Controle de Nota Fiscal

O que é Controle de Nota Fiscal? 

O Controle de Nota Fiscal é uma rotina administrativa que gere o campo fiscal, isto é, o acompanhamento de notas fiscais e seu processamento.

Controle de Nota Fiscal é uma tela de gestão do sistema da Aglets Soluções, na qual é feito o acompanhamento de todos os envios envolvendo notas fiscais, com ou sem transmissão para a Sefaz.

Para acessar essa tela, digite “Controle de Nota Fiscal” no campo de busca no canto superior esquerdo da tela ou vá no menu lateral na aba Gestão Comercial, Faturamento e, por fim, Controle de Nota Fiscal.

Filtros de Controle de Nota Fiscal 

Nessa seção do Controle de Nota Fiscal, o processamento necessita de Empresa, Tipo Filtro, Razão/CNPJ, Chave da Nota, N° Pedido, Nota, Série, Status do Robô, Status da Nota, Forma de Emissão, Data Início, Data Fim e CGO, sendo nenhum dos campos obrigatório. Ainda nessa seção, encontram-se dois botões: Número de Linhas para controlar o número de linhas exibidas na tabela e Limpar Filtro, em que todos os filtros serão limpos e permitirá refazer a consulta. Alguns dos campos:

  • Empresa: Nesse campo obrigatório é selecionada a empresa referente ao produto. A empresa da sessão, isto é, a empresa selecionada para acessar o sistema, já estará selecionada. No entanto, é possível selecionar outra opção, mas não poderá marcar mais de uma e não poderá ficar vazio.
  • Chave da Nota: Código único de 44 dígitos para identificação da nota fiscal.
  • Status do Robô: Qual a situação do robô quanto o processamento daquela nota.
  • Status da Nota: Qual a situação da nota segundo o retorno da Sefaz.
  • CGO: Refere-se ao Código de Gerenciamento de Operação, uma sequência de números usados para identificar o tipo da operação que ocorreu. Pode ser de compra, venda, devolução, bonificação, transferência e outras movimentações de produtos. 

Exibição de Controle de Nota Fiscal 

Após clicar no botão Consultar e finalizar o processamento, será mostrada na tela uma tabela com todas as notas transmitidas, concluídas ou não. Na coluna fixa Ações, pode ser encontrados os seguintes botões:

  • O botão de Log é usado para acessar a tela de histórico daquela nota.
Ao clicar no botão, aparecerá este balão com o resumo do status da nota.
  • Em Histórico Completo existem a aba Histórico de Log´s, onde é possível identificar todas as ocorrências de transmissão daquela nota com Empresa, Ocorrência, Data da Ocorrência e Usuário responsável e a aba Lista de Protocolos, onde pode ser visto os protocolos de operação referente à nota e permite a atualização de algum protocolo pendente.
  • O botão de Documentação é usado para acessar os documentos da nota e informações referentes a ela.
    • A tela de Documentação possui duas abas: Financeiro, com os registros das operações financeiras referentes à nota e Produto, que aponta os detalhes do produto em si como sku, tributação e identificação.
  • O botão de Reprocessamento é usado para reprocessar notas pendentes, que são reenviadas para a Sefaz. Esse botão não fica disponível se o status do robô é Concluído.
  • O botão de Carta de Correção é usado para enviar à Sefaz um pedido de correção de alguma nota fiscal que conteve erro em alguma informação.
  • O botão de Cancelamento serve para cancelar a operação ou a nota fiscal. No primeiro caso, todo o processo de pedido, separação e entrega são cancelados e, na segunda opção, apenas a comunicação com a Sefaz é cancelada, mas o pedido e o produto separado são mantidos (restritos) e podem ser processada na tela Pedidos Restritos.
    • Observação: Notas com status de pendente, inutilizam essas notas.
  • O botão de Impressão vai imprimir um arquivo pdf da tabela.
  • O botão de Reverter Operação vai mover o arquivo de separação do produto de uma pasta para a original.

Ainda, acima da tabela no canto esquerdo, existem os botões:

  • Atualizar tabela
  • Imprimir múltiplos , que permite selecionar um conjunto de notas que serão enviadas para impressão.
  • Baixar múltiplos , permite baixar o XML e a DANFE de múltiplas notas fiscais.

Fazer o download múltiplo de XML e DANFE

Ao clicar no botão , surgirá uma caixa de seleção para cada linha da tabela, permitindo a seleção manual múltipla. Além de outra caixa de seleção ao lado do nome da coluna Empresa, para selecionar todas as linhas.

Atenção: Notas canceladas não serão baixadas, mesmo se forem selecionadas.

Surgirá um balão azul com o botão de baixar (Imagem 1) e, ao ser clicado, surgirá uma tela de confirmação de download dos arquivos (Imagem 2). Por fim, uma tela de carregamento do download e confirmação (Imagem 3)

Depois de confirmar o download, será baixado no seu navegador uma pasta com os arquivos. Nessa pasta haverá uma subpasta das empresas com as notas referentes e, nessas pastas, haverá outras pastas separando as documentações baixadas por ano e mês e, por fim, as documentações serão visualizadas.

Caminho: Danfes e XMLs > Empresas > Ano Mês

Também na tela de Controle de Nota Fiscal, é encontrado o controlador da automação de faturamento das notas fiscais, feita por um robô, mas também podendo ser feita manualmente, digitando, ou selecionando pela seta, a série da nota fiscal e, depois, o meio de transmissão, seja Sem Transmissão, seja por NDDSpace, para a Sefaz na seta ao lado do botão Processar.

  • Sem transmissão: A nota não é enviada para a Sefaz por motivos de falha no equipamento de emissão (físico) ou outras complicações e fica em modo de contingência.
  • NDDSpace: A nota é enviada para a Sefaz que a analisa e devolve a autorização para a realização da venda e emissão da nota fiscal.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com nosso suporte. 

8
0

Este Conteúdo foi Útil? Avalie acima