A tela Formas de pagamento no sistema da Aglets ERP é utilizada para criar e gerenciar as formas de pagamento que podem ser aplicadas aos títulos. Através dessa tela, o usuário pode configurar diferentes formas de pagamento e utilizar diversos recursos adicionais, que serão melhor explicados ao longo desta publicação.
Visão geral da tela Formas de pagamento
COMO ACESSAR A TELA FORMAS DE PAGAMENTO
No sistema da Aglets ERP, acesse Financeiro > Cadastro > Formas de pagamento, ou digite “Formas de pagamento” na barra de pesquisa no topo da página.
COMO CONSULTAR OS REGISTROS NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
Ao acessar a tela de Formas de pagamento, é possível consultar as formas de pagamento existentes no sistema utilizando o filtro disponível, que conta com dois campos para auxiliar os usuários nas consultas. Os campos do filtro são:
Todos os campos presentes no filtro da tela Formas de pagamento
- Forma de pagamento: Selecione o nome de uma forma de pagamento pela qual deseja filtrar entre as que já estão cadastradas no sistema.
- Status: Selecione o status de uma forma de pagamento pela qual deseja filtrar, podendo ser Ativo ou Inativo.
Nenhum dos campos do filtro é obrigatório, permitindo que o usuário selecione apenas os campos desejados. Caso nenhuma opção de um campo do filtro seja preenchida, o sistema retornará todas as opções disponíveis para o usuário.
Inicialmente, o filtro apresenta uma linha denominada Exibir Filtro. Ao clicar nela, todos os filtros são omitidos da página, mas reaparecem ao clicar novamente. Além disso, esta seção conta com três botões que realizam ações distintas sobre o filtro:
Todos os botões presentes em Exibir Filtro na tela Formas de pagamento
- 10 Linhas: Ao clicar neste botão, o usuário pode selecionar a quantidade de linhas que deseja visualizar na tabela de consulta dos títulos. As opções disponíveis são: 10 Linhas, 50 Linhas, 100 Linhas, 1000 Linhas ou Todas as Linhas.
- Consultar: Ao clicar neste botão, a consulta é efetuada na página. Isso significa que todos os filtros selecionados pelo usuário serão aplicados à tabela de consulta, assim como a quantidade de linhas escolhida para visualização.
- Limpar Filtro: Ao clicar neste botão, todos os campos do filtro preenchidos pelo usuário serão limpos.
Após selecionar os filtros desejados, escolha a quantidade de linhas no campo denominado 10 linhas e clique em Consultar para realizar a consulta. A tela retornará as informações encontradas, exibindo os seguintes dados:
Retorno da consulta na tela Formas de pagamento
- Ações: Exibe o conjunto de ações que podem ser realizadas na forma de pagamento.
- Código: Exibe o código da forma de pagamento. Esse código é preenchido automaticamente pelo sistema com base na ordem de criação das formas de pagamento.
- Descrição: Exibe o nome da forma de pagamento. Essa é a informação principal que será exibida nas telas que utilizam a forma de pagamento.
- Espécie: Exibe a espécie atribuída à forma de pagamento.
- Número de parcelas: Exibe o número máximo de parcelas aceitas para essa forma de pagamento em títulos integrados com o faturamento.
- Prazo de parcelas: Exibe o intervalo em dias entre as cobranças das parcelas que os títulos integrados com o faturamento terão ao serem atribuídas a essa forma de pagamento.
- Destaca fatura: Exibe se a forma de pagamento é ou não destacada na fatura no DANFE.
- Usa venda: Exibe se a forma de pagamento está disponível como opção para ser usada na venda.
- Usa compra: Exibe se a forma de pagamento está disponível como opção para ser usada na compra.
Atenção: As espécies de pagamento que podem ser atribuídas a uma forma de pagamento são fixas no sistema da Aglets ERP e definem se essa forma de pagamento poderá ou não gerar boleto. Esse recurso será explicado posteriormente.
No filtro da tela Formas de pagamento, estão contidos dois recursos muito importantes que realizam ações distintas relacionadas às formas de pagamento já cadastradas no sistema. Cada uma dessas funções será explicada nos próximos tópicos.
Todos os botões presentes no filtro da tela Formas de pagamento
Por fim, sobre a tabela retornada após a consulta, existem três botões e um campo que realizam ações gerais na tabela:
Todos os botões presentes sobre a tabela na tela Formas de pagamento
- Exportar para Excel: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo Excel.
- Exportar para PDF: Ao clicar neste botão, o usuário pode exportar a tabela com as informações exibidas para um arquivo PDF.
- Ocultar ou Exibir Colunas: Ao clicar neste botão, o usuário pode definir quais colunas da tabela deseja visualizar, ocultando ou exibindo as colunas conforme desejado.
- Procurar: Ao preencher este campo, o usuário pode pesquisar por qualquer informação exibida na tabela, digitando o termo de busca. Esta função atua como um filtro rápido para a tabela, retornando os resultados da pesquisa instantaneamente sobre as linhas já visíveis de uma consulta feita anteriormente.
COMO DEFINIR UMA REGRA DE PAGAMENTO NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
No recurso Definir regra de pagamento, é possível alterar o Número de Parcelas e o Prazo entre as parcelas para uma determinada Espécie atribuída às formas de pagamento.
Atenção: A alteração no número de parcelas e no prazo entre as parcelas será aplicada simultaneamente a todas as formas de pagamento que estejam cadastradas com a espécie selecionada na operação.
Botão Definir regra de pagamento da tela Formas de pagamento
Ao acessar esse recurso, será exibido o seguinte pop-up onde será possível realizar a alteração:
Pop-up de Definir regra de pagamento da tela Formas de pagamento
Nesse pop-up estão presentes três campos obrigatórios que o usuário deve preencher para poder salvar a operação. Os campos são:
- Espécie: Selecione a espécie na qual deseja aplicar as novas regras de pagamento para o Número de Parcelas e Prazo entre as parcelas.
- Número de parcelas: Informe o novo número de parcelas que será aplicado às formas de pagamento associadas à espécie selecionada.
- Prazo entre as parcelas: Informe o novo prazo, em dias, entre as parcelas que será aplicado às formas de pagamento associadas à espécie selecionada.
Após preencher os campos obrigatórios, clique em Salvar para aplicar as alterações do número de parcelas e prazo entre as parcelas na espécie selecionada.
COMO INTREGRAR AS FORMAS DE PAGAMENTO NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
No recurso Integrar forma de pagamento, é possível realizar a integração de todas as formas de pagamento cadastradas na plataforma responsável pelos marketplaces.
Botão Integrar forma de pagamento da tela Formas de pagamento
Ao acessar esse recurso, será exibido um pop-up para que o usuário confirme se deseja realizar a integração. Caso o usuário clique em Não, a integração não será realizada. Entretanto, se clicar em Sim para confirmar, a integração começará em segundo plano e continuará até a conclusão.
COMO CRIAR UMA FORMA DE PAGAMENTO NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
Para criar uma nova forma de pagamento na tela Formas de pagamento, clique em Novo no topo da página:
Botão Novo na tela Formas de pagamento
Após isso, será exibido um pop-up para a criação de uma nova forma de pagamento. Este pop-up possui duas abas: Dados Gerais e Tarifas. Incialmente, os campos que compõem a aba Dados Gerais serão explicados abaixo:
Pop-up de criação de uma forma de pagamento na tela Formas de pagamento, aba Dados Gerais
- Descrição: Preencha com o nome da forma de pagamento. Essa descrição será exibida em outras telas em que as formas de pagamento serão utilizadas.
- Espécie: Selecione a espécie de pagamento que irá corresponder a essa forma de pagamento. É importante destacar que apenas as espécies Boleto bancário e Duplicata mercantil podem gerar boletos bancários quando atribuídas a títulos. As demais espécies disponíveis são: Dinheiro, Cheque, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Crédito Loja, Vale Alimentação, Vale Refeição, Vale Presente, Vale Combustível, Pagamento Instantâneo (PIX), Transferência Bancária, Carteira Digital, Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual, Sem pagamento e Outros. Como dito anteriormente, é importante destacar que essas espécies não podem gerar boletos bancários para os títulos.
- Número de parcelas: Insira o número máximo de parcelas aceitas para essa forma de pagamento em títulos integrados com o faturamento.
- Prazo entre parcelas (em dias): Insira o intervalo, em dias, entre as cobranças das parcelas dos títulos integrados com o faturamento ao serem atribuídas a essa forma de pagamento.
- Destaca financeiro no DANFE: Indique se essa forma de pagamento será destacada na fatura no DANFE, escolhendo entre Sim ou Não.
- Usa venda: Indique se a forma de pagamento estará disponível como opção para uso em vendas, selecionando Sim ou Não.
- Usa compra: Indique se a forma de pagamento estará disponível como opção para uso em compras, selecionando Sim ou Não.
Os campos obrigatórios são marcados com um asterisco vermelho, indicando a sua obrigatoriedade. Os demais campos podem ser preenchidos pelo usuário apenas se desejado. Caso não sejam preenchidos, serão salvos com a opção padrão exibida no campo.
Após preencher os campos da aba Dados Gerais, o usuário pode, se desejar, cadastrar uma tarifa para essa forma de pagamento na aba Tarifas. Os campos que compõem a aba Tarifas serão explicados a seguir:
Pop-up de criação de uma forma de pagamento na tela Formas de pagamento, aba Tarifas
- Valor da tarifa: Preencha com o valor que será cobrado na tarifa.
- Tipo de cálculo: Preencha com o tipo de valor cobrado na tarifa, podendo ser real (R$) ou porcentagem (%).
- Operação: Preencha com a operação que será considerada na inclusão da tarifa. As opções presentes nesse campo referem-se às operações disponíveis no sistema Aglets ERP às quais o usuário tem acesso na tela Operações. Ao definir uma operação, a ocorrência da inclusão da tarifa levará o nome da operação escolhida.
Para saber mais sobre a tela Operações, clique aqui.
Atenção: É importante destacar que a inclusão de tarifas no sistema não altera o valor do título. Em vez disso, apenas registra uma ocorrência de “Cobrança de tarifa da forma de pagamento“, informando ao usuário que o título sofrerá uma cobrança de tarifa devido à forma de pagamento utilizada. Isso se aplica tanto a títulos criados manualmente quanto a aqueles integrados com o faturamento.
A inclusão de uma tarifa em uma forma de pagamento não é obrigatória. No entanto, caso deseje que uma forma de pagamento possua uma tarifa, é necessário que todos os três campos mencionados acima sejam preenchidos. Caso contrário, a tarifa não será cadastrada para essa forma de pagamento.
Após preencher os campos da aba Tarifa, é obrigatório que o usuário clique no ícone de + para que a aplicação da tarifa seja validada pelo sistema.
Botão + na tela Formas de pagamento, aba Tarifas
Após preencher as informações sobre a forma de pagamento e, se desejado, realizar a inclusão de uma tarifa, clique em Salvar para confirmar o lançamento da nova forma de pagamento.
COMO EDITAR UMA FORMA DE PAGAMENTO NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
Para editar uma forma de pagamento na tela Formas de pagamento, clique no ícone de Editar localizado no lado esquerdo da página, na coluna Ações, ao lado da forma de pagamento que deseja alterar.
Botão Editar na tela Formas de pagamento
Após isso, será exibido um pop-up para a alteração da forma de pagamento. Este pop-up possui os mesmos campos presentes na criação da forma de pagamento. Inicialmente, todos os campos já vêm preenchidos com as informações atuais da forma de pagamento que está sendo editada. Todos os campos que compõem uma forma de pagamento podem ser editados, tanto na aba Dados Gerais quanto na aba Tarifas.
Após alterar as informações desejadas da forma de pagamento, clique em Salvar para confirmar as alterações.
COMO INATIVAR OU ATIVAR UMA FORMA DE PAGAMENTO NA TELA FORMAS DE PAGAMENTO
Para inativar ou ativar uma forma de pagamento na tela Formas de pagamento, clique no ícone Inativar/Ativar localizado no lado esquerdo da página, na coluna Ações, ao lado da forma de pagamento que deseja alterar.
Botão Inativar/Ativar na tela Formas de pagamento
Para inativar uma forma de pagamento, clique no ícone verde mostrado acima para torná-la inativa. Dessa forma, ela não poderá ser mais usada em nenhuma parte do sistema. No entanto, caso queira ativar uma forma de pagamento que esteja inativa, clique no ícone vermelho mostrado acima para torná-la ativa novamente.
Após isso, será exibido um pop-up para que o usuário confirme se deseja inativar ou ativar a forma de pagamento desejada. Caso o usuário clique em Não, a ação não será realizada. Entretanto, se clicar em Sim para confirmar, a inativação ou ativação da forma de pagamento ocorrerá instantaneamente.
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