Rotina de Venda por Compra e Ordem de Terceiros

A rotina de Venda por Compra e Ordem de Terceiros no sistema Aglets ERP é realizada quando há interesse em realizar uma venda de uma empresa filial, na qual a entrega da mercadoria da empresa matriz é feita diretamente ao cliente final.


TELA GESTÃO DE PEDIDOS DE VENDA

Após gerar um pedido na tela Inclusão de Pedidos na tela de Gestão de Pedidos de Venda, selecione no campo Status a opção Bloqueado, verifique se a data corresponde a do dia em que o pedido foi gerado, verifique o número de linhas e clique em Consultar .

Após a consulta, será mostrado os pedidos relacionados ao filtro onde poderá ser encontrado o pedido de interesse.

Filtro em Gestão de Pedidos e Venda. Observe o campo Status marcado como Bloqueado.
Exibição da tabela consultada em Gestão de Pedidos de Venda.

Selecione o pedido na caixa de seleção na coluna Status e depois clique no botão , o que irá abrir uma tela de liberação do pedido.

No campo Motivo , indique a motivação da liberação daquele pedido e no campo de seleção Status , selecione a opção Liberado para definir a liberação do pedido e um pop-up de confirmação será exibido com o número do pedido e o retorno da liberação.

Tela de mudança de status do pedido.
Pop-up de confirmação da mudança do status do pedido.

Após a liberação do pedido, clique na seção de Filtro para reabri-lo e, no campo Status , selecione a opção Liberado e digite no campo Número o número do pedido definido no pop-up de confirmação e clique em Consultar para exibir o pedido e clique na linha do pedido.

Filtro e exibição da tela Gestão de Pedidos de Venda. Observe o campo Status marcado como Liberado.

TELA VISUALIZAÇÃO DE PEDIDO

Após clicar no pedido, será mostrada a tela de Visualização do Pedido, que exibirá os dados e detalhes do pedido. Nessa tela, existe o campo Pedido CGO , nele, mude o CGO que estiver selecionado para um CGO que não gera financeiro, não calcula imposto, mas movimenta estoque. Depois, clique em Voltar .

Atenção: Caso não exista, cadastre o CGO na tela Cadastro de CGO que possua as configurações citadas. É importante observar que, durante o cadastro, na aba Dados Gerais , no campo Usuário selecione os usuários que devem ter acesso à essa rotina.

Pedido na tela Visualização de Pedido. Observe o campo de CGO do pedido em vermelho.

TELA GESTÃO DE PEDIDOS DE VENDA

Ao retornar para a tela de Gestão de Pedidos de Venda, na linha do pedido na tabela exibida, clique em na coluna Funções para enviar o pedido para ser faturado.

Botão de liberar para faturamento na tabela

Então, será exibida um pop-up de confirmação e, ao clicar em , aguarde alguns instantes que surgirá um novo pop-up confirmando que foi enviado para faturamento e clique em ou fora dele para fechá-lo.

Pop-up de confirmação de liberação para faturamento
Pop-up de confirmação de liberação para faturamento

O pedido ficará com o novo status de Montado, permitindo observar os produtos do pedido que foram separados ao clicar na linha do pedido e ir para a tela de Visualização do Pedido.

Pedido com o status de montado em Gestão de Pedidos de Venda, após envio para faturamento

TELA CLONAR/COPIAR PEDIDO

Na tela Clonar/Copiar Pedido, marque o seletor Manter Dados do Pedido Original , no campo Número do Pedido Original , insira o número do pedido, no campo Novo Cliente , insira o mesmo cliente do pedido original e depois marque o seletor Manter Preço . Os outros campos serão preenchidos automaticamente, aguarde esse processo para seguir.

Atenção: Siga essa mesma ordem para seguir o processo normalmente.

Campos da tela Clonar/Copiar Pedido que devem ser preenchidos.
Marcadores ativos para a clonagem do pedido
Tela de Clonar/Copiar Pedido com pedido válido para ser clonado.

Quando o produto for validado com sucesso, clique em para que o pedido seja clonado e um pop-up de confirmação irá aparecer para confirmar a clonagem. Ao clicar em Finalizar , outro pop-up de confirmação será exibido indicando que foi feita a clonagem com sucesso e com o número do novo pedido clone.

Pop-up de confirmação de clonagem do pedido
Pop-up de confirmação exibindo o número do pedido clonado

TELA GESTÃO DE PEDIDOS DE VENDA E VISUALIZAÇÃO DE PEDIDO

Novamente, na tela de Gestão de Pedidos de Venda, faça o mesmo processo de liberação do pedido feito para o pedido original e na tela de Visualização de Pedido, no campo Pedido CGO , altere o CGO que estiver selecionado para um CGO que gera financeiro, calcula imposto e não movimenta estoque. Depois, clique em Voltar .

Atenção: Caso não exista, cadastre o CGO na tela Cadastro de CGO que possua as configurações citadas. É importante observar que, durante o cadastro, na aba Dados Gerais , no campo Usuário selecione os usuários que devem ter acesso à essa rotina.

TELA GERAR ARQUIVO CNC

Na tela Gerar Arquivo CNC, na seção Gerar arquivo CNC , clique em e insira a senha para liberar o acesso.

Atenção: Apenas usuários com permissão de acesso conseguem liberar a geração de arquivo CNC para os pedidos.

Tela inicial de Gerar Arquivo CNC
Pop-up de confirmação para liberação do cadeado para a geração de cnc
Pop-up de confirmação de geração de cnc bem sucedida

Após digitar a senha e confirmar o acesso, preencha os campos Empresa , com a empresa do pedido clone e N° Pedido , com o número do pedido clone e clique em .

Seção de Gerar Arquivo CNC, na tela de mesmo nome, liberado para preenchimento.

Atenção: Ao gerar o arquivo, ele será automaticamente faturado pelo robô fiscal, na tela de Controle de Nota Fiscal.

Pop-up de confirmação de arquivo cnc gerado e movido

TELA GESTÃO DE PEDIDOS DE VENDA

Novamente na tela de Gestão de Pedidos de Venda, após realizar a consulta para encontrar o pedido com CGO que movimenta financeiro, calcula impostos e não movimenta estoque, na linha do pedido na tabela exibida, clique em na coluna Funções para enviar o pedido para ser faturado.

Botão de liberar pedido para faturamento

Então, será exibida um pop-up de confirmação e, ao clicar em , aguarde alguns instantes que surgirá um novo pop-up confirmando que foi enviado para faturamento e clique em ou fora dele para fechá-lo.

Pop-up de confirmação de envio para faturamento do pedido clone
Pop-up de confirmação de geração de arquivo para faturamento feita com sucesso

O pedido ficará com o novo status de Montado, permitindo observar os produtos do pedido que foram separados quando clicar na linha do pedido e ir para a tela de Visualização do Pedido.

Pedido clone com status de montado e enviado para faturamento

TELA CONTROLE DE NOTA FISCAL

Na tela de Controle de Nota Fiscal, será feito o faturamento da nota com CGO que movimenta financeiro, calcula impostos e não movimenta estoque.

Atenção: Caso a marcação do robô fiscal estiver ativa, os pedidos serão automaticamente faturados, uma vez que foram enviados para faturamento. Caso não, o processo deve seguir manualmente e a explicação da documentação seguirá o segundo caso, para que o usuário acompanhe o processo.

Tela inicial de Controle de Nota Fiscal

Para isso, no campo de seleção deve selecionar o pedido a ser faturado de fato e deve clicar no botão .

Atenção: Verifique se o modo de faturamento está definido como desejado antes de realizar o faturamento clicando no botão de seta logo à direita do botão.

Seção de controle de faturamento de nota pelo robô faturando a nota clone

Depois, fature o pedido com CGO que não gera financeiro, não calcula imposto, mas movimenta estoque.

Seção de controle de faturamento de nota pelo robô faturando o pedido inicial

Lembre-se que este pedido é uma transferência de mercadoria para a empresa filial, ou seja, vai exigir que seja feita uma transferência manual. Dessa forma, irá aparecer um balão de alerta com a mesma informação no canto inferior da tela. Para realizar a transferência, verifique a documentação de Emissão de Transferência.

Balão informativo alertando que o pedido faturado precisa passar pelo processo de transferência manual

Assim, após ser realizada a transferência, na tela de Controle de Nota Fiscal, atualize a tabela clicando em e verifique os pedidos relacionados à venda por ordem e compra de terceiros.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!

Este Conteúdo foi Útil? Avalie acima