A rotina de Entrada de Nota de Consumo no sistema Aglets ERP é realizada quando há interesse da empresa autorizada para revenda em realizar uma compra de mercadoria para uso interno da empresa e não revyenda.
É importante informar que empresas sem inscrição estadual não podem realizar compras para revenda, logo, toda compra realizada será automaticamente classificada como nota de consumo.
TELA GESTÃO DE ENTRADA DE NOTA FISCAL COM XML
Após realizar uma compra para consumo e gerar uma nota referente a essa operação, na tela Entrada de Nota Fiscal com XML, clique e insira no campo Carregar XML o XML da nota de consumo.


Após inserir o XML da nota de consumo, o campo vai exibir informações básicas do arquivo, nome e tamanho, além de informações sobre a operação em si. Depois, clique em e uma tela irá aparecer para selecionar o CGO que será atrelado a essa nota, identificando o tipo da operação a ser realizada. Selecione aquela que indique uma operação de consumo e clique em
para ser redirecionado para a tela de Entrada de Nota de Consumo.


TELA ENTRADA DE NOTA FISCAL DE CONSUMO
Após selecionar o CGO, será mostrada a tela de Entrada de Nota Fiscal de Consumo, que exibirá os dados e detalhes da nota de consumo. Nessa tela, verifique todas as abas e confirme que todos os campos obrigatórios estão devidamente preenchidos e os outros não obrigatórios também, que são preenchidos automaticamente com os dados do XML da nota.
Observação: Observe que na aba Financeiro, deve-se digitar manualmente o valor e data da parcela envolvida.



Ao confirmar todos os dados, clique em para efetuar a entrada da nota de consumo e um pop-up de confirmação irá surgir, basta confirmar.

Caso os produtos inseridos na nota de consumo não estejam cadastrados no sistema, um pré-cadastro será feito automaticamente, com informações básicas e sem revisão fiscal. Dessa forma, é muito importante que seja feita a verificação desses produtos em Gestão de Famílias/Produtos para serem revisados e devidamente cadastrados para possíveis novas aquisições.
Observação: Os produtos cadastrados a partir de notas de consumo serão marcados como Espécie: Material de Consumo e como inativos para compra, venda e operações no sistema.

Por fim, será redirecionado novamente para a tela de Entrada de Nota Fiscal com XML.
CASO ESPECIAL
Existem alguns casos em que alguns produtos podem ser adquiridos para a execução de algum serviço de terceiros à empresa, os caracterizando também como mercadoria de consumo. Nesse caso, o fornecedor que solicitou um produto necessário para o serviço deve gerar uma nota com o valor do produto. Dessa forma, ao dar entrada nessa nota de consumo é definido o valor do título a ser pago com o mesmo valor do total da nota, isto é, o valor do produto.
Para adicionar o valor do serviço, pode ser feita a adição em formato de juros no título dessa nota de consumo, ou criar um título novo com o valor do serviço e solicitar a associação com a nota de consumo ou cancelar o título associado à nota, criar um novo título com o valor do serviço somado ao do produto e solicitar a associação com a nota de consumo. Para criar um título, veja a documentação de Gestão de Títulos.
Observação: A diferença de valor entre o título criado e o valor da nota é verificado pelo sistema automaticamente com base no XML da nota.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso suporte!