1. Faixas de transportadora – revisão

NÍVEL DE USUÁRIO: gerenciador de faixas de cep e atuação de transportadoras

Aglets ERP >> integração WMS/C5 >> roteirização >> faixa atuação transportador

  • Introdução

Essa documentação visa expor todas as mudanças referentes a tela de faixa de atuação de transportadoras, com os devidos ajustes e melhorias para proporcionar uma melhor gestão do sistema por parte do usuário. Com isso, será possível organizar e gerenciar melhor as faixas de atuação cadastradas no sistema, proporcionando uma aplicação mais entendível e ágil.  

  • Motivações
  • Uma transportadora atende uma região, cidade ou município específicos, entretanto, a inserção opcional de cada um dos campos envolvidos (cidade, município, etc) não estavam sendo feitas, tanto nos campos de edição quanto nos campos de inserção. 
(campo edição de uma faixa de atuação) 

(campo inserção de nova faixa de atuação) 

  • Existia uma tratativa de desmembramento para faixas de CEP com INTERSECÇÃO, mas não existia para quando cadastrava e/ou editava a mesma faixa de CEP repetida, porém para transportadoras diferentes. 
  • Anteriormente, as alterações da tela não exibia a quantidade de praças contidas dentro de uma faixa de CEP’s, sendo essencial para o usuário ter essa informação exibida na tela, eliminando a necessidade de realizar uma contagem manual caso seja necessário. 
  • Ainda, é válido citar que não se tinha dados referentes às praças inclusas na faixa atendida por aquela transportadora, apenas o intervalo da praça e sua Unidade Federativa. 

Perceba os fatores apresentados na foto abaixo: 

  • Principais mudanças

Com base nos apontamentos acima destacam-se as seguintes mudanças: 

  • Tanto no modal de edição quanto no modal de inserção, será possível selecionar a cidade que a transportadora atende e o preenchimento dos campos CEP inicial e CEP final, continuando de forma automática. 

-> É importante dizer que esse processo não é obrigatório e nem há restrições para ele, visto que lida diretamente com a transportadora por si só, não tendo relações com outros processos, nem mesmo hierarquia. 

(Sem cidade registrada) 

(Com cidade registrada) 

(modal de inserção de nova faixa) 

  • Ao cadastrar uma faixa de CEP que já existe, mas para uma transportadora diferente, o antigo registro da transportadora que portava essa faixa de CEP tratada será excluído. 

(observe a última linha, os dados se repetem: cep inicial – 35000001 | cep final: 36000000) 

  • O grid de consulta agora conta com uma coluna própria para exibir a quantia de praças que aquela transportadora possui, observe a segunda coluna: 
  • Para mais, ao clicar no quadrante da coluna “Praças contidas” são exibidas informações sobre aquela praça, como por exemplo sua descrição, sua faixa de CEP e seu código. 

Por último, é válido citar a implementação de novas regras de negócio. Sendo elas: 

  • Para EXCLUIR uma faixa, as praças dela devem estar todas inativas ou não deve conter praças. 
  • Para INATIVAR uma faixa, as praças dela devem estar todas inativas ou não deve conter praças. 
  • Duas faixas podem fazer intersecções de CEP’s, desde que uma delas esteja inativa. 
  • Ao tentar ativar uma faixa em que seus CEP’s fazem intersecção com outra faixa já ativa, surgirá um aviso de que a ativação não será permitida até que o usuário remova as intersecções 
  • Benefícios para o usuário

É válido citar todos os benefícios que essa implementação agregará na rotina de manuseio do usuário, como: 

  • Facilidade no entendimento de novas faixas de atuação, visto que o caminho para essa atividade será mais detalhado. 
  • Menos chances de erros, já que a validação entre bairro/cidade e os CEP’s foi feita. 
  • Agilidade no processo. 
  • Menos esforço do usuário, pois agora ele pode guardar mais informações de atendimento de regiões quanto a uma transportadora. 
  • Tratativas completas para as situações de edições/cadastros com intersecções de faixas e para edições/cadastros de faixas repetidas. 
  • Organização melhor e mais abrangente ao exibir a quantia de praças contidas em uma determinada faixa de CEP.
  • Modal com informações de cada praça pertencente a uma faixa específica colabora para a integridade dos dados e a organização do sistema e suas operações. 
  • Conclusão

Por fim, conclui-se que todas as alterações irão contribuir para um ambiente mais organizado e completo, oferecendo uma melhor experiência para o usuário e cumprindo com o objetivo final do sistema, sendo esse a oferta de um sistema ágil e completo para as rotinas de um distribuidor. 

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