A tela Entrada de nota fiscal com XML no sistema Aglets ERP é utilizada para importar arquivos XML de notas fiscais eletrônicas (NF-e), validar suas informações fiscais e tributárias e registrar os dados no sistema. Nessa tela, é possível realizar o registro de CT-e, permitindo a importação e o registro de Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-e) a partir de arquivos XML. Com isso, o sistema valida as informações do documento fiscal e as associa com os CT-es selecionados, integrando o registro dos dados ao controle financeiro e contábil.
Se deseja compreender mais sobre a tela Entrada de nota fiscal com XML, clique aqui.
COMO ACESSAR A TELA ENTRADA DE NOTA FISCAL COM XML
No sistema da Aglets ERP, acesse Gestão comercial > Faturamento > Entrada de nota fiscal com XML, ou digite “Entrada de nota fiscal com XML” na barra de pesquisa no topo da página.
COMO UTILIZAR O REGISTRO DE CT-E
Para utilizar o registro de CT-e no sistema Aglets ERP, após a importação do arquivo de XML, selecione as CT-es desejadas e clique em Selecionar CGO no CT-e.

Ícone Selecionar CGO no CT-e
Após isso, será exibido um pop-up para realizar o registro de CT-e. Os campos presentes nesse pop-up serão explicados abaixo:

- Origem: É um campo apenas informativo, que exibe a empresa pela qual o usuário está acessando o sistema, representando a empresa à qual as notas fiscais pertencem.
Atenção: A empresa exibida no campo Origem, que corresponde à empresa em que o usuário está acessando o sistema, será obrigatoriamente a empresa para a qual o título financeiro será gerado.
- CGO: Preencha com o Código de Gestão Operacional (CGO) ao qual o CT-e será atribuído.
- Data da entrada: Preencha com a data de entrada do CT-e ao qual ele será atribuído.
Atenção: Se o CGO selecionado no campo CGOs disponíveis estiver definido para movimentar o financeiro, os campos abaixo serão desbloqueados para preenchimento. Caso contrário, os campos permanecerão bloqueados.
- Espécie: Preencha a espécie que será atribuída ao título, podendo escolher apenas uma. É importante ressaltar que, com base na espécie escolhida pelo usuário, quando salvo, o título é atribuído como A pagar ou A receber.
- Condição de pagamento: Preencha a condição de pagamento que será atribuída ao título, podendo escolher apenas uma.
Atenção: Com base na condição de pagamento escolhida pelo usuário, ao salvar, são definidas a quantidade de parcelas do título e suas datas de vencimento. Se a condição de pagamento possuir mais de um dia, será criada uma parcela para cada título. Além disso, a data de vencimento de cada parcela será calculada somando a data de emissão do CT-e com a quantidade de dias definidos na condição de pagamento selecionada.
- Plano de contas: Preencha um plano de contas para o título. Esse campo é obrigatório somente se o parâmetro Usa Plano de contas? estiver habilitado na tela de Parâmetros gerais.
- Centro de custo: Preencha um centro de custo para o título criado. Esse campo só será obrigatório se o parâmetro Usa Centro de custo? estiver habilitado na tela de Parâmetros gerais.
- Natureza: Preencha uma natureza para o título criado. Esse campo só será obrigatório se o parâmetro Usa Natureza? estiver habilitado na tela de Parâmetros gerais.
Após preencher as informações sobre o registro do CT-e, clique em Salvar para confirmar. Após isso, a tabela exibirá o status de cada registro do CT-e, indicando se o registro foi realizado com sucesso ou não. As informações presentes na tabela são:

- Status: Exibe o resultado do registro do CT-e, podendo ser Sucesso ou Erro.
Atenção: Se o resultado do registro do CT-e for Sucesso, será exibido o ícone . Ao clicar nele, será possível visualizar o número dos títulos gerados, caso o CGO selecionado no registro movimente financeiro. Caso contrário, apenas uma mensagem de sucesso será exibida.
Se o resultado do registro do CT-e for Erro, será exibido o ícone . Ao clicar nele, será mostrado o motivo do erro que impediu o registro do CT-e. Nesse caso, o usuário deve corrigir o problema e tentar registrar novamente.
- CT-e: Exibe o número do CT-e.
Atenção: Se o CGO selecionado no registro movimentar financeiro, ao salvar, os títulos gerados terão o mesmo número do CT-e, com os caracteres faltantes completados com zeros e adicionando o número da parcela, caso haja mais de uma.
- Chave do CT-e: Exibe o número da chave do CT-e.
- CNPJ: Exibe o número do CNPJ.
- Transportadora: Exibe o nome da transportadora do CT-e.
- Data de emissão: Exibe a data da emissão do CT-e.
- Valor do documento: Exibe o valor do CT-e.
Atenção: Se o valor do CT-e e o número de parcelas definidas na condição de pagamento não forem exatos, e o sistema precisar arredondar o valor das parcelas, a parcela com o valor inferior será determinada com base no parâmetro Arredondar parcelas disponível na tela Parâmetros gerais.
Ao salvar o registro do CT-e, se o resultado for Sucesso, a nota fiscal importada no XML será registrada no sistema, e o produto definido no CGO será incluído na nota fiscal, independentemente de o CGO movimentar financeiro ou não. Além disso, os impostos definidos no XML também serão aplicados na nota fiscal no momento do registro no sistema.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!