Gestão de Cliente e Fornecedor

O que é a Gestão de Cliente e Fornecedor? 

A Gestão de Cliente e Fornecedor é uma rotina administrativa que garante que clientes e fornecedores estejam devidamente registrados e podem ser acompanhados por meio de seus status, informações e outros.

Cadastro de Cliente e Fornecedor é uma tela de cadastro no sistema da Aglets Soluções, na qual é feito o cadastramento tanto dos clientes, quanto dos fornecedores. Esse processo ocorre dentro de outra tela, a Gestão de Clientes e Fornecedor. Nela é possível acompanhar os registros, seus dados principais e editá-los quando necessário.

Vá no menu lateral na aba Cadastro, depois Cliente e, por fim, Gestão de Cliente e Fornecedor e no campo de filtro clique em Novo.

Ou para acessar essa tela por meio do campo de busca, digite “Gestão de Cliente e Fornecedor” no canto superior esquerdo da tela e, no campo de filtro, clique em Novo.


Filtros de Gestão do Cliente e Fornecedor

Nesta seção, existem os campos Clientes/Fornecedores, Endereço, Cidade, Rede de empresas, Franquias, Status, Pedido Até, Login Ativo e Cliente/Fornecedor?. Desses, nenhum é obrigatório e a consulta pode ser realizada preenchendo qualquer um, ou todos.

  • Clientes/Fornecedores: Pesquisa utilizando o nome do cliente ou fornecedor, com marcação múltipla ou vazia.
  • Endereço: Pesquisa utilizando o nome da rua ou número do local.
    • Atenção: não realiza pesquisa por CEP.
  • Cidade: Pesquisa utilizando a cidade.
  • Rede de empresas: Pesquisa utilizando a rede que a empresa pertence.
    • Se selecionado e realizada alguma consulta, o campo Clientes/Fornecedores ficará bloqueado.
  • Franquias: Pesquisa utilizando a franquia que a empresa pertence.
    • Se selecionado e realizada alguma consulta, o campo Clientes/Fornecedores ficará bloqueado.
  • Status: Pesquisa utilizando o status de ativo, inativo, pendente de alteração ou novo.
  • Pedido Até: Pesquisa utilizando a última data de compra do cadastrado.
  • Login Ativo: Pesquisa utilizando o status do login, se ativo ou inativo.
  • Cliente/Fornecedor?: Pesquisa utilizando o perfil do cadastrado, se corresponde a um cliente, fornecedor ou se corresponde a ambos.

Ainda nesta seção, encontram-se quatro botões: Consultar, para efetuar a consulta após todos os campos devidamente preenchidos, Novo para realizar um novo cadastro de cliente ou fornecedor, Número de linhas para limitar o número de linhas da tabela e Limpar Filtro, em que todos os filtros serão limpos e permitirá refazer a consulta.


Como realizar o Cadastro de Cliente e Fornecedor

Nessa tela Novo Cadastro será realizado o cadastramento do cliente ou fornecedor. Os campos obrigatórios estão marcados por um asterisco vermelho (*), ou seja, não podem ficar vazios.

Aba Dados Gerais

Na primeira aba, ficam as informações principais de cadastro e de identificação do cadastrado, sendo as obrigatórias:

  • Cliente/Fornecedor: Nesse campo, deve ser informado se é cliente, fornecedor ou ambos.
  • Tipo: Nesse campo, deve ser informado o tipo da pessoa, jurídica ou física.
    • Cada uma das opções possuem informações próprias, modificando os campos e as opções para preenchimento.

  • CPF ou CNPJ: Cadastro de Pessoa Física ou Jurídica. Nesse campo é possível realizar uma consulta na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais), através da UF cadastrada e o Código do Cliente.
  • Nome: Nome da Pessoa (Física ou Jurídica).
  • Regime Especial: (Cliente e Fabricante): Se refere ao modelo de tributação escolhido pela empresa, se básico ou avançado.
    • Pode ser criado e acompanhado na tela acessada digitando Regime no campo de busca no canto superior esquerdo da página.
  • Segmento: Ramo de atuação da Pessoa (Física ou Jurídica).
    • Esse campo possui uma tela própria de cadastro, edição e consulta, feita clicando no botão .

  • Tipo Fornecedor: Campo apenas de Pessoa Jurídica, refere-se ao tipo indústria ou ao tipo distribuidor.
  • Regime Tributário: Campo apenas de Pessoa Jurídica, refere-se ao regime de Lucro Real, Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Caso os campos obrigatórios não forem selecionados, uma mensagem de alerta irá aparecer, solicitando o preenchimento de algum item. 

Cadastro de Pessoa Jurídica
Cadastro Pessoa Física

Campos Não Obrigatórios

  • Forma: Se refere a uma forma específica da Pessoa Física ou Jurídica. Só é possível selecionar uma opção.
  • Tipo Empresa: Se corresponde à Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.
    • Esse campo é válido apenas para Pessoa Jurídica.
  • Fantasia: Nome fantasia da empresa.
    • Esse campo é válido apenas para Pessoa Jurídica.
  • Matrícula: Número de matrícula realizado na Junta Comercial.
  • Aniversário
  • E-mail
  • Home Page: Site principal do cadastrado.
  • Contribuinte ICMS: Se é contribuinte ICMS.
    • Esse campo é válido apenas para Pessoa Jurídica.
  • Inscrição: Código de Inscrição Estadual (IE).
    • Esse campo permite apenas o código da IE, que será padronizado de acordo com o Estado informado pela empresa em Endereços e, caso isento, deve ser escrito “Isento” no campo.
  • Ordena nota impressa por: Ordena as notas emitidas pela empresa.
  • Função: campo informativo.
  • Categoria: campo informativo.
  • RCA Principal, RCA 2 e RCA 3: Campo de seleção do Representante Comercial Autônomo da empresa.

Os campos seguintes possuem uma tela própria de cadastro, edição e consulta referentes aos seus respectivos dados e todas possuem a mesma estrutura. Essa tela de cadastro pode ser acessada clicando no botão , ao lado do campo.

  • Situação: campo informativo.
  • Franquia: Se refere à franquia que a empresa faz parte.
  • Rede da Empresa: Se refere à rede que a empresa faz parte.
Tela de cadastro dos campos Situação, Franquia e Rede da Empresa.

Aba Endereços

Nessa aba, encontra-se outras duas: Endereço Principal, referente ao obrigatório e próprio do cadastrado e Endereço Secundário, onde encontra-se um botão para copiar o endereço principal. Aqui ficam as informações de endereço, sendo as obrigatórias: CEP, que quando informado, preenche automaticamente os outros campos referentes, Endereço, Número, Bairro, UF, Município, País, DDD e Telefone. As opcionais são Complemento, telefones adicionais e Responsável e todas do Endereço Secundário.

Aba Informações Adicionais

Nessa aba, encontra-se outras quatro abas com nenhum dado obrigatório.

Crédito

  • Limite de Crédito: Define o limite de crédito que o cliente possui.
  • Prazo Médio: Define o prazo médio de pagamento do cliente, pautado na tabela de venda.

Observação: Caso o valor seja vazio, então o cliente não utiliza a regra da tabela de venda para definir prazo de pagamento. Caso seja zero, indica que aquele cliente só poderá realizar pagamentos sem prazo, ou à vista. Caso seja outro valor, o cliente poderá pagar apenas dentro daquela média de dias.

  • Restrição: Define exceções de crédito.

Observação: Ao preencher os valores de Limite de Crédito e Prazo Médio, esses valores serão replicados para todos os clientes ou fornecedores pertencentes à mesma rede ou franquia e também será atualizado com o valor do último cadastro de cliente em determinada rede ou franquia.

  • Outros: Sexo e Estado Civil, podendo selecionar apenas uma opção.
  • Responsáveis: Responsáveis pelo cadastrado, contendo Responsável, CPF, CNPJ e RG.
  • Observações: campo informativo.

Aba Complementos

  • Contatos do cliente: contatos adicionais próprios do cliente. É exibida em uma tabela com itens editáveis e o botão salvar , além de um campo para classificar aquele contato em algum tipo.
  • Complemento: Informações adicionais.
  • Serasa: Local onde será colado o histórico do cliente obtido no site da Serasa. É organizado em uma tabela com os botões de apagar , editar e criar novo .
    • Aba exibida somente no modal de edição do cliente ou fornecedor.

Ainda na seção Novo Cadastro, encontram-se o botão de Fechar, em que todos os filtros serão limpos e a tela será fechada, permitindo refazer a consulta e o botão de Salvar, que irá registrar o cadastro e finalizar o processo.


Como visualizar o Cadastro de Cliente e Fornecedor em Gestão de Cliente e Fornecedor

Após clicar no botão Salvar e finalizar o processamento, será mostrada na tela uma confirmação do cadastro.

Em seguida, será possível visualizar em uma tabela o cadastro realizado ou o consultado, com as colunas referentes às informações cadastradas.

Observação: clicar nos nomes das colunas das tabelas irá reorganizar os elementos da tabela usando a coluna clicada como critério. A cada clique, será reorganizada em ordem decrescente ou crescente. 

Em caso de dúvidas ou para outras informações, entre em contato com nosso suporte. 

Este Conteúdo foi Útil? Avalie acima