1. Carga – Ajustes

NÍVEL DE USUÁRIO: operadores que lidam com operação de geração e/ou montagem de carga. 

Aglets ERP >> Integração WMS/C5 >> Exportação >> Geração e exportação de carga para TOTVS/C5.

Introdução

Essa documentação visa expor todas as mudanças referentes a carga, com os devidos ajustes, melhorias nos processos e adaptações para atingir o objetivo final do cliente de um sistema ágil e funcional, sem erros que possam gerar transtornos grandes e complexos. Nessa perspectiva, introduz-se que as mudanças foram realizadas por bugs de geração de carga no que se diz a status de pedidos incoerentes, mensagens superficiais (não orientando o usuário ao que devia ser feito e nem esclarecendo de forma clara o que ocorreu, dentro do contexto do surgimento da mensagem) e desconhecimento do andamento do processo. 

Motivações

Descreve-se abaixo o modo em que essa parte do sistema funcionava antes, sendo esses os pontos que tornaram motivações para as devidas alterações realizadas. 

  • Quando um usuário iniciava o processamento de uma carga os pedidos continuavam com o status 001(liberado) até a conclusão da geração da carga e, dependendo da quantia de pedidos, poderia ser um processo demorado. Com isso, poderia ocorrer de um outro usuário, por algum motivo operacional, alterar o status do pedido que está nesse processamento de carga e causar inconsistências, já que o pedido estava sendo enviado para uma carga, mas nesse meio tempo teria seu status alterado. 
  • No momento de algum erro no sistema as mensagens que surgiam eram rasas e indiferentes, já que não indicavam para o usuário o caminho da resolução do problema. Além disso, não era explícito o que havia ocorrido e não eram expostos dados para que o usuário conseguisse se guiar no meio do ocorrido. 

-> Ambos os erros são referentes ao interrompimento de conexão durante a geração de uma carga e percebe-se que as indicações e os esclarecimentos não são claros. Para mais, no primeiro aviso apresentado nesse tópico é indicado ao usuário contatar a equipe do suporte, sendo que isso não precisa e nem deve acontecer já que existe um recurso nessa própria tela para resolver a situação, sendo esse o botão do flag (cadeado). Assim, ratifica-se que as mensagens estavam inconsistentes e necessitavam de uma reconstrução. 

  • Por fim, o intervalo de tempo entre a partida da geração da carga e o fim de seu processamento poderia demorar, sendo esse tempo definido pela quantia de pedidos. Nesse contexto, o usuário ficava esperando o processamento finalizar, mas não sabia se a tela estava estática pelo tempo, por ter travado e/ou por ter dado erro. 

Principais mudanças

Sendo assim, pensando nos apontamentos acima foram realizadas algumas alterações, que são destacadas abaixo: 

  • Foram feitas alterações internas (código), de modo que agora assim que o botão de gerar carga recebe um clique, os pedidos selecionados para o processamento já têm seus status alterados para 2 – 008 (liberado – em roteirização), sendo muito raro o usuário conseguir visualizar essa definição de status já que o processo é quase instantâneo. Com isso, será impedido que um outro usuário consiga alterar o status de algum pedido que esteja na carga, o que causaria uma série de problemas para a operação interna do cliente. 
  1. Condição para o teste: ter um objeto de carga gerado, mas não confirmado, permitindo a realização do teste pois nesse momento é esperado que o pedido já tenha seu status alterado para 2 – 008. 

2. Ao tentar alterar o status do pedido não deve ser permitida a ação e exibir uma mensagem na tela do usuário – a mensagem é ideal pois dentro desse contexto pode haver duas pessoas usando e uma não saber o que a outra operou, desconhecendo as etapas já realizadas. 

  • Ainda, foram pensadas maneiras mais claras e objetivas de indicar ao usuário o que fazer, já que a maioria das mensagens do sistema indicavam processos errados e/ou rasos como solução para um determinado erro. Para mais, não eram inclusos nessas mensagens a descrição do problema, impedindo o usuário de saber o que havia ocorrido. 
  • Por último, foi implementado um ícone de carregamento durante a geração do objeto da carga para que o usuário possa se situar e saber que o processo está acontecendo. 

(Símbolo aglets em movimento, com transparência) 

Benefícios para o usuário

Observando todas as implementações, é possível afirmar que o usuário certamente terá uma experiência melhor com o sistema. Com a nova manutenção, referente a mudança do status do pedido após ser gerado o objeto da carga, os erros em uma carga e no registro de pedidos será diminuído e provavelmente extinguido. Além disso, com mensagens mais claras é esperado que os usuários consigam lidar melhor com os problemas e se situarem mais com os possíveis erros que possam surgir, esperando, também, que o contato com o suporte diminua, gerando um usuário/cliente com uma maior autonomia de manuseio.

Para concluir, é imprescindível destacar o quão benéfico um ícone de carregamento pode ser para o usuário, proporcionando conhecimento sobre o processo que está em andamento e afastando dúvidas quanto a finalização da geração de uma carga. 

Conclusão

Assim, conclui-se que as mudanças terão um impacto positivo nos resultados do cliente e no dia a dia dos usuários ao diminuir as chances de erros em processamento de cargas, em relatórios de pedidos, no manuseio e em resolução de problemas, trazendo eficiência e agilidade para o meio laboral envolvido. 

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