Visão geral da tela Agendamento

A tela agendamento no sistema Aglets ERP é usada para agendar o recebimento de mercadorias no galpão da empresa. Aqui, você pode armazenar informações como funcionários alocados no descarregamento da carga, notas fiscais, data e hora prevista da entrega, entre outros: 

Visão geral da tela de agendamento com fornecedores os censurados

COMO ACESSAR A TELA AGENDAMENTO

No sistema da Aglets ERP digite “Agendamentos” na barra de pesquisa no topo da página.


COMO CONSULTAR OS AGENDAMENTOS

Ao acessar a tela de Agendamento, você pode buscar registros usando os filtros disponíveis. Os três filtros são:

Todos os campos presentes no filtro da tela Agendamento
  • Status do armazém: Selecione o(s) status do armazém.
  • Status compra/Nota Fiscal: Selecione o(s) status das notas fiscais.
  • Status agendamento: Selecione o(s) status do agendamento.
  • Período: Insira o período de data de entrega.

Você não precisa preencher todos os filtros. Se deixar algum filtro vazio, o sistema mostrará todas as opções disponíveis. 

Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:

Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Agendamento
  • Todas as linhas:  Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na tabela de consulta dos títulos. As opções disponíveis são: 10 Linhas50 Linhas100 Linhas1000 Linhas ou Todas as Linhas.
  • Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
  • Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos.

Após selecionar os filtros desejados, escolha a quantidade de linhas no campo denominado 10 linhas e clique em Consultar para realizar a consulta. A tela retornará as informações encontradas, exibindo os seguintes dados:

Visão geral da tela de agendamento com fornecedores os censurados
  • Ações: Exibe o conjunto de ações que podem ser realizadas no título.
Para obter mais informações sobre os recursos presentes na coluna Ações, clique aqui.
  • Adicionar usuário: Incluir produtivos responsáveis pelo agendamento. 
  • 2° botão: Editar/visualizar  
    • Quando o agendamento não teve nenhuma movimentação/alteração de status ainda é possível editá-lo. 
    • Quando o agendamento já teve movimentação, só é possível ver detalhes como produtivo abertura, data prevista entrega, box etc, por meio do modal de visualização. 
  • Acesso ao pátio: Ao clicar aqui, ele dará acesso ao pátio e liberará o botão para registrar a conclusão da descarga.
  • Descarga concluída: Ao clicar aqui, ele registrará o momento em que a descarga foi concluída.
  • Notas fiscais: Por meio dele controlam-se as notas fiscais ao incluir, editar e/ou excluí-las.  
  • Finalizar: Finaliza o agendamento.
  • Cancelamento: Cancela o agendamento.
  • Coluna código: Exibe o código do agendamento.
  • Coluna fornecedor: Exibe o nome do fornecedor referente àquela portaria. 
  • Coluna data/hora: Agrupa alguns dados importantes sobre o momento da entrega em outras três colunas (agendado, entrega prevista e descarga).
  • Box: Informa o box em que a mercadoria será deixada. 
Visão geral da tela de agendamento
  • Armazém: Essa coluna exibe o status do agendamento quanto ao armazém.
  • Compras | Fiscal: Essa coluna exibe o status quanto a informações fiscais/financeiras.
  • Agendamento: Essa coluna exibe o status geral do agendamento em si.
  • NFs: Mostra a quantidade de NFs daquele agendamento.
  • Itens: Mostra a quantidade de itens daquele agendamento.
  • Volumes: Mostra a quantidade de volumes daquele agendamento.
  • Produtivo dono: Mostra qual produtivo criou o agendamento.

Ações na tabela de resultados 

Depois de fazer a busca, você pode usar várias opções na tabela de resultados: 

Todos os botões presentes sobre a tabela na tela Formas de pagamento 

Todos os botões presentes sobre a tabela na tela Formas de pagamento 

  • Exportar para Excel: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo Excel. 
  • Exportar para PDF: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo PDF. 
  • Ocultar ou Exibir Colunas: Ao clicar neste botão, o usuário pode definir quais colunas da tabela deseja visualizar, ocultando ou exibindo as colunas conforme desejado. 
  • Procurar: Ao preencher este campo, o usuário pode pesquisar por qualquer informação exibida na tabela, digitando o termo de busca. Esta função atua como um filtro rápido para a tabela, retornando os resultados da pesquisa instantaneamente sobre as linhas já visíveis de uma consulta feita anteriormente. 

COMO CRIAR UM AGENDAMENTO 

Para começar o processo é necessário que o produtivo (pessoa responsável por criar o agendamento) realize o login. Essa ação é feita por meio do botão “Login” presente no cabeçalho da tela: 

Botão para identificar o acesso à tela  

Após o clique, o seguinte pop-up irá surgir: 

Seção de login 

Nesse pop-up estão presentes dois campos obrigatórios que o usuário deve preencher para realizar o login com êxito, além dos botões. São eles: 

  • Campo produtivo: Informe o login do produtivo. 
  • Campo senha: Informe a senha definida pelo produtivo. 
  • Botão entrar: Clique para entrar; você tem 5 chances de acertar a sua combinação de login + senha. 

Caso você exceda as chances, um gestor deve ser acionado para reinicializar a sua senha. 

  • Botão alterar: Usado para alterar, de forma prática, alguns dados do produtivo informado, como por exemplo nome, endereço, telefone etc. Para finalizar esse processo é necessário informar a senha correta do produtivo envolvido. 
  • Botão de retorno: Retorna para a tela anterior. 

Vamos esclarecer alguns pontos básicos sobre o funcionamento do login: os dados de um login são definidos por um gestor ao realizar o cadastro de um produtivo (rotina produtivos), um produtivo terá uma senha padrão default e ao realizar seu primeiro login será solicitada a troca dessa senha. 

Após preencher o login e a senha, clique em “Entrar” para se identificar e liberar as funcionalidades da tela. 

Feito o processo de login, clique no botão “Novo” e, após clicar, um pop-up surgirá com informações necessárias a serem fornecidas: 

Botão “Novo” para realizar o cadastro de um agendamento 
Seção para realizar o cadastro de um agendamento 

Nesse pop-up existem 3 campos a serem preenchidos, sendo todos eles obrigatórios: 

  • Fornecedor: É necessário selecionar de onde vem as mercadorias que estão sendo recebidas. 
  • Data prevista entrega: Data e hora previstas para a chegada do caminhão no pátio. 
  • Box descarga: Box em que as mercadorias deverão ser deixadas. 
Seção de cadastro de um agendamento com todos os dados necessários preenchidos 
Agendamento cadastrado sendo exibido na tela inicial 

Todos os dados informados podem ser editados enquanto não for realizada nenhuma alteração nos status ou forem inseridas notas fiscais; isso pode ser feito por meio do botão de edição: 

Botão de edição

INSERINDO NOTAS FISCAIS EM UM AGENDAMENTO

No agendamento, ao agendar a entrega de mercadorias, é obrigatório a apresentação de notas fiscais, essas serão inseridas na seção de notas fiscais. Veja como acessar a seção: 

  1. Localize o agendamento no qual as notas fiscais que estão sendo apresentadas pertencem: 
Agendamento
  1. Clique no botão de notas fiscais: 
Grid de consulta destacando o botão que irá dar acesso à seção de notas fiscais 

Ao clicar, a seguinte tela irá ser exibida: 

Seção de notas fiscais – tela de agendamento

O grid irá exibir todas as notas cadastradas para aquele agendamento. As notas fiscais de um agendamento podem ser cadastradas manualmente por meio do botão “Adicionar Nota fiscal” ou automaticamente clicando no botão NFe’s. 

Cadastro manual 

Seção que surge ao clicar no botão adicionar nota fiscal 

Essa seção conta com oito campos, sendo três deles obrigatórios: 

  • Nota fiscal/ NFe’s: É necessário inserir o número da nota fiscal. 
  • Série NFe: É necessário inserir a série da nota fiscal. 
  • CNPJ do fornecedor: Há duas possibilidades para esse campo: Já vir informado quando um agendamento foi herdado (nesse caso deve ser apenas conferido) ou vir em branco quando um agendamento for inserido manualmente; caso seja esse o caso, o CNPJ deve estar condizente com o CNPJ do fornecedor escolhido.
  • Quantidade de volumes: Deve ser preenchido com o número de volumes a serem entregues. 
  • Quantidade de paletes: Informa a quantia de paletes, servindo para solicitar o uso de uma empilhadeira, por exemplo. 
  • Tipo de paletes recebidos: Caso o campo quantidade de paletes esteja preenchido, é necessário que o campo tipo de paletes também esteja preenchido. Nesse campo deve ser informado o material do palete.
  • Peso total da nota fiscal: Informa-se o somatório do peso das mercadorias. 
  • Valor do descarregamento: O valor do descarregamento se preenche automaticamente pela função QUANTIDADE DE VOLUMES * VALOR UNITÁRIO POR VOLUME PARA O SERVIÇO DE DESCARGA 
  • Valor Unitário por Volume para o Serviço de Descarga: Definido nas configurações iniciais de implantação do sistema, esse campo define qual o valor máximo por volume. Exemplo: Se o galpão permite no máximo 4kg por volume e serão entregues 10 volumes, o valor do descarregamento será 40kg. 
  • Botão tesoura: O botão de tesoura possui dois status: 
    • Verde: significa que para essa nota fiscal está sendo utilizado o valor unitário por volume para o serviço de descarga. 
    • Vermelho: Significa que para essa nota fiscal não está sendo utilizado o valor unitário por volume para o serviço de descarga. 

Ao preencher todos os campos clique em salvar e confirme sua ação, após isso será possível visualizar a nota cadastrada na tabela. 

Seção de nota fiscal exibindo nota fiscal cadastrada manualmente 
  • Cadastro automático 

Clique no botão indicado abaixo:

Botão de NFs

Ao clicar, o seguinte modal será aberto: 

Modal de inserção automática de NF

As notas fiscais com o ícone “i” azul, indica que essa nota já está sendo utilizada, ao clicar você saberá a qual agendamento ela está vinculada: 

Mensagem informando a vinculação da nota à outro agendamento

Clicando no botão verde é possível inserir a nota fiscal ao agendamento atualmente visualizado:

Mensagem de confirmação pra inserção de nf.

Quando uma nota fiscal está com o status EM ANÁLISE, é possível editá-la por meio do ícone de edição na coluna de ações ou excluí-la por meio do botão de lixeira: 

Botões de edição e exclusão

Quando uma nota fiscal estiver com os status Registrada só é possível visualizá-la. 

  • Em análise: Nota fiscal foi criada e ainda não sofreu nenhuma alteração. 
  • Registrada: o caminhão responsável pela entrega de mercadorias já adentrou ao pátio e o processo de entrega/conferência da nota fiscal já foi realizado. 

COMO REGISTRAR O DESCARREGAMENTO DE MERCADORIAS

Para registrar o descarregamento de mercadoria é necessário antes, registrar a entrada no pátio. Registra-se a entrada no pátio por meio do seguinte botão:

Botão que registra entrada do caminhão no pátio

Após isso, o botão se transformará em um botão para registrar o horário de término do descarregamento:

Botão que registra o término do descarregamento de mercadoria

Ao clicar no botão de descarregamento será registrado na coluna “Descarga” a hora em que o clique foi feito.

Horário de descarregamento sendo exibido na coluna descarga

OS STATUS DE UM AGENDAMENTO 

Um agendamento possui 3 seções, cada uma com seus respectivos status, sendo eles:

Armazém: 

  • Agendamento: Status inicial ao se criar um agendamento. 
  • Acesso ao pátio: Caminhão de mercadorias já chegou ao pátio da empresa. 
  • Descarga concluída: O descarregamento de mercadorias já foi feito.

Compras | Fiscal:

  • Pendente: Status inicial ao se criar um agendamento, o motorista responsável pela entrega não apresentou nenhuma nota fiscal ainda. 
  • Liberado: O motorista apresentou as notas e elas foram registradas.

Agendamento:

  • Em aberto: Status inicial. 
  • Exportado portaria: Todas as informações e o agendamento agora serão tratados pela aplicação de portaria. Esse status é atribuído automaticamente quando a portaria importa o agendamento. 
  • Cancelada: O agendamento, por algum motivo, foi cancelado. 
  • Não compareceu: O responsável pelas mercadorias não compareceu no horário estipulado e ainda estão aguardando meios que os guiam ao que fazer.
  • Ordem de recebimento gerada: A entrega foi realizada e o lançamento de notas fiscais pelo setor responsável foi feito, esse status pode ser atribuído somente por um gestor. 
  • Agendamento finalizado: O agendamento foi encerrado.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre essa rotina: 

  • O status de Compras | Fiscal só pode ser mudado para “Liberado” se todas as notas fiscais dele estiverem com o status “Registrada”. 
  • Só é possível cancelar um agendamento se todas as notas fiscais dele estiverem com o status “Em análise” ou se não tiver nenhuma nota.
  • Só é possível editar o agendamento enquanto ele não tiver nota fiscal associada.
  • Só poderá ser registrada a conclusão da descarga após registrar a entrada no pátio, isso pois são dois botões em somente um.
  • Ao registrar uma única nota, o agendamento será automaticamente finalizado, ainda que outras etapas tenham sido puladas (registro de acesso ao pátio, registro de conclusão de descarga, etc).
  • Ao registrar a última nota de um agendamento, o agendamento será automaticamente finalizado, ainda que outras etapas tenham sido puladas (registro de acesso ao pátio, registro de conclusão de descarga, etc).

CALENDÁRIO 

Essa tela tem um botão que mostra, separada por datas, a quantia de agendamentos de um dia específico: 

Botão calendário

Ao clicar, será exibida essa tela: 

Visão geral do calendário

Vemos que os agendamentos estão separados por datas, os campos volumes, peso, paletes e Qtd NFe’S, informando o somatório dessas informações de todos os agendamentos. 

Ao clicar em alguma das datas, a tela redirecionará para o grid principal com os agendamentos daquele dia.


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