MANUAL DE USO DO APP VENDE FÁCIL. O PASSO A PASSO DA INSTALAÇÃO ATÉ O ENVIO DO PEDIDO.
Caro RCA, esse manual tem como objetivo te auxiliar no processo de venda. O aplicativo a princípio, será utilizado para cadastro de clientes, montagem e envio de pedidos.
Como instalar o APP?
- Acesse o Google Play no seu celular.
- Procure pelo aplicativo Vende Fácil. Baixe o aplicativo e aguarde a instalação.
- Agora é só acessar o aplicativo instalado no seu celular.
Realizando o login:
Quando acessar o APP, será necessário realizar o login. Para fazer o login, você precisa informar qual empresa você está associado, seu usuário e senha.
Os dois botões da tela de login tem função de ajuda, onde você acessa o faq, e de entrar, que você clica depois de preencher os dados do login para acessar o aplicativo.
Sincronização do APP:
Quando você faz login, o aplicativo precisa fazer a sincronização de dados com a base oficial. A sincronização é iniciada depois que você aperta o botão “Sincronizar App”.
Lembrando que, o celular precisa estar conectado a internet para a realização desse processo.
Com a sincronização finalizada, você precisa clicar no botão para acessar a tela inicial do aplicativo.
Tela inicial do APP:
Quando acessar a tela inicial, o aplicativo vai perguntar se você deseja passar por um tour.
Quando o tour for finalizado você terá acesso às funcionalidades do aplicativo.
1. Na parte de cima do aplicativo é onde ficam algumas configurações.
ON / OFF:
O aplicativo permite o uso off-line, porém existem algumas funcionalidades que precisam estar no modo online.
FAQ:
Foi criado um faq com as principais perguntas feitas para auxiliar no uso do aplicativo.
SINCRONIZAÇÃO:
A sincronização é feita quando o aplicativo é acessado, mas sempre que necessário, a sincronização com a base pode ser iniciada pelo usuário.
CONFIGURAÇÃO:
A configuração mostra qual usuário está logado. Também é utilizado para o usuário fazer logoff.
TOUR:
O tour pode ser iniciado a qualquer momento pelo usuário.
O aplicativo, mostra para os RCAs quais os status dos pedidos.
STATUS PENDENTES:
Ocorre quando o pedido está sendo enviado, e por algum motivo o envio não foi efetuado com sucesso.
STATUS ENVIADOS:
Pedido enviado com sucesso (necessário estar conectado à internet e no modo On do aplicativo).
STATUS REJEITADOS:
Ocorre quando o pedido ao tentar ser enviado, possui corte de itens (regras de vendas), ou os produtos do pedido que não estiverem dentro do limite da empresa, serão remanejados a um novo pedido que ficará como rejeitado, o restante, será enviado. Pode ocorrer também, quando a base local está desatualizada a muitos dias, e os produtos do pedido terem sofrido alteração de preço e/ou estoque
STATUS COTAÇÃO:
Pedido “temporário”. O pedido fica em cotação por opção do RCA ao finalizar o pedido no carrinho, ou quando um pedido enviado é clonado, ele vai para a cotação (porém, sem precificação, portanto é necessário finalizá-lo no carrinho)
O aplicativo também mostra o desempenho dos pedidos.
O desempenho é a porcentagem dos pedidos em cada status.
A função solicitação de cliente é usada para cadastrar um novo cliente. Essa função é semelhante ao pré cadastro de clientes no portal.
CNPJ:
Preencha com o CNPJ do seu cliente.
DADOS CADASTRAIS:
Informe qual a inscrição estadual do seu cliente, a razão social e quem é o responsável. Utilize também o campo observação como preenchimento de informações complementares.
ENDEREÇO:
Informe qual o endereço do seu cliente, após o preenchimento do CEP, o aplicativo faz uma busca e preenche automaticamente os outros campos. É necessário que o usuário informe qual o número e complemento.
TELEFONE:
Informe qual o telefone do seu cliente, se for necessário adicionar mais de um número de telefone, o botão com ícone “+” adiciona outro campo para que seja inserido mais números telefônicos.
E-MAIL:
Informe qual é o e-mail do seu cliente. O sistema permite que seja adicionado mais de um e-mail, para isso, clique no botão com ícone “+”.
Depois de preencher todos os campos solicitados, a solicitação de cliente foi enviada com sucesso.
A funcionalidade meus pedidos, mostra todos os pedidos que o RCA fez.
Os pedidos em cotação existem 4 opções: Enviar o pedido, editar o pedido, excluir o pedido e a última é para baixar os dados do pedido em uma planilha.
Os pedidos enviado existem 3 opções: Clonar o pedido, apagar o pedido e a ultima é para ver a situação do pedido.
Novo pedido, é a função utilizada pelo RCA para fazer pedidos para os clientes.
Depois de encontrar o cliente, tem duas funções para ajudar a selecionar o melhor cliente: uma que abre o Google maps com o endereço do cliente e outra que mostra todas as informações do cliente e um resumo dos títulos financeiros dele. Para selecionar o cliente, clique em cima do nome dele.
2. Depois de selecionar o cliente, é necessário definir as características do pedido.
Empresa: Em qual empresa está sendo feito o pedido.
Forma de pagamento: Informe qual será a forma de pagamento.
Tabela: Informe qual tabela de venda será usada.
Condição de pagamento: Qual será a condição de pagamento do cliente.
OBSERVAÇÃO: Durante o pedido, a carteira do cliente e as características do pedido podem ser acessados a qualquer momento clicando no botão com ícone de mais.
3. Agora, é preciso selecionar os produtos para fazer a montagem do carrinho. Pode ser utilizado filtros para ajudar a localizar os produtos. Quando o carrinho já tem produtos, um dos filtros que pode ser aplicado é o filtro de produtos relacionados.
Quando selecionado o produto, precisa ser informado qual a quantidade e adicionar no carrinho.
O carrinho é uma funcionalidade que mostra todos os produtos escolhidos para finalizar o pedido. No carrinho, tem a opção de ver produtos similares aos que foram escolhidos por outros clientes, ver o total do pedido e finalizá-lo.
Quando finalizar o pedido, o aplicativo pergunta se é para finalizar o pedido ou colocá-lo em cotação.
Depois de finalizado, o aplicativo retorna o número daquele pedido.
Controlando o acesso do usuário no APP:
Para controlar o acesso do usuário:
1. Acesse: Administração > Relatórios > Controle de acesso ao aplicativo – APP;
2. Busque um usuário e clique em Consultar.
3. Agora, para derrubar a sessão do usuário, basta marcar a caixinha e clicar no botão com ícone x. Quando for derrubada a sessão do usuário, é necessário que ele logue novamente no APP.