A tela Gestão de títulos no sistema Aglets ERP é utilizada para criar e gerenciar os títulos da empresa. Nessa tela existe a operação de Créditos a conciliar, que permite registrar na tela Gestão de títulos um crédito recebido no extrato bancário da empresa que não teve o seu cliente identificado. Isso possibilita comparar o crédito registrado com os títulos no sistema interno e as transações do extrato bancário, buscando identificar o cliente responsável pelo valor recebido.
Se deseja compreender mais sobre a tela Gestão de títulos, clique aqui.
COMO ACESSAR A TELA GESTÃO DE TÍTULOS
No sistema da Aglets ERP, acesse Financeiro > Operações > Gestão de títulos, ou digite “Gestão de títulos” na barra de pesquisa no topo da página.
COMO UTILIZAR A OPERAÇÃO DE CRÉDITOS A CONCILIAR
Para utilizar a operação de Créditos a conciliar no sistema Aglets ERP, clique em Operações e selecione a operação Créditos a conciliar.
Ícone Operações
Atenção: É importante ressaltar que, para utilizar a operação de Créditos a conciliar, é necessário que os campos Espécie do título “A pagar” e Espécie do título “A receber” estejam preenchidos na tela Operações para que seja possível utilizar a operação de Créditos a conciliar.
Se deseja compreender mais sobre a tela Operações, clique aqui.
Atenção: É importante ressaltar que, para utilizar a operação de Créditos a conciliar, é necessário que o parâmetro Forma de pagamento para Crédito a conciliar esteja preenchido na tela Parâmetro gerais para que seja possível utilizar a operação de Créditos a conciliar.
Após isso, será exibido um pop-up para realizar a operação de Créditos a Conciliar. Os campos presentes nesse pop-up serão explicados abaixo:
Pop-up de Créditos a conciliar na tela Gestão de títulos
- Origem: Preencha a empresa à qual os títulos serão atribuídos, podendo escolher apenas uma. Inicialmente, esse campo vem preenchido com a empresa na qual o usuário esteja acessando o sistema.
- Conta: Preencha a conta à qual os títulos serão atribuídos. Esse campo corresponde à empresa selecionada no campo Origem, exibindo apenas as contas pertencentes às empresas selecionadas.
- Data Conciliação: Preencha com a data de conciliação dos títulos, ou seja, a data em que a conciliação foi realizada, que será registrada como a data de emissão e de vencimento dos títulos após eles serem criados. Por padrão, esse campo já vem preenchido pelo sistema com a data atual em que o usuário está criando o título, mas essa data pode ser alterada pelo usuário para uma data anterior ou posterior, conforme necessário.
- Valor Conciliação: Preencha com o valor da conciliação dos títulos. Caso o título sofra alterações em seu valor, sejam acréscimos ou diferimentos, o valor original permanecerá inalterado e o novo valor do título, considerando essas alterações, será registrado no campo Valor em aberto.
- Status: Preencha com a situação que será atribuída aos novos títulos que serão criados, podendo ser Em aberto ou Pago.
- Observação: Preencha com qualquer observação.
Após preencher as informações sobre o crédito a conciliar, clique em Salvar para confirmar o lançamento dos título de créditos a conciliar.
Ao salvar um Crédito a conciliar, serão gerados dois títulos: um A pagar e outro A receber, com a situação definida conforme o status selecionado na operação de Crédito a conciliar. Se o status selecionado for Em aberto, ambos os títulos serão criados com a situação A vencer ou Vencido, dependendo da data definida no campo Data Conciliação. No entanto, se o status tiver sido definido como Pago, tanto o título A pagar quanto o título A receber serão gerados com a situação Liquidado.
Atenção: O título A receber representa o valor creditado ou recebido que ainda não foi associado a um cliente específico, permanecendo com a situação Em aberto até que seja conciliado. O título A pagar funciona como um ajuste para garantir que o crédito em aberto seja corretamente alocado no fluxo financeiro do sistema, evitando duplicidade de saldos e mantendo o registro do valor pendente.
Após a criação de ambos os títulos ao salvar um Créditos a conciliar, para que eles possam ser quitados ou compensados, é necessário que seja identificado um responsável pelo título, ou seja, é necessário preencher ou o campo Cliente ou campo Fornecedor. Ao preencher um desses campos em um dos títulos, essa informação será replicada automaticamente para o outro título associado, mantendo ambos os registros atualizados com o mesmo responsável. Com esses campos preenchidos, a quitação ou compensação dos títulos poderá ser realizada.
Atenção: É possível preencher os campos Cliente ou Fornecedor apenas uma única vez. Após salvar essa alteração, ambos os campos ficam bloqueados e não poderão mais ser editados.
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