “Gestão de Empresas” na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR AS EMPRESAS NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS

Ao acessar a tela de Gestão de Empresas, é possível consultar as empresas existentes no sistema utilizando a seção Filtro preenchendo os campos, sendo os obrigatórios marcados por um asterisco vermelho (*)

Seção de Filtros na tela Gestão de Empresas
  • Empresa: Refere-se à empresa consultada.
  • Status: Refere-se ao status da empresa consultada que pode ser ativa ou inativa.
Botões do filtro

A seção de Filtro conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Botões de operação do Filtro
  • Linhas Exibidas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na consulta. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas

  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização. 

  • Cancelar Consulta: Ao clicar neste botão, após realizar a consulta, a tabela e o balão informativo serão recuados.

Após a seleção dos filtros, a quantidade de linhas a serem exibidas e realizar a consulta, a seção de Filtro recuará e a tela retornará as informações encontradas, exibindo os dados relacionados.

Tabela de exibição das empresas relacionadas ao Filtro selecionado

  • Nome: Exibe os nomes das empresas cadastradas.
  • Prefixo: Exibe parte do CNPJ das empresas consultadas.
  • Certificado: Exibe o código do certificado da empresa.
  • Status: Exibe o status da empresa, se está Ativa ou Inativa.
 Botões dos itens da tabela

Botões relativos a operações dos itens da tabela.

Botões de operações dos itens

  • Agendamento Tributário: Neste botão é realizado o agendamento de um novo regime tributário para a empresa.
Detalhes sobre Agendamento Tributário

Essa situação ocorre quando a empresa prevê aumento ou redução no lucro para o próximo ano, ocasionando a necessidade de um novo regime tributário que atenda às novas especificações de lucro e tamanho da empresa.

Tela de gestão de agendamento tributário na tela Gestão de Empresas

Campos

  • Regime Tributário Atual e Regime Tributário: São os regimes tributários atuais da empresa até o momento do agendamento e o novo regime ao qual pretende-se aderir.
  • Data Início e Hora Início: Data e hora da mudança.
  • CST do PIS/COFINS entrada e CST do PIS/COFINS saída: Refere-se ao CST (Código de Situação Tributária) que especifica o tipo daquela tributação com relação ao PIS/COFINS das operações de entrada e as de saída.
  • Alíquota PIS e Alíquota COFINS: São os valores das taxas do PIS e do COFINS.

Atenção: Deve-se atentar ao preencher os campos de alíquota, pois podem variar por fatores de regime tributário e a cumulatividade desses tributos.

Tabela

  • Usuário: Exibe o usuário responsável pela criação do agendamento.
  • Dia Cadastro: Exibe o dia em que o agendamento foi realizado.
  • Regime Tributário: Exibe o Regime Tributário novo que será aderido.
  • Data Início e Data Fim: Exibe a data e hora inicial e final da mudança.
Botões de operação de agendamento


Botões para operação individual dos agendamentos tributários.

Botões de operação individual dos itens
  • Edição do Agendamento: Neste botão é aberta uma tela para edição de dados do agendamento referido. Os campos são os mesmos do cadastro de agendamento.
Tela para edição individual das configurações do agendamento referido

  • Deletar Agendamento: Este botão irá deletar o agendamento referido.

Atenção: Após o novo regime tributário entrar em vigor, é necessário que seja refeita toda a tributação dos produtos daquela empresa.


  • Editar Empresa: Exibe uma tela para edição dos dados cadastrais da empresa. Verifique mais abaixo, nessa mesma documentação, COMO EDITAR UMA EMPRESA NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS .

  • Visualizar Dados da Empresa: Exibe uma tela que apresenta os dados cadastrais da empresa. Verifique mais abaixo, nessa mesma documentação, COMO VISUALIZAR UMA EMPRESA NA TELA GESTÃO DE EMPRESAS .

  • ou Status da Empresa: Altera o status da empresa para inativa ou para ativa.

 Botões da tabela

Botões relativos as operações da tabela e exibição de itens.

Botões e campos de controle de exibição da tabela
  • Gerar Planilha: faz o download de um arquivo de planilha com todos os dados exibidos na tabela. 

  • Gerar PDF: faz um printscreen da tabela e gera um arquivo PDF para impressão. 

  • Visualização de Colunas: controla quais colunas serão ocultadas durante a consulta. 

  • Mostrar Linhas: controla o número de linhas exibidas em cada paginação da tabela.  

  • Buscar Item: encontra algum valor (textual ou numérico) entre os dados de todas as colunas conforme os itens formados os filtros. 

  • Seleção de Itens Similares: ao selecionar um primeiro item na tabela e posteriormente clicar nesse botão, serão exibidos somente os itens pertencentes ao mesmo cliente/fornecedor do primeiro item selecionado.

  • Atualizar Tabela: recarrega a tabela para atualizar os valores, caso algum item tenha sido adicionado enquanto a tela estava aberta.


COMO LIBERAR AS RESTRIÇÕES NA TELA PEDIDOS RESTRITOS

Para iniciar o cadastro de uma nova empresa, vá para a seção de Filtro e clique em e a tela Nova Empresa . Nela, existem sete abas para preenchimento e os campos marcados com um asterisco vermelho (*) são obrigatórios, isto é, não podem ficar vazios.

Aba Dados Gerais

Tela de cadastro de empresa em Gestão de Empresas, aba Dados Gerais

Em Nova Empresa são preenchidos os dados básicos de cadastro, possuindo os seguintes campos:

  • CNPJ, Razão Social e Arquivo da Logo: São dados de identificação, sendo o CNPJ da empresa origem, o nome e um arquivo com a imagem da logo da empresa.
  • Prefixo: Código da empresa.
  • Certificado: Um código para validar as operações que utilizam do CNPJ da empresa. Pode ser novo ou existente, esse último quando a empresa matriz já emitiu um certificado e a filial pode reutilizá-lo.
  • CEP, Número e Telefone: São dados referentes ao endereço e telefone.

Observação: Quando o CEP é preenchido, os campos de Logradouro, Município, Bairro e UF são preenchidos automaticamente.

  • Inscrição Estadual e Inscrição Municipal: Inscrições da empresa nos estado e município em que atua. A Inscrição Municipal é utilizada apenas para notas de serviço.
  • Contador: Chefe de contabilidade da empresa.
  • Empresa contabilidade: Empresa responsável pelo setor de contabilidade da empresa.
  • SUFRAMA: Código utilizado por empresas com sede ou que possuem relação comercial com empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Aba Formação de Preço

Aba Formação de Preço na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas

Campos

É possível visualizar dois campos.

  • Empresa Origem do Custo Médio: Neste campo de seleção, é definida qual a empresa que vai gerar aquele custo médio.
  • Utiliza tabela de venda com tributação por custo de entrada: Neste marcador é definido se a empresa gera uma tabela de venda com tributação específica para cada UF a qual atende. Verifique as tabelas de venda em Gestão de Tabela de Venda.

Marcadores

Nesta aba existem os modificadores que formarão o preço das bases de cálculo, um valor sobre o qual será recaída a tributação, somando, subtraindo ou desconsiderando algum fator.

Marcadores de cálculo dos impostos
  • Base ICMS OP Própria, Base ICMS ST e Base IPI:
    • Outras Despesas , Frete – CIF , IPI , Seguro e Desconto .
  • Base PIS e Base COFINS:
    • Todos os impostos anteriores, mas com adição de ICMS ST e ICMS .

Aba Financeiro

Aba Financeiro na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas

Nessa aba é possível deixar pré-definido no campo Cobrador Padrão qual o órgão será o cobrador dos títulos gerados por aquela empresa.

Aba Faturamento

Aba Faturamento na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas

Na aba de faturamento são definidos os padrões de configuração para faturar as notas fiscais. Nela, existem os seguintes campos:

  • Ambiente NFE: É o ambiente em que a empresa emitirá notas; se em Homologação, isto é, ambiente usado para testes, ou Produção, ambiente de uso e impacto real, que gera compra e venda em processo com o Fisco ou a Sefaz.

  • Transmissão da NFE: Modo de transmissão da nota para a Sefaz. Se Normal, vai passar pelo processo de ir para a Sefaz, ser autorizada e validada e retornar a confirmação de forma instantânea. No modo EPEC, a nota ficará em contingência por até 30 dias até que seja autorizada pela Sefaz.
Detalhes sobre Transmissão da NFE


Observação: Esse processo de transmissão vai permitir a finalização do processo de venda, mas que precisa ser autorizada posteriormente pelo órgão competente para validar aquela transação.

Atenção: Notas em contingência não podem ser canceladas ou corrigidas por carta de correção. Nesse caso, deve-se esperar a validação para depois ser cancelada ou corrigida.


  • Série NFE e Número NFE: Série e Número da Nota Fiscal. Elas são sequenciais e existe uma faixa de números de NFe para cada série; por exemplo, podem existir notas com mesmo número, mas que pertencem a séries diferentes. Assim o conjunto delas forma um número único para cada nota fiscal.

Observação: Esses campos só aparecem no modal de criação. Para realizar a edição desses valores na edição, verifique, no modal de edição, na aba Faturamento, ao lado do campo Ambiente NFE, um botão que exibe o pop-up de alteração.

  • Tributação: São as formas de tributação que a empresa realiza suas atividades.
Detalhes sobre Tributação


  • ST (Sem Tributação): Significa que a empresa ou a operação não está sujeita a nenhum tipo de imposto. Isso pode ocorrer em situações específicas onde a legislação prevê a isenção total de tributos.
  • TT (Totalmente Tributado): Indica que a empresa ou a operação está sujeita a todos os impostos aplicáveis. Isso inclui tributos federais, estaduais e municipais, conforme a legislação vigente.
  • NT (Não Tributado): Refere-se à operações ou empresas que, por alguma razão, não estão sujeitas a determinados impostos. Pode ser devido à natureza da operação ou a uma legislação específica que exclui a tributação.
  • II (Isento): Significa que a empresa ou a operação está isenta de pagar certos impostos. A isenção pode ser total ou parcial e é geralmente concedida por meio de leis específicas que beneficiam determinados setores ou atividades econômicas.


  • Vender para clientes: São os tipos das pessoas os quais a empresa destina vendas, podendo ser Jurídica (produtor rural, com IE ou sem IE), Física (comum ou produtor rural) ou Exterior.

Observação: a tela de inclusão de pedido utiliza desse parâmetro para exibir apenas os clientes que poderão receber a venda.

  • Emitir NFe interestaduais para clientes sem IE: Declara se a venda pode ser feita para clientes sem inscrição estadual, em vendas interestaduais.

Observação: a tela de inclusão de pedido utiliza desse parâmetro para exibir apenas os clientes que poderão receber a venda.

  • Enviar e-mail da Nota Fiscal: Envia o xml e o Danfe da nota por e-mail para o endereço eletrônico cadastrado no usuário da sessão.

Estoque:

Nesse campo são definidas as definições de estoque da empresa.

Seção Estoque na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas
  • Controle de Estoque: Se a empresa tem controle sobre o estoque movimentado.
  • Tipo Estoque: Esse campo é preenchido quando a empresa possui um estoque próprio ou se é uma filial, isto é, seu estoque não fica retido na empresa e é adquirido de outra empresa.

Atenção: As empresas filiais não podem ter estoque, devido ao processo de venda e seu caráter nesse processo.

  • Filial: Caso for selecionado, novos campos surgirão na tela.
Seção Estoque quando o Tipo Estoque é Filial, na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas
  • Empresa origem: A empresa que possui estoque e que fornece para a filial.

Atenção: a empresa que fornece o estoque deve estar cadastrada no sistema.

  • CGO Transferência: Define qual o CGO utilizado daquela forma de transferência entre as empresas de origem e filial. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.
  • CGO de Devolução de transferência: Define o CGO utilizado naquela forma de devolução de transferência entre as empresas filial e a origem. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.
  • Intervalo horas emissão: Esse intervalo é um tempo aproximado da transferência entre as empresas.

Observação: Uma nota de entrada de devolução de transferência terá sua entrada validada depois que passar, no mínimo, o tempo de transferência definido nesse campo.

  • CGO entrada de Devolução de Transferência: Define o CGO utilizado para aquela forma de entrada de devolução de transferência entre as empresas filial e a origem. Esse CGO é criado na tela de Cadastro de CGO.

  • UF de Entrada e UF de Saída: São os estados para os quais a empresa realiza movimentações de entrada e saída.
  • Observação do pedido: Esse campo é emitido na nota fiscal e faz uma junção das observações do CGO ao qual ele está relacionado, a própria observação do cadastro da empresa e a observação da inclusão de pedido.

Aba Integração

Nessa aba, os campos são opcionais e são utilizados pelas empresas que possuem um serviço do NDD e-Agente.

Aba Integração na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas

Nesses campos serão inseridos os códigos que direcionam aos servidores das empresas para que o NDD e-Agente consiga acesso a eles, de forma a acompanhar cada faturamento de nota para que seja feita automaticamente a transmissão para a Sefaz. Um campo é para o ambiente de produção, isto é, que gera notas reais e o outro é para a homologação, isto é, para notas de teste.

Aba IE Substituto Tributário

Aba IE Substituto Tributário na tela Nova Empresa em Gestão

Nessa aba são apresentados os campos para a inserção da inscrição estadual nas UF as quais a empresa realiza vendas, selecionadas no campo UF de Saída , na aba Faturamento .

Aba Fiscal

Na aba fiscal são definidas as configurações de tributação da empresa.

Aba Fiscal na tela Nova Empresa em Gestão de Empresas
  • Contribuinte do IPI: O IPI é o Imposto de Produto Industrializado. Define se a empresa é uma indústria e recebe essa tributação.
  • Regime Tributário: São os regimes de tributação baseados no porte e no lucro final da empresa.

Observação: Cada regime possui um guia de tributação diferente, bem como alíquotas definidas, além da permissão de direito ao crédito ou não.

  • Atividade preponderante: Campo não obrigatório em planejamento de uso.
  • PIS/COFINS
    • CST do PIS/COFINS entrada e CST do PIS/COFINS saída: Refere-se ao CST (Código de Situação Tributária) que especifica o tipo daquela tributação com relação ao PIS/COFINS.
    • Alíquota PIS e Alíquota COFINS: São os valores das taxas do PIS e do COFINS.

Atenção: Deve-se ficar atento ao preencher esses campos, pois dependendo do regime tributário, esses valores podem sofrer diferenças, bem como devido a cumulatividade e a não cumulatividade desses tributos.

No modal de Edição e no de Visualização, após clicar no botão e realizar o cadastro da empresa, todos os campos do modal de cadastro ficam disponíveis, com alguns acréscimos.

Aba Usuários

Aba Usuários na tela Edição em Gestão de Empresas

Nessa aba é possível observar uma tabela com todos os usuários clientes relacionados àquela determinada empresa. No início de cada linha há uma caixa de seleção para a ativação e desativação de determinado cliente usuário da empresa.

Observação: essa aba surge tanto no modal de Edição, quanto no de Visualização.

Cadastro de Empresa

Aba Fiscal na tela Edição em Gestão de Empresas

Na aba fiscal é exibida uma tabela com as empresas matriz e filiais. Na coluna Matriz existem botões para definir quais das empresas relacionadas são matriz. Essa tabela só aparece no modal de Edição.

Observação: As empresas filiais compartilham o início do CNPJ com a empresa matriz.


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