O pré cadastro de cliente é utilizado para realizar os processos de vendas e montar as cartelas de cliente de um RCA. O pré cadastro é realizado pelo RCA.
Onde é utilizado:
Nas rotinas de Vendas.
Realizando o pré cadastro:
Para pré cadastrar um cliente:
1. Acesse: Portal de vendas > Cadastros > Inserir clientes;
2. Clique em Novo Cadastro, preencha os campos conforme orientação a seguir e salve:
CNPJ:
Importante para geração de nota fiscal, informe o CNPJ do seu cliente. O campo do CNPJ, possui uma função que retorna os dados do Sefaz. Para utilizar essa função é só clicar na lupa depois de informar o CNPJ que o sistema faz essa busca no Sefaz.
RAZÃO SOCIAL:
Informe o nome ou a razão social do cliente.
INSCRIÇÃO ESTADUAL:
Informe a inscrição estadual do cliente.
CEP:
Informe o CEP. O sistema possui uma busca de CEPs, assim os demais campos do endereço serão carregados automaticamente após clicar em TAB.
UF:
A sigla do estado será carregada após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
CIDADE:
A cidade será carregada após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
BAIRRO:
Normalmente, o bairro será carregado após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
RUA:
A rua é carregada após informar o CEP, exceto quando o CEP não é encontrado na busca.
NÚMERO:
Preencha com o número do cliente.
COMPLEMENTO:
Informe o complemento do endereço, se existir.
DDD:
Informe o DDD do telefone.
TELEFONE:
Informe o telefone. O campo possui uma máscara de 9 dígitos e botões de mais e menos, que permitem acrescentar ou retirar números de telefones .
RESPONSÁVEL:
Nome do contato principal do cliente.
E-MAIL:
Informe o e-mail de contato do cliente. No sistema, temos o e-mail principal que recebe todas as informações e os e-mails adicionais, os e-mails adicionais é uma opção para adicionar mais endereços de e-mails para receber informações especificas. Pode ser selecionado um dos 4 tipos de e-mails adicionais.
– Pedido: recebe e-mail sempre quando um pedido for finalizado ou ter o status alterado.
– Cobranças + boletos: recebe todos os boletos e lembretes de cobranças.
– XML + boletos: recebe novos boletos gerados, segunda via de boletos, e emissão de notas.
– Todos acima: Recebe todas as informações.
REFERÊNCIA COMERCIAL:
Informe qual o nome da referência comercial do cliente.
OBSERVAÇÃO:
Campo de texto destinado a observação.
Editando o pré cadastro:
Para editar o pré cadastro de um cliente:
1. Acesse: Portal de vendas > Cadastros > Inserir clientes;
2. Clique em Alteração de Cliente, preencha os campos conforme orientação a seguir e salve:
3. Identifique o cliente pelo CNPJ, informe o que deseja alterar no cadastro, e o responsável da empresa:
4. Agora, informe o telefone, e o e-mail do cliente e solicite a alteração.