Sincronismo no Aplicativo Vende Fácil

O que é o sincronismo no aplicativo vende fácil?

O processo de sincronismo consiste em trazer dados para o aplicativo, esses dados seriam por exemplo dados de promoções em produtos, ou informações de clientes, ou seja, os dados que compoem o app.


Sincronia inicial obrigatória

Após realizar login no APP Vende Fácil você será enviado para a tela de sincronismo.
Esse sincronismo é obrigatório, já que para exibir a tela inicial após logar temos que passar por esse processo. Além disso, com o sincronismo podemos utilizar o app em modo OFFLINE; assim, os dados estarão atualizados e não teremos nenhuma inconsistência de dados.

Para saber mais sobre a operação do APP OFFLINE/ONLINE entre na documentação XXXXXX.

Realizando o sincronismo: 

Para realizar o processo de sincronismo, basta você estar online e com uma rede estável; após isso, selecionamos a opção Iniciar sincronização.

Tela do sincronismo inicial no aplicativo

O sincronismo não acontece em segundo plano e em média dura cerca de 4 minutos, podendo variar em função da base de dados do usuário. Portanto, se a sua base tiver muitos dados, a média do tempo do sincronismo pode aumentar.

Tela do sincronismo carregando
os dados

Você saberá que o processo foi iniciado quando cada ‘caixa’ começar a carregar. A sincronização será considerada bem-sucedida quando todas as caixas estiverem totalmente verdes. A opção de sair será exibida somente após todas as caixas permanecerem verdes.

Tela com o sincronismo finalizado

Erro ao sincronizar:

Durante o processo de sincronismo, podem acontecer erros devido alguns fatores, como:

Tela do sincronismo com erro no aplicativo
  • Perda de conexão com rede
  • Indisponibilidade do servidor
  • Dados inconsistentes ou faltantes
  • Cada “caixa” faz referência a uma tabela no banco de dados. Teremos referência quanto ao erro quando uma caixa permanecer vermelha.

Caso isso ocorra, temos a possibilidade de verificar o porque do erro e da lentidão através de uma tela no portal de vendas, chamada Análise de Rotas do Vende Fácil. Erros ou lentidões normalmente ocorrem quando ocorre uma instabilidade na rede ou uma mudança no momento do processo.

Para saber mais sobre a tela Análise de Rotas do Vende Fácil consulte a documentação: Análise de Rotas do Vende Fácil


Botão de sincronismo opcional: 

Após o logar no app e sincronizar, você será redirecionado para a tela inicial do app, onde na parte superior da tela possui um botão para sincronizar:

Ao clicar no botão, você será redirecionado para uma tela onde é possível realizar o sincronismo. Essa funcionalidade atualiza os dados na sua base, permitindo que eventuais mudanças ao longo do dia, como alterações de preços ou adição de promoções, sejam refletidas. Ao sincronizar o aplicativo, você garante que essas atualizações não impactem negativamente nas vendas do RCA.

Tela de sincronismo opcional no aplicativo

Ao selecionar a opção Todos:

Tela de sincronismo opcional: Todos

É realizado o sincronismo de todas as tabelas, sendo elas de Cliente, Produto ou Promoção. Ela realiza o mesmo sincronismo que ocorre no sincronismo obrigatório.

Opção Produtos:

Tela de sincronismo opcional: Produtos

O sincronismo das tabelas de Produtos é realizado, o que significa que apenas informações relacionadas aos produtos, como por exemplo preço ou ordem de compra, serão modificadas. Informações relacionadas a clientes ou promoções não serão incluídas.

Opção Promoção:

Tela de sincronismo opcional: Promoção

O sincronismo das tabelas de Promoção é realizado, o que significa que apenas informações relacionadas às promoções, como por exemplo promoção tabela ou histórico de promoção, serão modificadas. Informações relacionadas a clientes ou produtos não serão incluídas.
Importante: Se a empresa trabalhar com promoção simples o sincronismo da promoção não irá aparecer, a opção irá somente aparecer quando for promoção avançada. Existe um parâmetro na rotina Parâmetros Gerais do portal de vendas onde definimos se a empresa utiliza promoção simples ou avançada.

Opção Clientes:

Tela de sincronismo opcional: Clientes

O sincronismo das tabelas de Clientes é realizado, o que significa que apenas informações relacionadas aos cliente, como por exemplo lista de bloqueio ou condição de pagamento por cliente, serão modificadas. Informações relacionadas a produtos ou promoções não serão incluídas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o suporte!

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